terça-feira, 9 de novembro de 2010

                                 Êxodo 37


   As descrições detalhadas demonstram o quanto os construtores se preocupavam em cumprir as determinações de Deus. Me faz lembrar o Catecismo Maior em sua pergunta 91: "Qual o dever que Deus requer do homem?_ O dever que Deus requer do homem é a obediência à sua vontade revelada."
   Podemos dizer que amamos à Deus, que somos seus filhos, que fazemos isto ou aquilo em seu nome, mas a característica principal de um discípulo do senhor é a OBEDIÊNCIA. "Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor que o sacrificar, e o atender do que a gordura de carneiros." I Sm. 15:22.
   Os Puritanos diziam que as ovelhas de Cristo tinham duas marcas: uma nos ouvidos e outra nos pés. Eram aquelas ovelhas que OUVIAM a palavra de Deus e SEGUIAM os seus ensinos. Aprendamos com os Puritanos e com os construtores do Templo. Sigamos a palavra de Deus à risca!

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com o que você falou, a respeito de obediência aos preceitos divinos, mas acho que não foi tão assim que a história ocorreu. O que mais me impressionou foi que Deus falou e determinou sim o que ele queria que fosse construído e posto no seu tabernáculo, determinou tudo que deveria estar presente nele (Êxodo 35. 4-19), mas no fim do capítulo 36 e no 37 inteiro, ele demonstra com riqueza de detalhes como tudo foi construído. O que isso nos mostra é que Deus, definitivamente, coloca nos seus escolhidos o seu Santo Espírito, para que os mesmos façam o que está de acordo com sua vontade. Moisés chamou a Bezalel, e a Aoliabe, e a todo homem hábil em cujo coração o SENHOR tinha posto sabedoria, isto é, a todo homem cujo coração o impeliu a se chegar à obra para fazê-la." Êxodo 36. 2. Deus colocou no coração dos homens como ele queria que seus utensílios fossem construídos e como deveriam estar dispostas as coisas dentro do seu tabernáculo. Mesmo que não diretamente, o texto mostra que Deus sempre dirige todos os passos de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da parte em que fala de guardar, ouvir e seguir a palavra.Essa é o principal dever do crente que ama a DEUS.''Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama;''João 14:21. Ainda mais para os jovens que estão constantemente sendo influenciados pelas coisas mundanas a sua volta, como no colégio.Por isso devemos estar sempre com a palavra de DEUS em nossos corações.''Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.''Salmos 119:9.

    ResponderExcluir
  3. Todo o crente, amando a Deus, lhe deve obediência. Achei bem interessante os comentários, mas o do Gabriel me chamou atenção quando fala de um assunto bastante significativo pra nós, jovens. Devemos estar em constante contato com a palavra de Deus e com os seus mandamentos para que os sigamos verdadeiramente, em obediência.

    ResponderExcluir