quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

                                      Números 1

        Os relatos que encontramos em Números também foram escritos por Moisés. Os acontecimentos descritos aqui ocorrem 13 meses após a saída do povo do Egito. Eles passaram quase um ano no Sinai, onde receberam a lei, construiram o tabernáculo e agora estavam prontos para marchar pelo deserto rumo à terra prometida. Aliás, o nome deste livro no original hebraico significa "no deserto". Números é uma versão grega por causa dos dois censos realizados, o primeiro assim que o povo começa sua marcha, e o segundo ao chegar à terra prometida.
     Segundo Paul Hoff, " Numeros é um dos livros mais humanos e tristes da Bíblia. Mostra como os hebreus fracassaram em cumprir os ideais que Deus lhes havia proposto...perderam a pequena fé que haviam tido e quiseram voltar ao Egito. Daí começaram suas peregrinações que duraram trinta e oito anos. Não obstante, Números relata detalhadamente só a história do primeiro e do último ano, pois nos anos intermediários de apostasia nada aconteceu de valor religioso permanente. É uma história trágica de falta de fé, de queixas, murmurações, deslealdade e rebelião. Como consequencia, quase toda a geração que havia presenciado as maravilhas do livramento do Egito pereceu no deserto sem entrar na terra prometida. Somente três homens, Moisés, Josué e Calebe, sobreviveram até ao fim do relato do livro. E somente dois dos três, Josué e Calebe, entraram em Canaã."
     Se vocês somaram, vão perceber que o número de homens de 20 anos para cima era de 603.550, sem contar os da tribo de Levi, mulheres e crianças. Era uma imensa multidão, por isso era necessário estabelecer leis e ordem e organizar as tribos. Este foi o objetivo do censo neste primeiro capítulo. Israel estava se dirigindo para tomar a terra de Canaã e precisava arrolar os homens e prepará-los para a guerra. A tribo de Levi era isenta do serviço militar obrigatório. Eles deveriam cuidar das coisas sagradas do santuário, e eram a guarda especial do Tabernáculo.
     Através da leitura deste livro sagrado, vamos aprender como Deus supria as necessidades do seu povo e os livrava dos seus inimigos, apesar das queixas e murmurações, da falta de fé e da ingratidão de Israel.

6 comentários:

  1. Neste texto vemos claramente o amor de Deus sobre o seu povo , sempre suprindo suas necessidades e como você disse ,livrar dos seus inimigos.

    'Números é um dos livros mais humanos e tristes da Bíblia.'
    lendo a roda de rodapé percebi o quão triste é esse texto , pelo menos,o primeiro capítulo.

    ResponderExcluir
  2. Neste capítulo vemos a preocupação de Deus em relação ao seu povo, um povo que tinha sido o "destinado" à terra santa. Mostra que Deus, quando o povo está andando nos caminhos dele, sempre auxilia e guia para melhor desenvolvimento físico e espiritual. O Senhor dá todas diretrizes para o povo, para que pudesse separar o seu exército, e se preparar para possíveis momentos de tribulação. Deus mostra que mesmo com a sua onisciência, sabendo que grande parte do povo iria cair no deserto, ele não deixa de agir com sua lealdade, bondade e sua imensa misericórdia com o povo que o segue.

    ResponderExcluir
  3. Devemos aprender com o exemplo do povo em Números. Apesar de estarem peregrinando, Deus não os desamparou, mas mesmo assim eles pecaram contra Deus e se rebelaram contra Ele, mostrando fraqueza na fé em Deus. Apesar das dificuldades Deus não nos deixa a nossa própria sorte, pelo contrário, está sempre nos guiando e nos guardando.

    ResponderExcluir
  4. Já lemos o livro de Exodo, de Levíticos e agora começamos a ler Números. Nesse primeiro capítulo nós aprendemos que o censo foi criado para organizar a tribo, e preparar os homens pra guerra, entre outras coisas. Como nós sabemos, Deus supre as necessidades do seu povo e os protege do mal, como fez com a tribo de Levi, que não tinha as mesmas obrigações que as demais tribos, ficando encarregada de cuidar do que era sagrado.
    E o número de pessoas é impressionante.. não tinha parado pra contar.

    ResponderExcluir
  5. O texto é realmente muito triste , é isso que o pecado faz o texto é triste por causa do que o povo fez contra DEUS. Dentre mais 603.550 pessoas só sobreviveram 3 !!! Isto é uma mostra do que o pecado faz em nossa vida, é um mal tremendo e devemos estar constantemente evitando-o.

    ResponderExcluir
  6. eu achei muito interessante o fato da tribo de Levi nao ser contada e ficar encarregada de guardar o Tabernaculo.

    fiz, na minha cabeça, um paralelo com a familia instituida por Deus.

    onde o Pai, o cabeça, vai a lutar para sustentar sua familia e a mae fica para cuidar da casa e da criação correta de seus filhos. (criando-os unicamente para Deus.

    ResponderExcluir