quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

                                             Levíticos 19


     As diversas leis do capítulo 19 estão sintetizadas no versículo 18: " Amarás o teu próximo como a ti mesmo". A expressão "Eu sou o Senhor" encontra-se 16 vezes em 37 versículos, indicando que a moralidade se baseia no temor de Deus. A verdadeira santidade manifesta-se nos atos de bondade para com os necessitados,no respeito para com os que têm defeitos e no fazer justiça aos indefesos (19:9 e 10,14, 20); também não defraudando ou roubando a ninguém, pagando com pontualidade ao trabalhador, atuando com justiça e imparcialidade (19:11, 13, 15), não difamando a outros, antes, perdoando-lhes as faltas (19:16-18).
     Vemos o cuidado especial que Deus tem para com o mais fraco, o mais pobre, o estrangeiro e em que se faça justiça. O mesmo Deus que quer ser temido e amado, exige de nós respeito e amor ao nosso semelhante. Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Este é o resumo da lei, como disse Jesus.

6 comentários:

  1. Deus não exige de nós nada que não tenha feito por nós, Ele ordena que sejamos compassivos e justos ao mesmo tempo, sem pesar mais para um lado ou para o outro. Achei também muito interessante o versículo 34 onde Deus diz:" Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o SENHOR vosso Deus". Deus nos manda amar ao próximo como Ele mesmo nos amou, entregando seu próprio Filho para nos salvar, Deus é o verdadeiro exemplo a ser seguido e este versículo deixa isso bem claro.

    ResponderExcluir
  2. Devemos amar o nosso proximo como a nós mesmos, dificil, mas quem não ama seu proximo não pode amar a DEUS. As leis de DEUS devem ser cumpridas, devemos leva-las a serio. Não podemos humilhar os fracos , pobres porque não é por merito nosso que estamos em uma situação melhor e sim de DEUS. Devemos vigiar para nao cair em pecados reprovados diante de DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Esse resumo da lei é de suma importância. Devemos estar sempre em comunhão com o nosso próximo, amando-o, ajudando-o, tratando-o com respeito e sempre agindo com justiça. Assim como Deus nos ama e tem cuidado para com nós, devemos amar o nosso próximo.

    ResponderExcluir
  4. Uma lei muito séria é a de amar ao próximo.Tem um texto na bíblia que diz mais ou menos assim:"Se tu não amas a teu irmão, a quem vês , como podes amar a Deus,a quem não vê".Não quer dizer pura e simplesmente isso que lemos, mas também que se tu não amas a teu irmão, não amas a Deus, independentemente de achar que ama.Amar a Deus, não significa, pura e simplesmente amá-lo, e sim andar segundo seus decretos,vivendo consequentemente uma vida de santidade.

    ResponderExcluir
  5. Como Deus nos ordena , devemos amar nosso próximo ,como a nós mesmo ,ter comunhão com ele ... ELE nos ama,e devemos amar o próximo também . muito interessante .

    ResponderExcluir
  6. uma coisa que me chamou a atenção foi o versículo de número 23.
    há um comentário na Bíblia de Genebra a seu respeito...

    "Os primeiros frutos, assim como os primogênitos do gado e das crianças deveriam ser dedicados ao Senhor (Êx 22.29-30; 23.19), porquanto Israel era o primogênito de Deus, consagrado a ele (Êx 4.22)"

    ResponderExcluir