quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

                               Levíticos 12 e 15


     O fluxo de sangue da menstruação, por doenças, ou após o parto e a perda de fluidos corporais (sangue ou sêmem), tornava a pessoa imunda. A perda de fluidos sugere morte, o que mostra a relação da morte com a impureza. A morte é incompatível com a presença de Deus, que é a própria vida.
     No Novo Testamento, Deus encarnado restaurou a comunhão aos que eram excluídos por essas normas, curando-os. Todo este processo era para ensinar ao povo a redenção e apontava para o perfeito e completo sacrifício de Cristo!
     A imundície por causa do parto aponta para o fato da natureza pecaminosa ser transmitida pela procriação (Salmo 51:5).Por isso era necessário o período de purificação e a oferta pelo pecado que deveria ser feita após a purificação. Por outro lado foi mediante um parto de mulher que Deus trouxe seu Filho ao mundo para trazer redenção. Percebem a humilhação de Cristo desde o começo da sua encarnação? Só mesmo por um amor incondicional dedicado à nós, Ele passou por tantas coisas...

7 comentários:

  1. Quando eu li ,não tinha entendido o texto dessa forma(...) Tantas coisa mesmo e ELE fez isso por nós , se humilhou para nos salvar e perdoar nossos pecados.

    Muito interessante!!

    ResponderExcluir
  2. Como é impressionante!Nas coisas mais simples e mínimas da vida Deus tem grande relação,culpa (num bom sentido).Devemos estar sempre atentos a esse tipo de coisa.Muitas vezes pecados sem fazer idéia da relação que esse ato tem com Deus.O Senhor tem que fazer parte da nossa vida, do nosso cotidiano,estar em nossas mentes o tempo todo.Assim já difícil não tropeçar,sem pensar,então, aí que a coisa fica feia.O que me fez pensar em uma passagem na bíblia (não me lembro,agora,onde exatamente,mas diz assim (parafraseando):(...)"quer comais,quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus".

    ResponderExcluir
  3. Engraçado esse final me fez lembrar de uma aula de escola dominical que tivemos com a Dona Helen em que ela perguntou qual foi a maior humilhação de DEUS e ninguem soube responder. Depois nos explicou que foi ele nascer homem, só isso ja era a maior humilhação para um DEUS tão maravilhoso e santo. Gostei da comparação feita entre impureza e morte porque não há como viver na impureza e viver , impureza vai levar todas as vezes a morte eterna, devemos estar atentos a isso.

    ResponderExcluir
  4. interessante...
    nao havia lido essa passagem ainda!

    ResponderExcluir
  5. Quando eu li o texto, não tinha ligado uma coisa com a outra. Achei interessante a questão da imundícia do parto devida a natureza pecaminosa. Desde o momento em que veio ao mundo, Cristo já se humilhou por nós. Muitas vezes acabamos "esquecendo" ou não nos dando conta disso. Devemos estar sempre nos lembrando dessa verdade consoladora.. Cristo veio ao mundo, morreu, sofreu e se humilhou por nós, a fim de que fôssemos salvos. Devemos então estar sempre conscientes de que temos que andar em santidade, fazendo tudo para a glória Dele!

    ResponderExcluir
  6. Também não havia feito esta ligação. Achei muito interessante, e acho que isso reforça a nossa obrigação em todos os sentidos para com Deus, pois Ele se humilhou de tal forma, unica e exclusivamente para nos salvar. Não podemos 'desprezar' este sacrifício, devemos honrá-lo, vivendo de forma agradável ao Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de sabermos desde pequenos da humilhação de Jesus ao nascer como humano, mesmo com natureza divina, pensando por este lado, olhando por esta ótica, vemos que isso é muito mais humilhante do que imaginávamos. Isso nos mostra o quanto seu sacrifício por nós foi importante, e dá a nós outro olhar a respeito do mesmo, mais respeito, mais admiração!! Como um Deus tão puro, tão perfeito, pode deixar sua glória, e se humilhar para salvar um povo miserável, uma raça pecadora!? Aí que vemos a misericórdia de Deus!!

    ResponderExcluir