segunda-feira, 15 de novembro de 2010

                                      Êxodo 38, 39 e 40


     Uma grande lição que podemos tirar da construção do templo é que Deus mesmo se dá o direito de determinar os mínimos detalhes sobre como se deve adorá-lo. O culto verdadeiro não admite invenções e inovações humanas. Precisamos adorá-lo como ELE mesmo prescreve em sua palavra.
     Também nos faz pensar que o véu, que separava o lugar santíssimo do lugar santo, permitia que apenas o sumo  sacerdote entrasse demonstrando como o Deus santo é inacessível ao homem pecador. Necessitávamos de um mediador que rasgasse o véu que fazia separação entre nós e Deus. "sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados" (Hebreus 9:22). E agora, com o sacrifício do Cordeiro perfeito, temos acesso ao Pai, algo antes impossível!
      Já no capítulo 40, versos13 a 15, vemos a preparação rigorosa  que era necessária aos sacerdotes para ministrarem, demonstrando que era pr!eciso purificar-se para servir a Deus. E hoje nós também precisamos nos purificar "com a lavagem de água, pela palavra" (Efésios 5:26) e pela "regeneração" e "renovação do Espírito Santo" (Tito 3:5).
      Não nos esqueçamos também que a idéia do tabernáculo era a habitação de Deus no meio do seu povo, que, é claro, apontava para Cristo! "E o verbo se fez carne e habitou entre nós" (João 1:14). Ele é o cumprimento pleno do Emanuel: Deus conosco! E quando ele subiu aos céus, nos deixou o Consolador, o Espírito Santo que HABITA em cada crente. Aleluia! Ele está para sempre com seu povo!!

5 comentários:

  1. Nós não podemos tentar 'inventar' modos de se adorar a Deus , pois ele , na bíblia , determina como se deve adorá-lo.Saber que nós podemos falar com Deus é uma dádiva , uma benção sem tamanho !!!

    ResponderExcluir
  2. Podemos perceber sim que Deus descreve muito bem as suas ordenanças e a maneira como prefere e deve ser adorado. Uma coisa, ruim, mas que é muito presente nos dias atuais é a falta de compromisso com as coisas da Igreja, como se tinha antigamente, antes as coisas de Deus eram levadas com bem mais seriedade. Os sacerdotes, na maioria das vezes, não brincavam com Deus, não faziam as coisas a partir de suas próprias vontades e pensamentos. Hoje em dia, Deus é tratado como apenas mas um espectador, como se ele não fosse responsável por tudo, como se não dirigisse tudo que acontece. A religião é vã, as pessoas brincam com Deus, e criam seus próprios deuses!! Perderam o temor de Deus!!

    ResponderExcluir
  3. É! "O culto verdadeiro não admite invenções e inovações humanas." Essa questão atualmente parece ter sido esquecida. O compromisso com a fiel pregação da palavra, a correta administração dos sacramentos está praticamente em extinção. As pessoas vêm tentando introduzir "coisas" novas e diferentes no culto pra que ele se torne mais aceitável e acabam se "esquecendo" do essencial. Aceitável a quem, né? Deus deixa claro o modo como o culto deve ser feito a fim de que ele seja aceitável aos olhos DELE, e não dos homens. Mas enfim, como você disse, o culto VERDADEIRO não admite esse tipo de coisa.. fica evidente o fato de que os cultos que admitem, não podem ser considerados verdadeiros.

    ResponderExcluir
  4. Concordo totalmente com que a talitha escreveu ... bom, na verdade o que tinha em mente era falar justamente sobre isso ... Mas enfim ... Tenho um amigo meu, lá na escola que sempre que pode me chama pra ir lá pra igreja dele, e ele fica cantando umas músicas da igreja dele ou às vezes me fala sobre elas.É funk, pagode, hip-hop, até música sertaneja, isso tudo dentro da igreja.Já até tentei conversar sobre isso com ele. Mas foi ensinado a vida inteira de forma errada (indo,claramente contra a palavra), e tentar,EU, mostrar o outro caminho é meio difícil, então deixei de lado, e confesso que com um pouco de dor na consciência.Eu comentei com ele sobre a minha congregação que lá cantávamos hinos, e ele disse:"Ah! a sua igreja é a tradicional!".Bom, se uma igreja tradicional for aquela que anda de acordo com a palavra, a minha igreja é "tradicionalíssima".

    ResponderExcluir
  5. DEUS nos ensina como construir seu templo e como adora-lo porque precisamos perceber que adoramos a um DEUS santo e que merece perfeita adoração. Não devemos introduzir como fazem hoje novas tradições, porque estariamos pecando contra DEUS numa ordem clara que ele da á nós.

    ResponderExcluir