quinta-feira, 18 de novembro de 2010

                                       Levíticos 3


     Este capítulo fala sobre os sacrifícios pacíficos, que eram chamados também de "oferta da comunhão", "da aliança".  O termo hebraico está ligado à palavra shalon, que quer dizer "paz". Este era um sacrifício voluntário e podia ser feito com qualquer animal limpo, excluindo aves.
     Havia três tipos de sacrifício pacífico. O primeiro era de ações de graças por alguma bênção recebida, o segundo para cumprir um voto feito e o terceiro era uma oferta voluntária para demonstrar amor a Deus.
     O sacrifício era feito entregando a melhor e mais saborosa parte da carne ao Senhor e o restante era comido ali mesmo em um banquete onde o ofertante convidava especialmente os levitas, os pobres, os órfãos e as viúvas. Era uma refeição de amor e comunhão, uma celebração entre Deus e os homens! Na verdade quem oferecia o banquete era o próprio Deus, que permitia que a carne que lhe era ofertada fosse comida pelo ofertante e seus convidados.
     Este sacrifício pacífico nos transporta a Cristo, que desfez a inimizade entre Deus e o homem: "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo,um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade." Efésios 2:14,15 e 16

7 comentários:

  1. A gordura dos animais sacrificados pertencia a Deus(v.3)Comer sangue significa comer carne cujo sangue não foi drenado (1 Sm 14.33). A razão teológica para essa proibição é dada em 17.11 (Gn 9.4 na nota)

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante o texto. Lendo os comentários da bíblia de Genebra, o fato de que todo o alimento que fosse servir de alimento deveria ser oferecido em sacrifício primeiro me chamou atenção.. eu não tinha parado pra pensar nisso antes. Também me chamou atenção a explicação e a questão de não se poder comer nem a gordura e nem o sangue do animal sacrificado.
    Assim como a melhor parte da carne deveria ser entregue ao Senhor, devemos dar a Ele o nosso melhor louvor, adoração e devoção.

    ResponderExcluir
  3. Quando estava lendo o texto pensei: Logo o melhor pedaço da carne era dado em sacrifício, e o RESTO era comido em um banquete?! Tenho certeza que isso tinha mais de um objetivo.A vida de um crente tem que ser assim(me referindo mais a esse trecho). Não só no sentido de colocar as coisas relacionadas ao reino de Deus sempre em primeiro lugar,mas também em pensar sempre no próximo, nunca,primeiramente em si mesmo.Isso era um ótimo exercício,nesse sentido.

    ResponderExcluir
  4. é, eu também nao tinha conhecimento exato disso, dos sacrificios pacificos! legal, legal!

    ResponderExcluir
  5. Quando se fala em sacrifício voluntários me vem à mente as ofertas, um dos modos de manutenção da casa do senhor. Apesar de não apresentar um grau de "obrigatoriedade" como o dízimo, o Senhor na sua palavra coloca ambos no memso nível de importância, para manutenção financeira da Igreja e de seus membros. Porém muitas pessoas confundem isso e acabam negligenciando as ofertas, achando que é uma coisa menos importante, quando comparada ao dízimo, mas na palavra, o Senhor não exclui uma possibilidade em detrimento da outra, mas diz sim que ambos devem ser consgrados voluntariamente e de coração grato, sem preocupação, já que Deus promete suprir todas nossas reais necessidades. "O povo se alegrou com tudo o que se fez voluntariamente; porque de coração íntegro deram eles liberalmente ao SENHOR; também o rei Davi se alegrou com grande júbilo." 1 Crônicas 29 : 9

    ResponderExcluir
  6. É interessante o quanto a Bíblia é enfática com relação ao fato de que as primícias devem sempre ser dadas a Deus! E isso não é só com relação aos sacrifícios, mas com relação a tudo nas nossas vidas! Um crente de verdade dedica sua vida inteiramente a Deus e dá a Ele o melhor que pode oferecer!

    ResponderExcluir
  7. ntigamente os sacríficios tinham esses significados para que houvesse mediação entre DEUS e os homens, depois que DEUS serviu de sacríficio vivo não precisamos mais fazer isso, porque ele é o cordeiro perfeito sem macula, ele é o mediador entre DEUS e os homens.

    ResponderExcluir