segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

                                         Levíticos 16


     Neste capítulo aprendemos de forma maravilhosa a importância do que foi feito na cruz. O dia da expiação nos deixa claro quão trabalhoso era o ritual que pretendia alcançar o favor de Deus. O sacerdote só poderia entrar no Santo dos santos para fazer a expiação pelo povo uma vez por ano, tinha que passar 7 dias se purificando ( para isso vivendo solitário e abstendo-se de várias coisas), não podia dar as costas para o altar, tinha todo um aparato de lavagens e vestes...tudo muito dificultoso, tudo muito rigoroso, sem contudo alcançar o objetivo final. Tudo aquilo era simbólico. Somente uma alma pura poderia apresentar-se diante de Deus naquele espantoso dia.
     Esta festa anual servia de lembrete de que os sacrifícios diários, semanais e mensais não eram suficientes para expiar o pecado do povo. O dia da expiação era um tipo da obra expiatória de Cristo, onde o próprio Cristo é o sumo sacerdote e o sangue derramado, também é o seu. A obra do eterno Sumo Sacerdote substituiu por inteiro o sacerdócio de Arão! O primeiro sacerdócio, o levítico, estava baseado num pacto que precisava ser substituído por outro melhor. Ele era sombra, e como tal, não anulava pecados, mas envolvia sacrifícios simbólicos daquele sacrifício perfeito que faria a expiação pelos nossos pecados de uma vez por todas! Leiam Hebreus 10:10 à 18 e vocês verão que linda obra foi feita por nós!
     Outra coisa que nos chama atenção é o bode emissário, também conhecido como bode expiatório. O sentido desta expressão hoje é de alguém que leva a culpa de tudo pelos outros, certo? " Fulano foi o bode expiatório da história!" e o sentido é este mesmo. Aquele que carrega a culpa por todos. Dois bodes eram trazidos ao sacerdotes e lançando-se sortes, um era usado para sacrifício e o outro, imposta as mãos do sacerdote sobre ele, se confessava os pecados do povo e soltava-se o bode para que fosse para o deserto e nunca mais voltasse, simbolizando que o pecado seria para sempre esquecido, pois o bode expiatório levou a culpa do pecador para bem longe. Assim é a obra redentora de Cristo! Nosso pecado é levado e nunca mais somos cobrados, ele é esquecido, levado "para um lugar deserto, onde nunca mais será visto"!! Aleluia! Que todos os dias nos alegremos por esta verdade maravilhosa que mudou nosso destino eterno!!

8 comentários:

  1. Muito interessante!
    Não sabia do que diz respeito ao bode expiatório ...Deus mostra ,só com a atitude de ter morrido por nós, o porque de louvá-lo eternamente. Quem somos nós?Nós, criaturas,jamais poderíamos ser comparados ao criador.Um ser maravilhoso,perfeito,santo.

    ResponderExcluir
  2. interessante também é que , durante o livro de Levítico, ha varios tipos de sacrificios... porem eles SEMPRE apontam para a mesmíssima coisa!
    Cristo

    ResponderExcluir
  3. É muito interessante esta questão do bode expiatório, uma alusão muito clara, uma comparação muito rica ao sacrifício que Cristo fez por nós.

    ResponderExcluir
  4. A nossa "sorte" é essa questão do bode expiatório. Quando o nosso pecado é perdoado, ele é esquecido. Carregamos essa responsabilidade também. Por mais que seja bastante complicado simplesmente ignorar e não dar mais importância para um pecado cometido contra nós, devemos fazer como Cristo fez por nós.
    É.. temos que nos alegrar e nos regozijar todos os dias ao lembrar dessa questão.

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo, Talitha! Eu não tinha pensado neste aspecto de perdoar nossos ofensores, mas se os nossos pecados foram perdoados e esquecidos (tendo sido cometidos contra o Deus santo, por isso, muitíssimo mais grave),por que não perdoaríamos nosso irmão? Me lembrei agora da parábola do credor incompasivo!

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o que ele nos mostra nesse texto,Jesus Cristo ofereceu sacrifício completo , pelos nossos pecados...
    Como voce disse nossos pecados são esquecidos ,não são cobrados, as vezes nem lembramos dos pecados que cometemos. Jesus já os perdoou .

    "Aleluia! Que todos os dias nos alegremos por esta verdade maravilhosa que mudou nosso destino eterno!!"

    ResponderExcluir
  7. A expiação dos pecado, por maio de um "bode-expiatório", que na nossa história é representado por Jesus, mostra a real importância da morte de Jesus por nós, e os ensinamentos que vêm com se apresentam diante deste fato histórico para os salvos. A morte de Jesus por um povo que não merecia, mostra nossas obrigações com os nossos próximos, e como devemos sempre imitar, ou tentar ser como Jesus, deveríamos tratar nosso próximos como ele nos tratou. Perdoá-los, amá-los de verdade, como Cristo nos amou!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito dessa comparação do bode expiatorio, é mesmo uma verdade tremenda na vida de pecadores como nós. E tambem é muito interessante como os sacerdotes deviam se purificar por causa da remissao de pecados do povo, precisavam estar completamente purificados para entrar na presença de DEUS.

    ResponderExcluir