segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

                                     Levíticos 22


     Aqui mais uma vez é ensinado que do sacerdote se requer mais do que do povo. Este precisava se abster de coisas que eram permitidas ao povo em geral, mas que ele deveria renunciar. O padrão de santidade para o secerdote era mais elevado do que para o povo, e o objetivo era que ele fosse exemplo para o povo. Além disso,quanto mais perto de Deus, tanto mais sagrada a sua posição e tanto mais apartado do profano ele deveria estar. E para o sumo sacerdote as exigências eram ainda maiores do que para os sacerdotes. Na nova aliança as coisas não são diferentes. Exige-se de um ministro que ele esteja acima dos padrões do povo. " É necessário, portanto, que "o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sobre disciplina, com todo o respeito..." I Timóteo 3:2 a 4. Não que estas qualificações não precisem ser buscadas por todos os homens crentes. SIM, eles devem persegui-las, mas do ministro elas são exigidas. Sem estas qualificações todas, um homem jamais poderia ser levado à condução do povo de Deus.
     Um versículo que muito me chamou a atenção foi o 25 :" Também da mão do estrangeiro nenhum desses animais (com os defeitos citados no verso 24) oferecereis como pão do vosso Deus, porque são corrompidos pelo defeito que há neles; não serão aceitos a vosso favor." Somente os animais sem defeito poderiam ser sacrificados ao Senhor, pois só se poderia dar a Ele o que houvesse de melhor e porque a santidade do sacrifício era simbolizada por um corpo físico perfeito. Quando ele diz que o defeito do animal(cegueira, mutilação, sarna, impingen etc),por menor que seja, corrompe todo o animal, o mesmo ocorre com o nosso pecado. O mesmo "pequeno" pecado, corrompe todo o nosso ser, nos tornando inaceitáveis diante de Deus. Se porventura conseguissemos cumprir toda a lei e tropeçássemos em apenas um mandamento, já seríamos condenados. Da mesma forma que um pequeno defeito corrompia todo o animal e impedia que ele fosse sacrificado, apenas um pecado é suficiente para nos condenar. Por isso a necessidade da vinda do Messias, de um cordeiro sem mácula, que tirasse o pecado do povo de Deus!

4 comentários:

  1. Engraçado, todas as exigencias dos sacerdotes servem pra nós tambem, devemos perceber se estamos falhando nisso. E devemos observar se nossos pastores e mestres tem tais qualificaçoes, porque se nao, nao são aptos para estar a frente da igreja.

    ResponderExcluir
  2. Todos nós devemos andar em santidade, mas com os sacerdotes era ainda mais "sério". Todas as coisas que são requeridas aos sacerdotes são requeridas a nós também. Assim como qualquer deveito que o animal tivesse, o tornava inaceitável, qualquer pecado que cometamos também corrompe o nosso ser. Devemos vigiar sempre, para buscar sermos cada vez mais santos.

    ResponderExcluir
  3. Para que um homem conduza o povo de Deus, ele precisa ser irrepreensível, um verdadeiro exemplo para o povo de Deus, pois ele estará à frente das ovelhas de Cristo. Ele deve ser um exemplo em conduta, santidade e devoção. E não só nossos líderes devem ser assim, mas TODOS os crentes. Devemos ter Cristo como exemplo, buscando sempre a sua vontade, mesmo que nunca cheguemos à liderança de uma igreja.

    ResponderExcluir
  4. uma coisa bastante importante percebida no texto é a questao do jugo desigual.

    desde sempre uma coisa muito pregada

    ResponderExcluir