quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

                              Levíticos 11


     Neste capítulo Deus começa a ensinar ao povo a discernir entre o santo e o profano, entre o limpo e o impuro, usando coisas materiais para ensinar verdades morais e espirituais. Todo animal que tivesse contato com animal morto, ou o próprio cadáver não deveria ser comido, nem ao menos tocado. As criaturas limpas simbolizavam os Israelitas, povo separado para estar na presença de Deus, e o imundo, os gentios(mortos que não poderiam prestar culto!). Restringindo sua dieta a esses alimentos prescritos como limpos, o povo se lembrava sempre que Deus havia escolhido APENAS Israel dentre tantas outras nações para ser sua! Essas leis alimentares foram revogadas na nova aliança, quando os gentios foram admitidos à comunidade de Deus. Não deixem de dar uma lida em Atos 10:9à15, onde é narrado o episódio de Pedro tendo uma visão de um lençol baixando do céu contendo toda espécie de animais e a voz que dizia:" mata e come", e ele se recusou. Daí a voz volta a lhe dizer para não considerar impuro o que Deus purificou, numa clara alusão à aceitação que os judeus deveriam ter em relação aos gentios.
     A dieta do povo Hebreu tinha também razões de saúde, com o fim de protegê-los de enfermidades em meio àquele deserto, com pouca água. Antes do século XX pouco se sabia sobre germes, parasitas ou contágio de doenças. A relação de animais imundos contida em Levíticos, está de acordo com o consenso da ciência do que não se deve comer. Deus criou estas regras preocupado com a preservação do seu povo, afinal, desta descendência é que viria o Cristo, que finalmente cumpriria todos os rituais e sacrifícios de forma total e perfeita!
       

6 comentários:

  1. Em levíticos 11, Deus começa a mostrar ao povo como diferenciar,o certo do errado, o puro do impuro,etc(isso,com coisas materiais).O que é interessante,nessa parte do texto,é que são coisas, na teoria, básicas e com um único fim.Sim, o povo aprende, mas e na hora da prática?E na hora de tentar viver uma vida de santidade.O que eu acho muito interessante em levíticos,é que o texto não te leva,apenas,a 'ver' o que o mesmo fala,em si,mas também a refletir sobre coisas que,às vezes,em um verso se refere a algo diferente do texto e que abre a sua cabeça para muitos outros assuntos divergentes,como foi o meu caso em levíticos onze.Generalizando,aqui vimos a misericórdia de Deus sobre o seu povo (só para dar uma 'variada' básica).Pensamos, será que temos tido misericórdia para com ele(o que pra mim só pode ser traduzido em: Temos andado segundo seus decretos?).

    ResponderExcluir
  2. Nesse capítulo observamos, mais uma vez, a ação de Deus sobre o povo. Dessa vez, fazendo a diferença entre o imundo e o limpo, entre os animais que podiam ser comidos e os que não podiam. É interessante notar a mão de Deus com relação ao povo, uma vez que todas essas regras direcionavam o povo à vontade de Deus e ao que era melhor para eles(aos olhos de Deus). Isso tudo direcionava o povo a não se contaminar.. devemos ser santos, porque Ele é.

    ResponderExcluir
  3. O Antigo Testamento é cheio de representações! E esta diferenciação que Deus fez entre santo e profano é uma alusão muito clara(pelo menos pra mim) ao jugo desigual, pois a própria Bíblia diz que que não há associação entre a luz e as trevas.
    Este texto possui também o significado de que nós crentes devemos nos diferenciar dos descrentes, guiando a nossa vida por caminhos totalmente diferentes dos deles. Não podemos nos contaminar com coisas profanas, pois fomos separados por Deus para sermos luz neste mundo, e é assim que devemos viver.

    ResponderExcluir
  4. Nesse texto Deus nos mostra como diferenciar o puro de impuro , o certo do errado etc. Também podemos ver que como Deus abençoou o povo. Deus nos chama para viver uma vida pura , de santidade .O senhor nos dá forças para isso , não é fácil.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa comparação entre o animal e o povo de DEUS que nos ensina que não devemos andar com os impios como diz nos primeiros versos do tão conhecido nosso Salmo 1. é claro que não dá para nao ter contato mas da para não se envolver cm as coisas mundanas que eles fazem e se purificar mais e mais para encontrar com DEUS.

    ResponderExcluir
  6. Deus quando faz a comparação entre puro e impuro, mostrando que seu povo, deve sempre buscar a pureza, faz uma relação com nossa vida como pecadores remidos, devemos sempre procurar não nos envolvermos com coisas impuras, com coisas indignas de pessoas que seguem um Deus santo e puro!! A palavra por meio de uma relação, mostra como o verdadeiro crente deve se postar no seu cotidiano.

    ResponderExcluir