terça-feira, 7 de dezembro de 2010

                                 Levíticos 17 


     A primeira coisa que nos chama a atenção na proibição de comer carne com sangue, é que  o sangue simbolicamente redimia a vida do adorador. Este motivo já era suficiente para manter o povo longe desta prática. Mas Deus pretendia também mostrar que a vida (representada pelo sangue) é sagrada perante Deus, e se abster de comer a carne com seu sangue era uma maneira de demonstrar respeito pela vida e por seu Criador.
     A ordem para que todo animal morto fosse destinado ao sacrifício pacífico, visava proteger o povo da apostasia. Mesmo os animais destinados ao consumo doméstico deveriam ser trazidos à tenda da congregação. Vocês se lembram como era o sacrifício pacífico? O sacrifício era feito e a maior parte da carne era consumida pelo próprio ofertante e seus convidados. Então, enquanto o povo esteve no deserto, só se poderia comer carne quando se fizesse desta forma. Mas o que isso tem a ver com apostasia? Deus queria evitar que o povo caísse na tentação de oferecer sacrifícios a deuses estranhos (verso 7). Deus estava tão preocupado com a santidade de seu povo, que criou leis específicas para evitar que eles se expusessem à tentaçãoes desnecessárias.
      Não posso deixar de pensar em como a misericórdia de Deus é grande preservando seu povo desta forma. Da mesma maneira nós devemos nos abster de coisas que em si, não são pecados, mas que por causa do nosso coração corrupto, podem nos levar a pecar contra Deus. Tente identificar na sua vida situações como estas, em que você deveria ficar bem distante para não correr o risco de pecar. Para os Hebreus, era a questão de só sacrificar na Tenda da Congregação, e conosco? Será que deveríamos deixar de lado alguns amigos, alguns programas, deixar de ir a alguns lugares ou de ver determinadas coisas para evitar que pequemos? Como podemos nos separar deste mundo de maneira prática? Que atitudes poderíamos tomar para nos preservar, já que sabemos que temos um coração impuro, que rapidamente se desvia para o mal? " Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" Jeremias 17:9 Muitas coisas a Bíblia não proíbe especificamente, mas se desconfiarmos que aquilo nos levará a pecar, devemos abandonar em favor de nossa alma.

5 comentários:

  1. Como o apóstulo Paulo diz, devemos nos desembaraçar das coisas que nos desviam do nosso alvo principal, o Reino de Deus. Este deve ser sempre o nosso foco, nosso objetivo, e devemos deixar pra trás tudo o que possa nos atrapalhar, ou nos levar a pecar.

    ResponderExcluir
  2. um texto de Marcos me veio a mente...

    Marcos 9:45 "E, se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor antrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno(...)

    ResponderExcluir
  3. Deus criava leis a fim de evitar que o povo ficasse exposto à determinadas tentações para que o povo se tornasse cada vez mais santo e estivesse cada vez mais longe de pecar desnecessariamente.
    Podemos associar essa questão com as escolhas que nós, crentes, somos submetidos a fazer para não mancharmos a santidade de Deus. Coisas que as vezes parecem simples e "nada demais" podem nos levar a pecar seriamente, devido a nossa natureza pecaminosa. Devemos "selecionar" as nossas atitudes, o modo como lidamos com os nossos relacionamentos, o nosso tipo de amizade, as roupas que usamos, a maneira com que falamos diariamente para não corrermos o risco de estarmos de deixarmos o nosso coração impuro falar mais alto do que a nossa vontade e dever de obedecer à palavra de Deus. Falo por mim, mas garanto que todos os crentes da minha idade assinarão embaixo a minha colocação.. conseguir fazer esse tipo de seleção em meio a esse mundo pecaminoso é uma tarefa dificicicicilima! Muitos tentam se adaptar aos conceitos e atitudes dos ímpios para serem aceitos ou até mesmo, para evitar serem visto com maus olhos pelos seus "supostos" amigos do mundo. Lembremo-nos sempre que status na escola, no ambiente em que vivemos, e coisas do tipo, PASSAM.. mas a nossa responsabilidade perante Deus é eterna! Jamais devemos colocar as nossas relações com o mundo antes da nossa relação com Deus. Terminarei da seguinte forma, por mais clichê que possa parecer: "Sede santos porque EU sou santo."

    ResponderExcluir
  4. Achei bem interessante o versículo 11! nesse versículo temos uma das mais importantes afirmações teológicas, diz assim : ' Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma , porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida ' A vida é sagrada porque pertence exclusivamente a Deus. Como sinal de respeito pelo Criador e pela vida , os israelitas não poderiam comer sangue, pois a vida da carne esta no sangue...
    Interessantíssimo.

    ResponderExcluir
  5. DEUS aje de misericórdia conosco nos preservando mas ao mesmo tempo devemos fazer uma ''limpa'' na nossa vida e rever certas atitudes e conceitos. Devemos perceber que nosso coração é veloz para derramar sangue como diz a Biblia e constantemente vigiar para não pecar.

    ResponderExcluir