terça-feira, 16 de novembro de 2010

                                     Levítico 1


     Começando este novo livro, precisamos nos situar! O livro foi escrito por Moisés, durante a peregrinação no deserto. Enquanto Êxodo nos mostra a possibilidade de comunhão com o povo através de sua presença no Tabernáculo, Levítico apresenta as leis que permitiriam a Israel manter esta comunhão.
     As leis faziam com que o povo tivesse noção de sua pecaminosidade e da necessidade que tinham da misericórdia de Deus. Segundo o próprio Deus, Israel deveria ser diferente das outras nações apartar-se dos seus costumes.  Como percebemos, estas ordenanças de ser diferentes e não cultivar os mesmos hábitos de "outras nações" continuam!
     Este livro nos fala de um Deus santo, que odeia o pecado, mas que mostra ele mesmo o caminho para que seu povo se achegasse novamente a ele por meio dos sacrifícios, demonstrando sua misericórdia.
     Não deixem de ler as explicações da Bíblia de Genebra, que são extremamente esclarecedoras. Aqui vou reproduzir apenas algumas:
     Os sacrifícios de animais envolviam a sua morte e por isso tinham um simbolismo expiatório: o animal que morria NO LUGAR do adorador pecaminoso representava a redenção da morte que este merecia. Lá no v.4 o sentido da palavra expiação é este (literalmente "para encobrir"), a morte do animal em lugar do pecador "encobre" ou protege-o da santa ira de Deus.
     Notemos também que Deus estabeleceu os sacrifícios de tal forma que os mais ricos oferecessem animais caros, mas o pobre não deixaria de sacrificar! Este poderia oferecer uma ave, de acorde com suas posses. A idéia era que o animal deveria custar alguma coisa ao que ofertava, por isso precisava ser um animal doméstico e não selvagem.

7 comentários:

  1. Nesse primeiro capítulo, percebemos as ordenanças de Deus a respeito de seus sacrifícios, como poderiam se tornar aceitáveis, como deveriam ser executados para terem o seu real proveito. Podemos ver que Deus desde sempre, mesmo com promessas ou com ligações e ensinos diretos ou não, demonstra o ensino de expiação, para que o povo compreendesse o que significava o sacrifício salvador. Uma representação!!

    ResponderExcluir
  2. Deus sempre revela o melhor caminho em que se deve andar a fim de que estejamos mais próximos da Sua vontade. Nesse capítulo isso está demonstrado na misericórdia de Deus para com o povo, que se fazia necessária para que o povo tivesse consciência dos seus pecados. Ele mostra ao povo a maneira certa de se realizar os sacrifícios, oferta de aroma agradável ao Senhor.

    ResponderExcluir
  3. é interessante como TODO o Velho Testamento é cheio de representações! Desde a escravidão do povo no Egito e sua saída de lá rumo à terra prometida, até os sacrifícios estabelecidos por Deus, e não só os sacrifícios em si, mas a forma como eram feitos. É interessante como todas essas coisas tem um grande significado e como todas elas apontam pra Cristo!

    ResponderExcluir
  4. O que o Lucas falou era algo que eu não tinha percebido, e que ele tem razão:"o velho testamento é cheio de representações".Bom, nesse primeiro versículo vemos a bondade e a misericórdia de Deus,mais uma vez para com esse povo; engraçado que era dessa maneira (na maioria das vezes,pelo menos)que o povo enxergava o pecado que havia neles.

    ResponderExcluir
  5. Precisamos perceber o quanto somos dependentes de DEUS e de sua misericórdia. Precisamos cumprir as leis de DEUS á risca. É muito interessante essa parte de se afastar dos costumes mundanos, hoje a situação é ainda pior, precisamos mais e mais nos afastar de companhia e culturas mundanas para nos santificarmos.

    ResponderExcluir
  6. Lev 1.10-13 :os carneiros e cabritos eram sacrificados da mesma forma que os touros.o animal era proporcional á condição financeira de quem estava ofertando.
    Lev 1.9 'aroma agradável ao Senhor' Gn 8.21 nos mostra que aroma agradável é o sacrifício que homem faz ao Senhor e que Deus se agrada em nos perdoar.

    ResponderExcluir
  7. "o animal que morria no lugar do adorador pecaminoso representava a redenção da morte que este merecia"

    outro aspecto interessante é que esses sacrifícios eram realmente fieis ao que representavam ate mesmo nos mínimos detalhes como, por exemplo, o fato de não ser um animal qualquer, antes, doméstico... que tivesse algum valor

    ResponderExcluir