segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

                               Levíticos 26:1 a 38
            
     Este capítulo começa convocando o povo a não se render à idolatria e a guardar os sábados (descansos solenes). Certamente estas são boas formas de começar a se afastar do pecado e de suas terríveis consequencias descritas neste trecho.
     A partir do verso 3 o Senhor mostra as bênçãos recebidas decorrentes da obediências aos seus estatutos: colheita farta, vitórias sobre os inimigos, multiplicação dos filhos e a maior de todas, "Andarei entre vós e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo."
     Em contrapartida, a lista dos castigos decorrentes da desobediência é enorme. E por várias vezes, após dizer o que aconteceria ao povo, Deus recomeça dizendo: "se ainda assim com isto não me ouvires" ou "se ainda não vos corrigirdes para volverdes a mim". Ele demonstra que estava disposto a abençoar seu povo se este abandonasse o pecado, mas a aumentar o castigo em caso de impenitência. Deus anuncia o castigo esperando que o povo não ande por aquele caminho por amor a ele e pelo temor das consequencias. E conforme o povo prosegue em sua obstinação, maiores são as penas impostas, como na saída do Egito quando Moisés anunciava a Faraó a próxima praga, que seria maior que a anterior, e mesmo assim Faraó não se dobrava, culminando na terrível praga da morte de todos os primogênitos do Egito.
     É incrível como este capítulo deixa claro que é o próprio Deus quem executa a justiça. Deus não se desculpa, ou se isenta quando diz que ELE mesmo é quem faz vir o castigo sobre o povo. Bem diferente do "deus papai noel" que se prega hoje em dia. Bem diferente do deus que apenas deixa ou permite que as coisas aconteçam. Bem diferente do deus que não tem como impedir as desgraças como diz o teísmo aberto. Vejamos as coisas que ELE mesmo diz que faria ao seu povo caso a desobediência permanecesse: "porei sobre vós o terror", "voltar-me-ei contra vós outros", "quebrantarei a soberba da vossa força", "enviarei para o meio de vós as feras do campo", "eu mesmo vos ferirei sete vezes mais por causa do vossos pecados", "trarei sobre vós a espada vingadora da minha aliança", "quando eu vos tirar o sustento do pão", "eu também, com furor serei contrário a vós", "reduzirei as vossas cidades a desertos", "assolarei a terra", "eu lhes meterei no coração tal ansiedade". São ameaças que o próprio Deus faz e cumpre! Isto deixa claro para nós que ele é sim um Deus amoroso e mui misericordioso, mas é também um Deus justo, santo e que odeia o pecado e não admite este caminho para seu povo.

6 comentários:

  1. Este trecho de Levítico 26 mostra quem Deus realmente é: um Deus bom, justo, santo e que não suporta o pecado. Mas uma das características divinas mais interessantes apresentadas neste trecho é que, Deus renova sua longanimidade para com seu povo. Isso fica muito claro quando a Bíblia, repetidas vezes diz:"se ainda assim com isto não me ouvires", ou "se ainda não vos corrigirdes para volverdes a mim". Nesse capítulo 26 fica evidente que, apesar de pecar, e permanecer no pecado, Deus receberá o seu povo de braços abertos caso ele se volte para Deus e para seus mandamentos. Deus é justo, porém, misericordioso para com aqueles que o amam. Foi exatamente o que Deus fez conosco. Nós o esquecemos e o abandonamos, mas ele se lembra de nós e nos perdoa, e nos recebe como filhos. Devemos sempre nos lembrar disso, e sermos sempre gratos a Ele, pois se não fossem suas misericórdias, que se renovam a cada manhã, certamente seríamos consumidos.

    ResponderExcluir
  2. Esse início de capítulo é muito elucidativo para mostrar como vive o povo obedecendo e desobedecendo os mandamentos de Deus. Deus mostra sua fidelidade para com as pessoas que Lhe obedecem, até o verso 13, mostrando que ele cumpre com sua palavra, abençoando os que Lhe obedecem. E para mostrar seu poder e sua força, e que apesar de sua imensa bondade, ele também se ira, mostra todas as conseqüências do pecado do povo, e da sua rebeldia diante da punição. Vemos também, que apesar do furor de sua ira e correção, Deus é longanimo e misericordioso, quando dá chances ao seu povo para o arrependimento. Uma parte que achei muito interessante foi esta: "Quanto aos que de vós ficarem, eu lhes meterei no coração tal ansiedade, nas terras dos seus inimigos, que o ruído de uma folha movida os perseguirá; fugirão como quem foge da espada; e cairão sem ninguém os perseguir.Cairão uns sobre os outros como diante da espada, sem ninguém os perseguir; não podereis levantar-vos diante dos vossos inimigos.Perecereis entre as nações, e a terra dos vossos inimigos vos consumirá." Levíticos 26. 36-38 "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo." Mateus 10.28

    ResponderExcluir
  3. Nesses primeiros versículos do capítulos 26 nós podemos perceber como Deus é verdadeiramente. Hoje em dia o mundo está mergulhado nessa teoria de Deus como Papai Noel. Eles vêem o Senhor como alguém que suporta os nossos pecados sem mostrar as consequências deles. Devemos lembrar sempre dos dois lados da moeda para não cairmos nesse erro. Deus é realmente justo, bom, compassivo, mas não é por isso que ele deixará de nos cobrar as nossas faltas.
    Ah, o começo do capítulo me lembrou muitas pregações do tio Orebe. Precisamos ficar sempre atentos para não nos rendermos à idolatria porque como todos nós estamos carecas de saber, o nosso coração é uma fábrica de ídolos.

    ResponderExcluir
  4. DEUS é misericordioso, é bom, é longanimo, é muitas coisas boas, mas tambem é um DEUS que não ''alivia'' os humanos de seus pecados, ele executa a sua santa justiça por isso devemos andar corretamente em seu caminho.

    ResponderExcluir
  5. Neste texto podemos ver claramente que Deus é amoroso e mui misericordioso, mas odeia o pecado , um Deus justo e santo. Bem interessante o que ele diz no versículo 14 ao 29.

    ResponderExcluir
  6. é interessante a forma que Deus se coloca diante do seu povo (exatamente o que está escrito aí em cima...nao é como o deus pregado pelas igrejas de hoje em dia)
    ele nos fala de bençãos para aqueles que seguem sua palavra...(e às vezes esses mesmos passam por dificuldades extremas e diversas mesmo levando uma vida santa, pois sao todos pecadores) e fala de DISCIPLINA (severa) caso aconteça o contrário.

    ResponderExcluir