sexta-feira, 19 de novembro de 2010

                                               Levíticos 4


     Aqui vemos Moisés instruindo o povo acerca das ofertas pelo pecado. A Bíblia de Genebra faz o seguinte comentário: " O pecado e a impureza tornam uma pessoa incapaz de estar na presença de Deus e poluem o santuário, impossibilitando habitação de Deus ali. A oferta pelo pecado tem por função tratar deste aspecto do pecado, purificando tanto o pecador quanto o santuário. A característica diferenciadora das ofertas pelo pecado é o uso do sangue do sacrifício." Como o pecado é sério! Como deveria ser levado a sério por nós!
     Esta oferta destinava-se a expiar os pecados cometidos por ignorância ou erro. Embora Deus considere todo pecado severamente, havia graus diferentes de sacrifícios, dependendo do ofertante. Isto variava de acordo com a luz e a responsabilidade de cada um. Isto é um grande ensinamento para nós! Lembram da pregação de domingo passado? "Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites...aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão." Lucas 12:47 e 48. Também nos é ensinado por Paulo que quando um presbítero peca, e isto é conhecido pelo povo, este deve ser exemplarmente disciplinado, dado a seriedade da função exercida: " Quanto aos (presbíteros) que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam." I Timóteo 5:20. Portanto devemos nos lembrar como é bom conhecer a lei de Deus, mas tendo a consciência da responsabilidade que adquirimos diante DELE!

7 comentários:

  1. quando li o texto não o vi dessa forma , mais quando eu li isso eu vi de uma forma diferente,bem legal. É uma benção , um privilégio conhecer as leis de Deus, e segui-las, uma benção sem TAMANHO!!

    ResponderExcluir
  2. Algo interessante que reparei foi que Deus deixa bem claro em levíticos 4 (de uma forma indireta) que independentemente de seu cargo social,fazer sempre atributos a Deus, ao pecar todos nós crentes teremos o mesmo castigo e a mesma chance (caso haja arrependimento).Deus não prefere a um crente por que é pastor, ou por que é advogado, mas todos nós crentes e pecadores somos olhados de uma mesma maneira, do mesmo jeito, com o mesmo amor.

    ResponderExcluir
  3. É, Davi, não não faz diferença de crente para crente, até porque não há méritos em que possamos nos fiar. Mas fica bem claro neste texto que quanto maior o conhecimento cada um, maior será sua responsabilidade diante de Deus!

    ResponderExcluir
  4. esse texto que voce colocou mencionou (o de Lucas 12: 47 e 48) me remete a um outro em Romanos capitulo 1, finalzinho do versiculo 20, e o versiculo 21: "Tais homens são, por isso, indesculpáveis; portanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus"

    ResponderExcluir
  5. Deus realmente não faz distinção entre nós crentes. Cada um de nós temos as nossas responsabilidades diante de Deus e devemos estar conscientes de que nosso o conhecimento será exigido.

    ResponderExcluir
  6. O texto nos mostra que o conhecimento da palavra verdadeira, trás consigo não só melhoras espirituais, mas também repreensões maiores e mais severas em relação aos nossos pecados. Por que a partir do momento em que recebemos a verdadeira instrução, nossa responsabilidade aumenta ainda mais em relação à coisas de Deus, e conseqüentemente, por já termos contato com a palavra, a repreensão segue o mesmo rumo.

    ResponderExcluir
  7. Nosso pecado nos afasgta da comunhão com DEUS poruqe fere seu santuario.Precisamos perceber que DEUS nos alcançou, nós temos uma maior responsabilidade diante dele pois se conhecemos Ele mas não fazemos de acordo com suas leis estariamos pecando contra ele.

    ResponderExcluir