terça-feira, 21 de dezembro de 2010

                                    Levíticos 26:40 a 46


     "Mas se confessarem a sua iniquidade e a iniquidade de seus pais..." Que maravilhosa promessa de perdão! A Palavra de Deus nos garante que se confessarmos os nossos pecados, se nosso coração incircunciso se humilhar, então ele se lembrará da aliança feita com seu povo.
     Apesar da promessa de perdão, Deus em momento nenhum nos isenta de nossas responsabilidades nos atos que cometemos. Quando a palavra diz que "tomarão eles por bem o castigo da sua iniquidade, visto que rejeitaram os meus juízos e a sua alma aborreceu dos meus estatutos", fica claro que o pecado não é coisa de menor importância, fica claro a gravidade do pecado. Deus perdoa, trás o povo para junto de si, mas em momento nenhum promete retirar de sobre nós as consequencias terríveis dos pecados que cometemos. Repare que o Senhor diz que "mesmo assim, estando eles na terra dos seus inimigos, não os rejeitarei, nem me aborrecerei deles para consumi-los e invalidar a minha aliança...". Assim o Senhor age com seu povo, perdoa o seu pecado, o trás para junto de si e aplica sua disciplina! Assim nos ensina o apóstolo Paulo: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6:7. Quando ele diz que de Deus não se zomba, é por causa das pessoas que pecam e acham que podem fazer uma oração emocionada e automaticamente, como num passe de mágica, tudo se desfaz, tudo passa a ser como antes, acham que as consequencias não virão. Mas a Bíblia nos ensina a temermos o pecado, não só por ferir a santidade de Deus, mas também por causa dos frutos amargos que muitas vezes temos que carregar para o resto de nossas vidas, mesmo já tendo sido perdoados.
     Outra lição que devemos aprender é que a Bíblia exige de nós que nos submetamos a disciplina de Deus quando pecamos, de forma alegre. Não podemos nem pensar em murmurar, ainda que a disciplina seja severa. Afinal, a Bíblia nos adverte que assim será, e se pecamos, devemos assumir as consequencias. Isaías fala lindamente sobre isso:" Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito..." Isaías 57:15. Segundo a Bíblia de Genebra, este homem que é descrito como contrito e abatido de espírito, é aquele que se submete à lei de Deus e se arrepende sob o seu castigo! Ele não murmura, não reclama, não se acha imerecedor de tal sofrimento e disciplina. Não! Ele sabe que pecou contra o Senhor e está sendo punido por isso. Ele sabe que seu sofrimento atual é fruto do pecado e da rebeldia plantados tempos atrás.
     E graças a Deus por isso! Ele só age assim com seu povo. Com o ímpio é diferente: "...aos loucos a sua impressão de bem estar os leva à perdição" Provérbios 1:32 Eles pensam que escapam da ira de Deus por não verem o castigo imediato. Isto é juízo, juízo eterno!
     Mas a nós, seus filhos, nos é dada a possibilidade de arrependimento, de reestabelecimento á comunhão com Deus. O preço que tempos que pagar pela nossa desobediência muitas vezes é alto, mas nada comparado à alegria de sermos restituídos à comunhão com o Pai! 
     

6 comentários:

  1. Que grande promessa de DEUS, que se nos arrependermos nossos pecados serão perdoados mas ... as pessoas acham que só porque foram perdoadas não serão disciplinadas e DEUS não fala isso. Cada um tem que arcar com as consequencias do seu pecado. E que benção é ele nos disciplinar porque ele podeira fazer igual aos impios e nos deixar no nosso pecado até chegar o dia final e irmos pro inferno mas não ele nos perdoa e nos leva a junto dele.

    ResponderExcluir
  2. Esse trecho mostra de forma muito elucidativa a graça e a benignidade de Deus para com seu povo. Mesmo depois do pecado, Deus abre a chance de arrependimento, para voltar a aproximar-se do povo, não excluindo a punição do pecado. Pois as conseqüência que são conferidas à nós, diante dos pecados que cometemos, não são para condenação, quando escolhidos, e sim para aproveitamento. Por isso que não podemos reclamar quando estamos sob a disciplina do Senhor, quando nos disciplina ele mostra que se preocupa conosco, nos ama e quer que estejamos preparados para andar no seu caminho. Um ótimo exemplo que podemos tomar, onde um homem pecador reconhece seu erro, e assume sua disciplina, é Davi, um verdadeiro homem de Deus. "Tendo chegado o rei Davi a Baurim, eis que dali saiu um homem da família da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera; saiu e ia amaldiçoando. Atirava pedras contra Davi e contra todos os seus servos, ainda que todo o povo e todos os valentes estavam à direita e à esquerda do rei. Amaldiçoando-o, dizia Simei: Fora daqui, fora, homem de sangue, homem de Belial; o SENHOR te deu, agora, a paga de todo o sangue da casa de Saul, cujo reino usurpaste; o SENHOR já o entregou nas mãos de teu filho Absalão; eis-te, agora, na tua desgraça, porque és homem de sangue. Então, Abisai, filho de Zeruia, disse ao rei: Por que amaldiçoaria este cão morto ao rei, meu senhor? Deixa-me passar e lhe tirarei a cabeça. Respondeu o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Ora, deixai-o amaldiçoar; pois, se o SENHOR lhe disse: Amaldiçoa a Davi, quem diria: Por que assim fizeste? Disse mais Davi a Abisai e a todos os seus servos: Eis que meu próprio filho procura tirar-me a vida, quanto mais ainda este benjamita? Deixai-o; que amaldiçoe, pois o SENHOR lhe ordenou. Talvez o SENHOR olhará para a minha aflição e o SENHOR me pagará com bem a sua maldição deste dia." 2Samuel 16.5-12

    ResponderExcluir
  3. Cristo morreu para que nossos pecados fossem perdoados, mas isso não nos isenta da culpa nem das consequências de nossos pecados. Deus nos perdoa, mas nos disciplina, pois somos filhos e não bastardos. Isso é prova do amor de Deus! Apesar de pecarmos contra Ele, Deus NUNCA vira as costas para seus escolhidos, mas não tira seu castigo, para que possamos aprender com nossos erros, e não pecarmos mais.

    ResponderExcluir
  4. esse texto me fez lembrar das palavras ditas pelo pastor em um domingo passado (eu acho)...

    que isso é o uma caracteristica de que Deus passou para os homens, mas só Deus a tem na sua plenitude... que é a paternidade.

    Deus é nosso Pai, e como tal estará sempre nos direcionando para a Sua Palavra; se nos vir no pecando irá nos disciplinar para que nao caiamos mais nele; e estará de braços abertos para perdoar Seus filhos arrependidos.

    ResponderExcluir
  5. Jamais devemos pensar que podemos pecar incessantemente, e depois, ao pedirmos perdão, Deus nos isentará das consequências. Temos responsabilidade pelos pecados que cometemos, e ao invés de aderir a essa forma de pensar, devemos estar atentos para não pecar e ferir a santidade de Deus.
    Deus só age assim com os seus filhos, não age assim com os ímpios... mal sabem eles o que os espera. Mas nós não. Nós temos a oportunidade de nos arrependermos e de nós "retratarmos" com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Neste texto ele nos mostra que se preocupa conosco, nos ama e quer que estejamos prontos para seguir seu caminho. Se nós pecarmos alguma vez, ele ira nos disciplinar, ELE não nos deixa pecar, sempre esta nos direcionando para a sua PALAVRA. Isso prova o amor que ELE tem por nós. E sempre devemos nos arrepender dos nossos pecados e atos errados.

    ResponderExcluir