sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

                                      Levíticos 13 e 14


     Quem fosse suspeito de ter a lepra era imediatamente levado ao sacerdote e este o examinava. Confirmada a suspeita, a pessoa era declarada imunda. Caso houvesse dúvidas, a pessoa era isolada por sete dias e depois reexaminada e declarada limpa ou imunda. O leproso deveria ser retirado do convívio social para evitar que contagiasse outras pessoas.
     A lepra era considerada uma doença terrível, que tornava imunda a pessoa que a possuísse. Tratava-se o leproso como alguém que já estava praticamente morto.
     Metaforicamente falando, a lepra representa o pecado, que é uma condição da alma que se propaga, contagia e é crônica tal qual aquela enfermidade. O leproso nunca poderia se tornar um sacerdote ( Levíticos 22:2 e 4), da mesma maneira que um pecador impenitente não pode ser um sacerdote espiritual, estando alienado de Deus.( R. N. Champlin, 1995)
     Há certas semelhanças interessantes entre a lepra e o pecado:
     a) como a lepra está na carne, o pecado está na natureza humana
     b) como a lepra começa com uma mancha pequena e vai se espalhando, assim o pecado se alastra rapidamente.
     c) como a lepra é praticamente incurável, o pecado, sem a mediação de Cristo, é destruidor e irremediável.
     d) como a lepra separava o doente da sociedade e, por fim, levava-o à morte, assim o pecado nos separa de Deus e dos demais e nos leva à morte eterna. 

5 comentários:

  1. É muito interessante essa comparação da lepra com o pecado, a lepra é como se fosse o pecado do homem que cada vez mais vai piorando e piorando como diz aquela passagem em que o porco torna a se revolver na lama. Devemos nos purificar para podermos nos apresentar diante de DEUS. Devemos nos curar, se estivermos no pecado é muito dificil de se voltar para o caminho de DEUS, devemos vigiar e orar para não pegarmos essa ''doença'' que é o pecado.

    ResponderExcluir
  2. Carlos Alexandre disse: Sim meu filho, está é a natureza de todo homem caído. O homem redimido, purificado e regenerado, está sendo sustentado pela graça de DEUS que o livra desta condição, mas se a graça se ausentar deste homem,ficaremos nesta condição:"O cão voltou ao seu próprio vômito, e: A porca lavada voltou a revolveu-se no lamaçal. A lepra "PECADO" é terrível, é destruidora, sua conseqüência é a morte. Temos que vigiar o tempo todo, não podemos ser servos negligentes. Devemos batalhar pela fé que foi entregue aos santos e desenvolvermos nossa salvação com temor a DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Nesse texto é feito a comparação da lepra com o pecado.Concordo com o que o Gabriel disse . muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. Essa comparação da lepra com o pecado explica claramente os capítulos. Devemos estar sempre atentos pois um "pecadinho" que pra gente pode parecer besteira, pode nos contaminar por completo. Temos que vigiar lembrando sempre que não há saída para o pecado sem Cristo, caso contrário, ele(o pecado) nos levará à morte, separando-nos de Deus.

    ResponderExcluir
  5. A comparação da morte com o pecado é muito interessante, e nos mostra com clareza, fisicamente, qual é a ação do pecado em nós. Primeiro que o pecado está em nós, e ele leva a separação, à impureza!! A lepra é o mesmo, fica na carne, denigre a imagem da pessoa, a torna impura!! O tratamento das pessoas leprosas como mostra a bíblia, era mais um ensinamento divino a respeito de sua palavra, de seus preceitos.

    ResponderExcluir