quarta-feira, 17 de novembro de 2010

                                  Levíticos 2


     As ofertas de manjares significava a consagração ao Senhor do trabalho braçal de um homem. Com esta oferta,reconhecia-se que Deus era quem supria as necessidades do seu povo. Aprendemos neste trecho que a oferta oferecida ao Senhor, deveria ser das primícias da colheita. Era a primeira e a melhor parte de tudo quanto fosse colhido, numa demonstração clara de gratidão a Deus! 
     Um ensinamento importante é o que encontramos nos versos 3 e 10, quando diz que parte da oferta era queimada e parte era de Arão e de seus filhos, que eram os sacerdotes. Cabe aos crentes sustentar os que ministram as coisas sagradas.
     Vejamos agora explicações interessantes sobre o significado de alguns itens citados:
     _"Deitarás azeite sobre ela..."(a oferta). O azeite simboliza o Espírito Santo. O crente precisa dele para seus labores diários e para ser iluminado e santificado!
     _"...lhe porás incenso..." O incenso representa oração, intercessão e louvor (Salmo 141:2)
     _"...de nenhum fermento e de mel nenhum queimarás por oferta ao Senhor." A levedura do fermento e o mel causam fermentação, símbolos de corrupção. Em I Coríntios 5:6-8, Paulo fala do "fermento da maldade e da malícia" e mostra que o contrário de "fermento" é sinceridade e verdade.
     _"...em todas as tuas ofertas aplicarás sal." Representava incorrupção e pureza, e simbolizava a aliança duradoura entre Deus e seu povo.
     Toda esta simbologia deve estar em nossa mente, pois veremos referências a elas em toda a Escritura!

8 comentários:

  1. Como você disse: "Com esta oferta,reconhecia-se que Deus era quem supria as necessidades do seu povo. Aprendemos neste trecho que a oferta oferecida ao Senhor, deveria ser das primícias da colheita." , na nossa vida tanto diária como espiritual, devemos ofertar nossas primícias. Sempre fazer o nosso melhor em tudo, e sempre fazer pensando que tudo que fazemos representa nossa adoração à Deus, mesmo quando não estamos diante de coisas relacionadas à nossa religiosidade. Tudo que fazemos tem que estar de acordo com os desígnos divinos. Nossa vida, principalmente fora da Igreja, deve representar o que somos, não sermos uma pessoa na Igreja, e outras fora, temos que dar testemunho de nossa salvação, e constante mudança. "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite." Salmos 1. 1-2

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante esse comentário da bíblia de genebra, explicou bastante coisa e deu pra entender. :
    'As ofertas de manjares normalmente era oferecida juntamente com o sacrifício animal .Consistia em farinha de trigo misturada com azeite, incenso e sal .Essa mistura era cozinha , assada ou frita.Tal como os outros sacrifícios , essa oferta simbolizava a dedicação do adorador a Deus '

    ResponderExcluir
  3. A oferta, não só naquela época, como hoje em dia, é algo extremamente importante para o crente pois mostra não só a sua gratidão, mas também que ele(o crente) reconhece a mão de Deus em sua vida dando-o condições de trabalhar, dando-o saúde, disposição e oportunidade. É muito importante que todos os crentes carreguem essa verdade consigo mesmo, pois só assim nos momentos de fartura nos lembraremos de Deus, da sua misericórdia e do seu amor infinito e perfeito que nos foi e nos é dado gratuitamente.

    ResponderExcluir
  4. Achei as explicações referentes aos elementos das ofertas bastante esclarecedoras. Ao ler o capítulo pela primeira vez, essas associações não tinham ficado muito claras. Lendo agora com mais cuidado e tendo essas explicações como base, deu pra entender bem mais e retirar ainda mais conhecimento do texto.

    ResponderExcluir
  5. O João falou uma coisa certa: "Sempre fazer o nosso melhor em tudo, e sempre fazer pensando que tudo que fazemos representa nossa adoração à Deus, mesmo quando não estamos diante de coisas relacionadas à nossa religiosidade", mas de certa forma tudo na vida de nós crentes, todo o nosso cotidiano ,todo o nosso dia-a-dia está relacionado a vida religiosa.

    ResponderExcluir
  6. É Talithinha, essas explicações têm me feito crescer muito! Criei este blog para ser bênção pra vcs, mas tem me edificado como nunca pensei! Tenho descoberto coisas que não sabia, lembrado de outras... A palavra de Deus é viva, e sempre promove crescimento em Seus filhos, e quando vem acompanhada de esclarecimentos, muito melhor! E viva os livros do Pastor Orebe!! É deles que tenho tirado os estudos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Davi e João: Vcs disseram bem! Calvino e os reformadores afirmavam que não havia separação entre a vida religiosa e cotidiana. Uma está eternamente entrelaçada com a outra!

    ResponderExcluir
  8. Interessante que mais uma vez percebemos que DEUS supri nossas necessidades e que devemos esperar nele. Achei muito boa as explicações ainda mais que na hora não percebemos o que representam as coisas no texto, por isso a importancia dos comentarios. Devemos sempre demonstrar gratidão as bençãos de DEUS em nossas vidas.

    ResponderExcluir