terça-feira, 30 de novembro de 2010

                                           Levíticos 10


     Qual foi a natureza do pecado de Nadabe e Abiú, sacerdotes, filhos de Arão? Por que tanta severidade no castigo? Estas são perguntas que sempre surgem quando se lê este texto inadvertidamente!
     O fogo do altar havia sido enviado por Deus (Números 16:46), e os sacerdotes só poderiam acender seus incensários com este fogo. Nadabe e Abiú usaram fogo comum. Há também a possibilidade de ter acontecido alguma rixa entre eles, já que os dois ofereceram incenso ao mesmo tempo, quando o certo seria um por vez.     Eles acharam que poderiam agir conforme bem lhes parecesse , mostrando assim sua presunção e irreverência. Prestaram culto a Deus de uma forma não autorizada por ele.
     O castigo severo nos lembra o castigo de Ananias e Safira que serviram, ambos, para mostrar ao povo de Deus, em duas situações inaugurais, a do antigo pacto com a nova nação e a Igreja primitiva, que Deus é santo e que o homem não pode fazer a sua própria vontade e continuar a agradar-lhe. Tiramos deste texto algumas lições muito práticas:
     a) Os atos de um líder envolve todo o povo, pois este é seu representante, daí a correção precisa ser exemplar( I Timóteo 5:20).
     b) É preciso que os ministros tenham reverência e respeito ao culto, e cumpram o que foi estabelecido por Deus, sem achar que suas próprias ideias seriam melhores.
    c) A atitude de Arão, requerida por Deus ante a morte de seus dois filhos também nos chama atenção:  "Não desgrenheis os cabelos, nem rasgueis as vossas vestes, para que não morrais, nem venha grande ira sobre a congregação..." vs.6 . O dever sagrado está acima das relações humanas mais íntimas, como a de pai e filho! Arão teve que deixar de lado todo sinal de luto para demonstrar sua lealdade a Deus.

6 comentários:

  1. Neste capítulo vemos a importância que deve ser dada às coisas de Deus. É como dizem: "de boas intenções o inferno está cheio". No texto não diz qual era a real intenção de Nadabe e Abiú, mas isso não importa, diante de Deus, eles desrespeitaram um mandamento, e deveriam ser exemplarmente punidos. O castigo também nos lembra aquele homem que segurou a arca quando ela estava caindo do carro de bois. A intenção dele, foi das melhores, mas ele por não ser um dos levitas, estava errando e foi punido. Isso nos mostra que o pecado é errado, e gera conseqüências, mesmo que seja executado por um "bom" motivo!!

    ResponderExcluir
  2. Devemos cumprir uma ordenação de DEUS á risca e não achar que podemos fazer da nossa maneira humana. Engraçado voce falar de Ananias e Safira que acharam que enganando a Igreja podiam enganar a DEUS,mas não podiam e acabaram sofrendo as consequencias do pecado. Mais uma vez vemos a disciplina dos Mestres que tem que ser severa para que todos tomem seriedade do passo que dão ao se tornarem pastores, presbiteros e aos crentes quando escolhem seus pastores e presbiteros.

    ResponderExcluir
  3. uma coisa interessante nesse texto é a forma como Deus agia.

    ainda bem que quando acabamos de pecar o Senhor nao nos consome (versículo 1,2 e 3)

    ResponderExcluir
  4. Não podemos permitir que as nossas vontades, desejos e ideias se sobreponham à vontade de Deus. O que Ele estabeleceu deve ser obedecido e cumprido a risca e, caso contrário, sofreremos as consequências das nossas decisões.
    Essa questão de a nossa relação com Deus estar acima de todas as nossas relações, inclusive a que inclui os nossos familiares, é algo que chama bastante atenção. Muitas pessoas, esquecendo disso, acabam por não demonstrar a devida lealdade a Deus.

    ResponderExcluir
  5. Deus nos ensina como devemos adorá-lo, e Ele deixa bem claro que nada pode ser adicionado ou retirado de seus padrões estabelecidos para a adoração. isto deve servir de advertência para os crentes, não só em relação à adoração, mas em todas as áreas da nossa vida. Nós vivemos para Deus pois fomos justificados por Ele, devemos nossa vida a Ele e sua palavra descreve como devemos não só adorá-lo, mas também como devemos viver para Ele, não devemos ser presunçosos e achar que podemos mudar suas ordenanças.

    ResponderExcluir
  6. Deus fez suas lei, para que seus filhos, principalmente, andassem segundo ela.Hoje não é normal,como aquela época era,vermos pessoas (filhos de Deus ou também incrédulos.Mais para que vissem a glória de Deus) pecarem e logo em seguida terem o castigo, muitas das vezes ou até quase sempre a morte.Neste texto vemos o quanto é importante dar mais valor as coisas relacionadas ao reino de Deus.

    ResponderExcluir