sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

                               Levíticos 20 e 21


     Antes do êxodo, cada chefe de família desempenhava o papel de sacerdote familiar, mas os ritos e as observâncias exigidas, fez necessária a instituiçaõ de um sacerdócio dedicado totalmente ao culto divino. A vocação sacerdotal era passada de pai para filho. Os pais ensinavam a seus filhos sobre a complexidade dos ritos, e todas as coisas relacionadas ao culto e a forma que eles deveriam viver.
     Os levitas eram os ajudantes dos sacerdotes. Eles foram a tribo escolhida por causa do seu zelo espiritual e substituíam os primogênitos de cada família. Os levitas assistiam os sacerdotes em seus deveres, transportavam e cuidavam do tabernáculo.
     Para ser sacerdote exigia-se santidade. Era preciso que este homem não tivesse defeito físico,devia casar-se com uma mulher de caráter exemplar e não podia se contaminar com costumes pagãos nem tocar coisas imundas. A santidade divina exigia isso! Os sacerdotes tinham funções específicas:
     a) Servir de mediador entre Deus e o povo, interceder pelo povo e e expiar seus pecados através dos sacrifícios.
     b) Consultar a Deus para saber sua vontade em casos específicos.
     c) Ensinar ao povo as leis de Deus, interpretando-as.
     O sumo sacerdote era o mais importante de todos. Somente ele entrava uma vez por ano no lugar santíssimo para expiar o pecado do povo. Somente ele usava o peitoral com os nomes das tribos. Somente ele podia consultar o Senhor mediante o Urim e o Tumim
     Quando o véu do santuário foi rasgado de alto abaixo na morte de Jesus ( Mateus 27:51), nós nos tornamos sacerdotes diante de Deus: "...também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo." (I Pedro 2:5) E ainda: " Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus..." (I Pedro 2:9). Depois do sacrifício vicário de Cristo, nós mesmos podemos nos achegar a Deus e oferecer-lhe culto. Nós mesmos podemos pedir perdão por nossos pecados, nós podemos adorá-lo! E Cristo é chamado de o nosso eterno sumo sacerdote, pois entrou de uma vez por todas na presença do Pai para nos justificar! Que grande privilégio sermos chamados de sacerdotes na nova aliança! Que cada um de nós tenha vida digna de ser assim chamado!

3 comentários:

  1. O "Q" da questão está exatamente no fato de devermos nos apresentar de forma DIGNA para podermos ser chamados de sacerdotes na nova aliança. Assim como os sacerdotes tinham diversas "especificações" e "restrições", devemos andar em santidade também.
    Já dá pra ver que santidade é um tema bastante reforçado em Levíticos. Com certeza não é a toa.. andar em santidade, ser santo é algo extremamente importante.

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante quando a Bíblia fala que o sacerdote não poderia ter defeitos. Devemos sempre nos santificar ao nos apresentarmos a Deus, pois Ele é santo, e Ele requer que nós sejamos a sua imagem e semelhança.

    ResponderExcluir
  3. Para ser sacerdote exigia-se santidade e hoje tambem ja que somos sacerdócio santo devemos ser santos e irrepreensiveis diante de DEUS.

    ResponderExcluir