quarta-feira, 25 de maio de 2011

                                   Deuteronômio 16:18 a 22 e 17:8 a 13


     O  Senhor queria que a justiça reinasse entre seu povo. Para isto, convocou o povo a constituir sobre si juízes e oficiais, para que julgassem suas causas. A advertência é para que estes fossem retos em seus juízos, que não aceitassem suborno e não fizessem acepção de pessoas. Os magistrados deveriam ser representantes de Deus na sociedade. Assim como o marido representa a autoridade de Deus na vida da mulher, o pai na vida dos filhos, o pastor na igreja, assim os juízes e os sacerdotes também representavam a liderança do próprio Deus sobre seu povo. Estes eram seus representantes, para conduzir o povo em caminhos retos.
     Era exigido destas autoridades que procurassem exercer suas funções debaixo de um atributo muito forte de Deus: a sua justiça. E estes homens deveriam ser reconhecidos pelo povo como autoridade vinda de Deus. Aqueles que não ouvissem e cumprissem a sentença estabelecida pelo sacerdote ou pelo juiz deveria ser morto (verso12). O objetivo era que o povo não se ensoberbecesse, achando que seu julgamento, que sua opinião, que seu julgamento sobre esta ou aquela questão, era melhor do que o juízo daquelas pessoas instituídas por Deus para aquela função.
     Precisamos lançar sempre a luz da Palavra de Deus sobre nosso senso de justiça. Precisamos pedir a Deus que nos dê este seu atributo, não deixando que sejamos tendenciosos, mas que sempre  estejamos do lado daquilo que for reto, puro e justo aos olhos de Deus. Deus odeia a injustiça! Precisamos também aprender a reconhecer a autoridade das pessoas que Deus colocou sobre nós e não nos rebelarmos contra elas, sabendo que por traz destas, está a autoridade e o juízo de Deus! 

6 comentários:

  1. Não só ter em consciência de que as pessoas postas por Deus são autoridades sobre nós (seja o juiz,o policial,etc),mas independentemente de eles serem crentes ou não.Esse é um ponto muito importante.Por muitas vezes seremos injustiçados por aqueles que Hierarquicamente são maiores que nós,mas precisamos ter em consciência de que independentemente de essa autoridade ter feito justiça ou não,devemos ser submissos,procurando sempre a justiça,mas submissos e dentro das leis Divinas.

    ResponderExcluir
  2. Jamais devemos achar que a nossa opinião ou o nosso julgamento sobre alguma coisa é melhor ou superior do que o juízo de Deus e daqueles que Ele instituiu.
    Devemos reconhecer a autoridade das pessoas que o Senhor colocou sobre nós. Que possamos, examinando a palavra de Deus, agir sempre da melhor forma possível, lembrando que Deus odeia a injustiça.

    ResponderExcluir
  3. Israel:
    Realmente todos nós devemos ser submissos as autoridades por que Deus mesmo as instituiu.
    prem sabemos que se em algum momento essas autoridades forem contra a Palavra do Senhor, devemos nos impor a elas!
    coisa que ja está comecando a acontecer hoje em dia

    ResponderExcluir
  4. Esse é um texto muito importante, vemos aqui a importância das autoridades para o povo de Deus. Ele de tempos em tempo institui homens para julgar sobre os povos e com eqüidade!! Deus também coloca na nossa vida autoridades para que aprendamos a nos submeter aos superiores, para não pecarmos contra Deus. Atualmente muitas de nossas autoridades, constituídas por nós, mas primeiramente por Deus, erram, e muitas das vezes são injustas. Isso pode significar duas coisas, que Deus esteja ensinando aos seus filhos a se submeter e que o povo esteja em juízo. O que muita autoridade não sabe, é que eles também responderão por suas injustiças no juízo final!!

    ResponderExcluir
  5. Erramos muito achando que devemos levar em conta nossa justiça, nosso pensamento, nosso julgamente em vez de levar em conta o que DEUS diz. Achamos que somos suficientes mas não somos, devemos estar sempre atentos a fazer as coisas de acordo com o que a palavra de DEUS diz sobre e não como achamos que devemos fazer .

    ResponderExcluir
  6. Como a própria Bíblia diz, a nossa 'justiça' para Deus é como trapo de imundícia. Nós tendemos ao erro, à parcialidade, somos facilmente subornados, por isso Deus elegia pessoas que eram capazes de conduzir o povo pelos caminhos determinados por Ele.
    E o povo deveria sempre se lembrar de que esses homens eram autoridade sobre eles, autoridade escolhida por Deus! Não deveriam se rebelar, e nem decumprir suas ordenanças e sentenças.
    Devemos sempre nos lembrar que Deus escolhe pessoas para nos guiar, para nos orientar, para estarem à nossa frente, e mesmo que essas pessoas sejam injustas e corruptas, devemos ter sempre em mente que foi Deus quem os colocou nessa posição, portanto, devemos nos submeter a elas(até onde não forem contra a palavra de Deus) e respeitá-las.

    ResponderExcluir