quinta-feira, 25 de novembro de 2010

                               Levíticos 7


     O livro de Levíticos, com todo o seu simbolismo, nos prepara para entender as grandes verdades contidas no Novo Testamento. Ele mostra a gravidade e seriedade do pecado e o trabalho minucioso que dava para cumprir todo o cerimonial requerido a fim de que os pecados fossem devidamente expiado. Esta era uma preparação para a grande redenção que haveria de vir!
     Mais uma vez, aqui no capítulo 7 é feita uma preparação para o sacrifício vicário de Cristo. Os versos 15 e 16 fazem um paralelo com o texto de João 6:54 a 57 que diz: " Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá." É Cristo oferecendo-se em sacrifício vivo a Deus, com sua própria carne e sangue, definitivamente!
      Lembremo-nos disso da próxima vez que tomarmos a Santa Ceia! Aliás foi para isso mesmo que ela foi instituída. A Bíblia de Genebra contribui dizendo que: "...os servos de Cristo participam do pão e do vinho, para comemorar a morte de Cristo e celebrar o novo relacionamento segundo a aliança que eles desfrutam com Deus... os Reformadores insistiram no fato de, na Mesa da Comunhão, darmos graças a Cristo pela obra da expiação ACABADA e ACEITA...Esse serviço de culto(a Ceia), no qual os cristãos recordam os sofrimentos que Cristo suportou por eles, é uma marca distintiva da religião cristã por todo mundo." 

7 comentários:

  1. No versículo 16 deste capítulo a Bíblia fala sobre "oferta voluntária", que seria uma oferta de gratidão. Acho este ponto muito interessante pois nós crentes não temos o costume de dar ofertas de gratidão ao Senhor, às vezes esperamos que um parente com risco de morte sobreviva, ou que sejamos promovidos ou coisa do tipo. Mas esquecemos que Deus nos salvou e deu seu próprio filho para que tivéssemos vida eterna, esquecemos que nos mantém vivos todos os dias, e que tudo o que ele planejou antes da fundação do mundo é para o bem daqueles que o amam(nós, os crentes), enfim, nos dá provas diárias de seu amor e cuidado. Acho que os crentes em geral deveriam dar mais atenção às ofertas de gratidão.

    ResponderExcluir
  2. A Santa Ceia foi constituída para ser uma eterna lembrança do que Cristo fez por nós no calvário. Além de ser um memorial, é muito importante, pois a partir dela, nos lembramos de tudo que fazemos diariamente, e conseguimos entender, em partes, o principal objetivo de Cristo, e também entendemos seu a importância do sofrimento dele por nós. Damos mais importância a tudo isso e agradecemos por causa da imensa bondade e misericórdia que nos seguem todos os dias, por causa da expiação de nossos pecados.

    ResponderExcluir
  3. Lev 19. 5-8 explica mais detalhadamente essa questão :' Quando oferecerdes sacrifício pacífico ao Senhor , oferecê-lo-eis para que sejais aceitos.No dia em que o oferecerdes e no dia seguinte , se comerá; mas o que sobejar ,ao terceiro dia será queimado. Se alguma coisa dele for comida ao terceiro dia , é abominação; não será aceita. Qualquer que o comer levará a sua iniquidade , porquanto profanou coisa santa do Senhor; por isso , será eliminado do seu povo.
    O tema da santidade é elaborado enquanto Deus instrui o povo de Israel sobre os princípios da boa vizinhança . Este capítulo nos mostra o que a santidade significava na vida diária.

    ResponderExcluir
  4. Pois é! O pecado é coisa séria e deve ser tratado como tal. O livro de Levíticos tem nos mostrado isso de forma clara. Nesse capítulo há uma "comparação" com a Santa Ceia, que também é outro assunto que deve ser tratado com seriedade. Devemos nos apresentar de forma santa diante do Senhor. "Qualquer que estiver limpo comerá a carne do sacrifício. Porém, se alguma pessoa, tendo sobre si imundícia, comer a carne do sacrifício pacífico, que é do Senhor, será eliminado do povo."

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante essa parte da santa ceia para nos mostrar como é serio o que fazemos e que devemos estar constantemente prestando atenção nos nossos atos. Que misericordia de DEUS de se oferecer como sacrificio vivo por nós para perdoar nossos pecados.

    ResponderExcluir
  6. Passando desse cenário de sacrifícios para o dia de hoje, as pessoas hoje em dia levam em consideração (muitos mesmo sem pensar desta maneira) que a salvação vem por intermédio das obras:"Se eu for uma boa pessoa eu vou pro Céu", "se eu for pra igreja todos os domingos eu vou pro Céu".Com certeza seus atos, suas atitudes pesam muito no seu dia-a-dia com Deus,no dia do juízo final, mas se você é um escolhido isso já havia sido pré-determinado, independentemente dos pecados que,futuramente,você possa cometer você estará com Deus ao fim da vida na terra.Foi mal ter saído um pouco do assunto, estava a lendo o texto que me levou a refletir sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  7. como qualquer coisa instituída por Deus, devemos levar a sério a Santa Ceia...
    haja vista a passagem que se encontra em 1 Coríntios capítulo 11, versículos de 27, 28 e 29:
    "Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão , e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si."

    ResponderExcluir