quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

                                       Levíticos 18 e 20


     Nestes capítulos Moisés dá instruções ao povo sobre como se manter distante das práticas ilegítimas relacionadas ao sexo. Os outros povos não tinham muitas restrições, tudo era permitido, e Israel não poderia de maneira alguma praticar os mesmos costumes morais e religiosos dos pagãos. A lista de práticas repugnantes que vemos aqui, nos mostra a condição do homem caído e revela a razão pela qual o Senhor ordenou a Josué o extermínio dos cananeus (verso 24 e 25).
     Primeiramente Moisés se refere a casamentos incestuosos, ou seja, entre parentes. Quando ele fala em "descobrir a nudez" ele se refere a relações sexuais. Depois ele lista outras práticas que deveriam ficar igualmente de fora, como o adultério:" não te deitarás com a mulher do teu próximo, para te contaminares com ela." (18: 20). Ele cita também a proibição de dedicar os filhos a Moloque, deus dos amonitas. Nestes sacrifícios os bebês eram arrancados dos braços de suas mães e lançados pelo sacerdote na estátua a Moloque, onde existia um forno acesso em que as crianças eram queimadas. Durante o ritual, os sacerdotes tocavam tambores para que os pais não ouvissem os gritos de seus filhos.
     Outra proibição clara neste texto é quanto ao homossexualismo (18:22). Os textos declaram a punição para este tipo de pecado: "serão eliminados do seu povo" (18: 29). Em Romanos 1 Paulo fala sobre isso e associa este tipo de pecado a total apostasia contra Deus. Por terem reduzido a verdade de Deus em mentira, isto é, em idolatria, Deus os entregou a paixões infames. Portanto, quando alguém se afasta de Deus pode sofrer consequencias terríveis, dentre elas a perversão moral, passando a pessoa a amar os atos mais errados e desgraçados.
     E como podemos nos colocar à parte de toda esta imundície? Não apenas não praticando-as, mas reprovando-as como Paulo nos adverte:" E não sejais cúmplices das obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só proferir é vergonha." Efésios 5:11. Vejam o que João Calvino diz interpretando este texto: "...devemos  abster-nos de toda associação, ou acordo, ou conselho, ou aprovação, ou auxílio de qualquer sorte... portanto, visto que os ímpios se refestelam em seus vícios, os quais desejam que permaneçam encobertos, ou sejam tidos na conta de virtudes, Paulo ordena que os mesmos sejam reprovados. Ele os qualifica de infrutíferos; não só porque são inúteis, mas também porque são, em si mesmos, nocivos. Mas quando vocês os reprovam, é como trazer à luz o que fazem, e isso para que se sintam envergonhados de sua própria degradação." É o mesmo que nos diz o verso 4 e 5 do capítulo 20 :" Se o povo da terra fechar os olhos para não ver esse homem, quando der de seus filhos a Moloque, e não o matar, então,eu me voltarei contra esse homem e contra a sua família e o eliminarei do meio do seu povo, com todos os que se prostituem com Moloque." Os que davam os filhos a Moloque recebiam a mesma pena dos que fingiam não ver!
     Não podemos nos calar, não podemos compactuar, não podemos fazer gracinhas nem piadas com ofensas tão sérias contra Deus "...nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos" Efésios 5:3. Também não podemos nos esquecer que Deus coloca estas ofensas contra a sua santidade no mesmo pé de igualdade (todas requerendo a pena capital): sacrifícios a Moloque, incesto, homossexualismo, consultas a necromantes, adultério; todos acendendo a ira de Deus de tal forma que Ele eliminaria do meio do povo para que não contaminasse Israel!

6 comentários:

  1. Moisés instrui Israel acerca das práticas ilegítimas vinculadas ao sexo e a família, incluindo o incesto,os sacrifícios de crianças,o homossexualismo e a bestialidade,como já foi falado no texto acima.
    A pena de morte é indicada para muitas ofensas demonstrando o grau de ira que Deus as via. Em outros casos, outras penalidades divinas são mencionadas , como a eliminação de dentre o povo ; essas penalidades divinas abrangem situações em que a detecção é difícil , ou em que solidariedade poderia tornar o chefe da família relutante em punir . Muito interessante

    ResponderExcluir
  2. Deus deixa claro nestes capítulos a gravidade do pecado na área moral. Uma das penas é de o infrator ser 'extirpado' do meio do povo de Israel, e o interessante é que com essa pena, Deus não só exclui o pecador contumaz para que ele não faça parte da comunhão dos santos(o que é uma bêncão de Deus, uma maneira de os santos se edificarem mutuamente) , mas também para que seus filhos não sejam contaminados pelo pecado daquele indivíduo, ou seja, uma forma de punir, mas também de preservar a parte fiel do Povo de Deus. Isso deve ser uma lição para os líderes das Igrejas(e para nós, futuros líderes), quando os mesmos tiverem de disciplinar ou até mesmo excluir quando estes se rebelarem contra a disciplina que deveria ser exercida pela Igreja.

    ResponderExcluir
  3. A melhor junção de textos nesse sentido.A bíblia é bem clara com relação a esses assuntos (homossexualismo,relações antes do casamento,etc)e é muito comum ver isso hoje em dia, até mesmo no meio da igreja.Nos últimos textos vistos,até em levíticos,vimos que não é uma boa idéia ir em contradição com as leis do Senhor.Principalmente quando se conhece a palavra de Deus.Infelizmente isso tem se tornado algo muito comum no mundo, e não podemos nos deixar levar por essas coisas mundanas.Por mais que já tenhamos isso em consciência é muito bom ver que essa é,realmente, a verdade.

    ResponderExcluir
  4. uma coisa que eu achei bem interessante. foi em relação as questoes sobre incestos...

    pois, biologicamente falando, se parentes descobrirem a nudez um do outro, o filho gerado pode nascer com problemas genéticos, ou algo do genero...
    mostrando a punição de Deus para esse pecado de forma ordinária em nossas vidas... e muitas vezes não relacionamos!

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, esses pecados terríveis(tais como homossexualismo, adultério, etc) tem sido tratados, cada vez mais, como coisas "normais" e que devem ser aceitas. Cabe a nós crentes, porém, rejeitá-las por completo, nos tornando luz em meio as trevas. Jamais devemos ficar calados com relação a essas questões. A palavra de Deus é bem clara com relação a isso.

    ResponderExcluir
  6. Devemos reprovar sempre sempre e sempre essas atitudes mundanas, isso é tão serio. Estamos falando das coisas de DEUS, devemos estar sempre reprovando e indo contra toda imundicia desse mundo. Não com orgulho mas com misericordia pq é pela graça e misericordia de DEUS que não estamos como eles que vivem nas suas paixoes mundanas. ''vigiai e orai''

    ResponderExcluir