quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

                                    Levíticos 24:17 a 23


     "Quem matar alguém será morto...se alguém causar defeito em seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito: fratura por fratura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará." (versos 17,19 e 20). Sempre que ouvimos a famosa máxima: "olho por olho, dente por dente", voltamos nosso olhar para a vingança. Sempre que falamos isto, é numa referência à violência. Mas esta atitude é um completo desconhecimento do significa a lei de talião. Esta lei visava, na verdade, promover leis que fossem compatíveis com a ofensa. Vocês se lembram o que aconteceu com Lameque lá em Gênesis 4 ? Ele matou um homem que havia lhe ferido e outro por que lhe pisou! Violência desproporcional ao mal causado. Era isto que a lei de talião queria evitar. Cada ofensa deveria ter uma pena à altura. O que matou um homem, deveria ser morto. Quem matasse o animal do próximo, deveria restituí-lo. Quem arrancasse um olho, deveria ter o seu arrancado. Proporcionalidade. Justiça!
     Deus é Deus justo e não admite que o homem queira ser "mais justo do que ele" aplicando punições severas demais em casos que não há necessidade. O objetivo de Deus em estabelecer estas leis, era para que não houvesse vingança pessoal, mas o cumprimento exato da justiça, expressa na lei de Deus. E esta justiça deveria ser exercida pelas autoridades (era uma justiça pública), e não pelo  ofendido.
     Que grande ensinamento para nós! Até o nosso senso de justiça é deturpado pelo pecado, pois se fosse-nos dado o poder de arbitrar sobre as faltas cometidas contra nós, certamente seríamos muito severos. Se ao contrário, nós tivéssemos que legislar sobre uma falta que nós cometemos...aí a pena seria leve! Devemos sempre amar e temer ao Senhor, que nos mostra aqui outro atributo impressionante: sua justiça!

4 comentários:

  1. Esta é uma das razões pelas quais Deus põe autoridades no comando de seu povo, para que o ofendido não aplique uma punição que vá além da que o ofensor realmente merece, para que haja uma punição justa, e um julgamento imparcial. Deus é justo e exige justiça de nós para com o nosso próximo e exige também, que cumpramos a sua lei e nos submetamos às suas penas.

    ResponderExcluir
  2. A bíblia nos ensina a viver de um modo, diferentemente do que ensina o mundo.Não se paga o mal com o mal, e sim o mal com o bem.Esse pecado (de se pagar o mal com o mal) é muito grave.Já vimos, no início de levíticos,a consequência desse pecado - não só desse pecado,mais de qualquer outro desde que não haja um sério arrependimento, que só acontece por intermédio de Cristo,por sua misericórdia - a morte.

    Falando a respeito dos dois últimos parágrafos do texto postado: Mostra o nosso egoísmo e muitos outros pecados além desse.Mostra que sem Deus em nossa vida, sem ele para controlá-la, quem seriamos nós?Iríamos querer sempre o nosso melhor, e nunca o bem dos outros,desigualdade nas penas, a nosso favor (independentemente do ato).A cada dia que passa dá mais tristeza,de certa forma, porque chegamos a conclusão que merecíamos mesmo morrer, de quem somos nós e de quão misericordioso é Deus para conosco.

    ResponderExcluir
  3. Essa questão do "olho por olho" e "dente por dente" é bastante interessante e expressa de forma clara quão grande é a justiça de Deus e assim, quão imerecedores de sua salvação nós somos. Já ouvi muitos ímpios dizerem que não concordam com essa questão. A maioria deles também não concordam com a pena de morte. Creio que isso se deve ao fato de eles não entenderem o sentido real dessas expressões. Estejamos sempre atentos para que o nosso senso de justiça jamais seja deturpado pelo nosso pecado.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom essa explicação porque muitas pessoas acham que não deveria ter pena de morte, mas pena de morte é algo estabelecido na biblia para que aja justiça e não vingança. E muito interessante a parte que fala se nós nos julgassemos sempre julgariamos a nosso favor, por isso deve existir a lei porque por nós mesmos fazemos o que queremos não o que DEUS quer.

    ResponderExcluir