terça-feira, 23 de novembro de 2010

                              Levíticos 6:1 a 7


     Nos primeiros 7 versículos fica claro para nós a importância que Deus dá não só aos pecados cometidos contra ele. Evidencia-se também a seriedade com os pecados cometidos contra o nosso próximo. Qualquer que fosse o prejuízo dado ao próximo, o valor deveria ser ressarcido e acrescentada a quinta parte, mais a oferta de um sacrifício a Deus. O que nos remete diretamente ao Novo Testamento, onde Jesus ensina que: "Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então voltando, faze a tua oferta."
     Este ensino deixa claro para nós que nosso relacionamento com nosso próximo( pai, mãe, irmãos de sangue e amigos) está diretamente ligado ao nosso relacionamento com Deus. O contrário também é verdade. Não podemos dizer que estamos em comunhão com Deus, se não conseguimos nos relacionar bem com nosso semelhante: "Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, a parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão." I João 4:20 e 21. Então, dizer que está muito bem com Deus e viver em inimizade, em brigas e disputas constantes, sem dar preferência, honra e respeito ao nosso irmão, é MENTIRA!! E não pensemos que o nosso próximo é o nosso irmão da igreja, aquele colega da escola ou o nosso vizinho somente. O nosso próximo é aquele que está conosco todos os dias, o dia todo. O meu próximo é o meu marido, são meus filhos, meus pais, meus irmão de sangue, sim aquele(a) chato(a) é o seu próximo!! Se negligenciarmos o amor, o perdão, o bom convívio a estes,  lhe negamos o amor. E se lhe negamos o amor, dizemos em alto e bom som que não amamos a Deus.
     Que estes textos nos façam refletir, para que nunca achemos que a vida com Deus se resume ao momento de nossa devocional, ao culto doméstico ou mesmo ao culto solene. Que tenhamos a consciência que nossa vida com Deus deve extrapolar estes limites e se estender a TODAS as áreas da nossa vida. Doutrina e prática não andam separadas, andam juntas, porque "assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta." Tiago 2:17     

8 comentários:

  1. Nosso relacionamento com nossos próximos reflete nosso relacionamento com Deus. Se não os amamos, se vivemos em discussões, rixas, entre outras coisas, não há como ter um verdadeiro relacionamento espiritual com Deus, pois nossa vida estará manchada, estará, quebrada, por erros no nosso cotidiano. Deus quando ordena que devemos amá-lo, amar o próximo vem por conseqüência, quem ama a Deus, e segue sua palavra, vai amar seu próximo, independentemente de como ele age. Deus não coloca que nós só devemos amar o próximo quando eles são bonzinhos com a gente, ele que um amor verdadeiro, que saiba perdoar, para podermos também, sermos verdadeiros na nossa relação com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Amar ao próximo, um mandamento muito dificil dado por DEUS, mas temos que cumprir !Seu próximo pode estar errado e voce cheio de razão mas voce não pode fazer com que isso vire motivo para voce pecar, voce deve ama-lo.Não podemos nunca ficar em inimizade com nosso proximo, devemos sempre nos reconciliar para o bem de todos. Voce precisa estar bem com seu proximo para estar bem com DEUS. A vida cristã não é só ir a igreja e fazer o culto domestico, é uma vida pratica com seu proximo, o dia todo temos que passar por tentações e provações para continuar nos caminhos do SENHOR.

    ResponderExcluir
  3. Não se pode dissociar a nossa relação com o próximo com a nossa comunhão com Deus. Esse texto deixa claro que se não estamos nos dando bem com os nossos familiares, amigos e afins, não podemos dizer que estamos bem com Deus. As duas coisas andam juntas. Ao ler o texto eu pensei nesse mesmo trecho que você citou e acho que ele resume bem essa questão. "Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, a parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão." I João 4:20 e 21

    ResponderExcluir
  4. Nesse início de levíticos, Deus dá ênfase aos pecados cometidos contra o próximo - na realidade, se você pecar contra o próximo, estará,consequentemente,pecando contra Deus.Se você não está em paz com seu irmão,(seja o de sangue ou o irmão em Cristo) você não estará em paz com o Senhor - Nesse capítulo deus deixa isso bem evidenciado.

    ResponderExcluir
  5. Um adendo: "Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou." 1João 2. 3-6

    ResponderExcluir
  6. interessante...
    realmente, o nosso relacionamento com o próximo reflete o nosso relacionamento com Deus.

    lembrei-me, também, do texto de I João 4.
    e percebemos que se amarmos a Deus, consequentemente amaremos ao nosso próximo... pois é um mandamento de Deus, sendo este o que é, devemos ter o prazer de nos esforçarmos para cumprir tais preceitos!

    ResponderExcluir
  7. Não tem jeito, se não estamos vivendo bem com nossos irmãos em cristo, e não só estes, mas com todos a nossa volta, não estamos cumprindo o mandamento de Deus, o que significa que não estamos vivendo bem com Deus. Nosso relacionamento com Ele é sempre refletido no nosso dia-a-dia, não tem como dissociar uma coisa da outra!

    ResponderExcluir
  8. Para estar bem com DEUS nós precisamos estar bem com nosso proximo.Esse texto deixa bastante claro que para termos uma bom relacionamento com Deus , precisamos amar nosso próximo.

    ResponderExcluir