quarta-feira, 30 de março de 2011

                             Deuteronômio 2


     Neste capítulo Moisés lembra ao povo que o Senhor os havia abençoado naquele "grande e tremendo deserto" e lhes havia dado vitória sobre seus inimigos Ogue e Seom. Lembrou a eles também que o Senhor não permitiu que eles atacassem os Edomitas, pois eram descendentes de Esaú, nem aos Moabitas e amonitas, por serem descendentes de Ló. Este texto nos mostra que como Soberano Senhor de toda a Terra, ele mesmo havia determinado os limites da possessão das terras do seu povo e dos outros povos também! Uma demonstração clara de que o Senhor não governa e rege com braço forte apenas os seus, mas toda a humanidade, toda a terra! Ele é o Senhor da história!
     Outro destaque que gostaria de fazer é da narrativa da vitória do povo sobre Seom, rei de Hesbom (versos 26 a 37). Primeiramente o Senhor ordena que mensageiros sejam enviados ao rei para pedirem passagem por suas terras. Lá no verso 30 porém, é narrada a negativa do rei Seom. O versículo diz que ele não quis deixar o povo passar, e em seguida explica porque. "...porquanto o Senhor, teu Deus, endurecera o seu espírito e fizera obstinado o seu coração, para to dar nas tuas mãos, como hoje se vê." Com estas palavras, a Bíblia nos ensina que o Senhor não é apenas Senhor da terra, de tudo quanto há, ou Senhor do seu próprio povo. Ele é Senhor sobre todos, e todos obedecem a ele, mesmo que não o percebam. Notem que no começo do verso diz que Seom não quis deixar o povo passar. Mas na verdade sua vontade foi alterada pelo eterno e secreto decreto e desígnio de Deus! Me fez lembrar aquele versículo de Provérbios 21:1 que nos ensina: " Como ribeiro de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o seu querer, o inclina. Servos ou não de Deus, crendo ou não nele, amando-o ou não, o coração do rei e de todo homem, crente ou ímpio está na mão do nosso Deus! E tudo isto com um único e santo propósito: a glória do seu nome!      
                            

5 comentários:

  1. Algo que precisamos ter em mente é que deus está no controle de todas as coisas.Se algo de "ruim" aconteceu ou bom nos aconteceu foi por que Deus quis assim.Por mais simples ou complexas que sejam a vontade de Deus ele sempre tem um objetivo em nossas vidas.Seja nos ensinando, seja trazendo-nos juízo.

    ResponderExcluir
  2. Deus tem poder sobre todas as coisas! Nada foge ao seu controle, muito pelo contrário, um grão de areia sequer se move sem sua determinação e ordem

    ResponderExcluir
  3. Nesse trecho Moisés mostra o poder de Deus sobre todas as coisas! Nesta ocasião relatada, o rei Seom não queria deixar o povo passar por suas terras!! Mas como Deus é poderoso, e tem pleno controle sobre todas as coisas na terra e fora dela, não é um simples humano que tornaria isso diferentes. Somos como o pó, que o vento vem e dispersa, Deus é soberano e sua vontade sempre prevalecerá, seja sobre justos ou injustos, ele tem o domínio, e ele, pela sua vontade move os corações para que os seus planos sejam cumpridos!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei dessa parte em que você falou que DEUS é DEUS de tudo e de todos, porque as vezes não lembramos que estamos lidando com o DEUS do Universo, o que criou tudo e que comanda tudo. Isso serve para nos mostrar como temos que em todo tempo ser submissos a DEUS.

    Depois algo que me chamou atenção foi quando o texto diz que DEUS endureceu o coração de Seom , porque me lembra que DEUS que endurece ou não o coração das pessoas para juizo ou salvação.

    ResponderExcluir
  5. gostei muito desse texto!
    ele mostra de maneira muito clara o poder de Deus!

    ResponderExcluir