terça-feira, 14 de dezembro de 2010

                                      Levíticos 23


     Tantas festas prescritas por Deus ao seu povo tinham como objetivo fazer o povo refletir sobre a bondade de Deus. Algumas convocações coincidiam com as estações de colheita, lembrando a eles que era Deus quem lhes dava o sustento. Era também uma oportunidade de devolver a Deus parte do que Ele havia dado ao povo. Outras festas lembravam a história do povo, e os livramentos, o sustento e os milagres operados por Deus em favor de Israel.
     Estas festas, no total, duravam 67 dias por ano (alternados, claro!)e nestes dias o povo não deveria trabalhar. Deveriam se dedicar ao culto a Deus. A intenção de Deus nunca foi que as festas fossem rituais vazios e formais, os profetas sempre repreendiam o povo quanto a isso. Esta é a nossa tendência. Nos afastar do Senhor, não só não praticando as "festas solenes" instituídas para nós hoje. Quando o fazemos, fazemos por obrigação, hábito, ritual, costume... 
     Quando me refiro às nossas "festas solenes", me refiro a todos os meios ordinários que o Senhor nos proporcionou e ordenou para que, como os Israelitas no passado, estivéssemos mais perto dele! Nosso domingo, nossa devocional à sós em Leitura da Palavra e oração, o culto doméstico, a comunhão com os santos, a pregação da Palavra. Todos estes meios são usados para que Deus mantenha comunhão com seu povo e o instrua. Quando negligenciamos estas armas, nos colocamos em grande perigo. William Ross escreve sobre o assunto: "...provavelmente é mais difícil dar-lhe nosso tempo que dar-lhe qualquer outra coisa: roubamos-lhe o tempo de nossas devoções privadas, do culto  público, do serviço à humanidade." Não é de estranhar, pois a falta de santidade em nossas vidas.
     Este era o grande propósito de Deus com todas estas festas: a celebração e reunião de Deus com seu povo!

3 comentários:

  1. É interessante a importância que Deus dá a essas festas, pois como TODOS os rituais estabelecidos por Ele, elas tem um significado. A instituição do "sábado do Senhor" é um ponto extremamente importante, pois é o dia do Senhor! Devemos deixar todas as atividades do nosso dia-a-dia de lado e nos dedicarmos à adoração a Deus!

    ResponderExcluir
  2. Devemos sempre buscar estar cada vez mais em contato com a palavra de Deus. Afinal, isso é a coisa mais importante para nós crentes. As vezes temos o péssimo costume de colocar as coisas referentes à nossa santidade em segundo plano. Não que nós pensemos assim, mas como você disse, é a nossa tendência. É preciso então que nós estejamos sempre alertas, para que o reino de Deus seja sempre a prioridade no nosso dia-a-dia. Deus, com todas aquelas festas tinha o objetivo de colocar o seu povo cada vez mais próximo Dele, como nós devemos estar.

    ResponderExcluir
  3. DEUS usava de rituais do povo para que eles tivessem mais comunhão com ele. Devemos sempre priorizar as coisas de DEUS e as demais seram acrescentadas. E fazer com amor e devoção e não fazer por fazer u fazer por obrigação, porque se fizermos assim não tera proveito nenhum.

    ResponderExcluir