sexta-feira, 26 de novembro de 2010

                                         Levíticos 8 e 9


       A consagração dos sacerdotes é mais uma vez uma demonstração clara da distância que existe entre a santidade de Deus, e sua criaturas caídas. Todo o ritual, todo o processo visava deixar esta verdade bem clara! Ele estava com seu povo, mas nem por isso deveria ser tratado como um igual. O pecado impede o homem de se achegar a Deus, por isso Arão e seus filhos, como mediadores (intermediários entre o povo pecador e seu Deus santíssimo), deveriam estar devidamente limpos, ataviados e com seus próprios pecados expiados, para assumirem seus deveres sacerdotais. A cerimônia tinha cinco etapas:
      1ª. A lavagem dos sacerdotes: banho completo que simbolizava a necessidade de purificação para se aproximar de Deus e servi-lo. 
      2ª. Vestir os sacerdotes com as vestes sagradas: Arão sendo sumo sacerdote, se vestiu primeiro com uma veste exuberante, para mostrar a dignidade do seu ofício e inspirar respeito. Depois se vestiram seus filhos com vestes brancas que simbolizavam "as justiças dos santos" (Apocalipse 19:8).
      3ª. Unção dos sacerdotes: simbolizava a unção do Espírito Santo.
      4ª. Sacrifícios para a consagração:
 a) oferta pelo pecado, para dar ao sacerdote consciência de sua indignidade, e fazer uma confissão pública e solene de seus pecados.
 b) o carneiro denotava que o sacerdote se consagrava por inteiro ao serviço sagrado.
 c) a oferta de paz, o carneiro das consagrações, demonstrava a gratidão que sentiam por entrar no serviço a Deus.
      5ª. A festa do sacrifício: durante esta festa, os sacerdotes ficaram por sete dias à porta da tenda da Congregação e todos os rituais eram repetidos, numa demonstração ao povo de quão santo era seu Deus. Esta festa encerrou a cerimônia e tinha três significados: que os sacerdotes estavam em comunhão íntima com Deus, que era Deus mesmo que lhes dava forças para cumprirem os deveres de seus ofícios(pois comiam do seu altar) e que estavam gratos por serem colocados num serviço tão santo.
     Ao final, nos versos 23 e 24, vemos que a manifestação de Deus aprovou os sacrifícios oferecidos , e o fogo que consumiu o holocausto mostrou a aceitação do sacerdócio de Arão perante Deus.  

5 comentários:

  1. os sacerdotes deveriam ter seus pecados expiados e estar devidamente vestidos pois seu ofício representava o que Cristo havia de fazer por nós pecadores, sendo Jesus o intermediador entre nós e Deus

    ResponderExcluir
  2. dois versiculos que me chamaram a atenção...
    1º: cap 8 v. 35 "Ficareis, pois, à porta da tenda da congregação dia e noite, por sete dias, e observeis as prescrições do Senhor, PARA QUE NÃO MORRAIS; porque assim me foi ordenado.

    2º: cap9 v.24 "E eis que, saindo fogo de diante do Senhor, consumiu o holocausto (...)" esse é muito linda, pois mostra a ação de Deus totalmente visível que é uma coisa que temos hoje, porém em outras dimensões!

    ResponderExcluir
  3. Deus é tão santo que os crentes, por muitas vezes, não tem consciência do QUANTO! É preciso que saibamos que a santidade de Deus é clara. Devemos nos apresentar a Ele devidamente.

    ResponderExcluir
  4. Os sacerdotes, por terem responsabilidades muito importantes, deveriam se purificar, estar o mais bem preparados, tanto física como espiritualmente. Estar bem vestido, com perfumes, e preparado para o sacrifício, mostrava seu temor e tremor a respeito das coisas de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante toda essa preparação do sacerdote para mostrar quão grande é a santidade de DEUS e que devemos nos purificar por completo, mas não fisicamente mas sim nosso coração.

    ResponderExcluir