segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

                                     Números 3 e 4


     Primeiramente vemos no capítulo 3, Deus requerendo no lugar dos primogênitos, a consagração dos da tribo de Levi. Eles ficaram incumbidos de cuidar do tabernáculo, e do ministério nos aspectos externos, enquanto só os sacerdotes oficiavam o culto cerimonial. Os filhos de Levi eram três: Gérson, Coate e Merari. Estes descendentes formavam três divisões, e cada uma tinha uma tarefa específica. Seus deveres eram ajudar no transporte do tabernáculo quando o povo mudava o lugar de acampar no deserto, e formar guarda quando estivessem parados. Cada grupo era responsável pelo transporte de materiais específicos, designado pelo próprio Deus, numa demonstração clara da profunda reverência com que as coisas relacionadas ao culto deveriam ser manejadas.
     Da mesma forma, no Novo Testamento, Deus orienta a sua igreja a escolher líderes de acordo com os critérios da Escritura. Lemos em I Timóteo 3:1 a 13, as condições exigidas, não por nascimento, como os levitas, mas agora com qualificações específicas que estes homens tinham que demonstrar como forma de confirmar o chamado de Deus para exercer o ministério. Note que um homem quando vai para o seminário, por exemplo, já deve demonstrar todas aquelas características. Eles não devem desenvolvê-las com o tempo de ministério! São condições para ingressar no sagrado ministério.
     Neste texto vemos também, como em Números, a divisão do trabalho na casa de Deus, vemos o próprio Deus organizando a sua Igreja. Os pastores e presbíteros no encargo da ministração da Palavra, do ensino e do pastoreio, os diáconos cuidando da parte da assistência aos mais pobres da igreja. Tudo instituído por Deus para o bom andamento da igreja, da forma que ele mesmo determinou que fosse. Fugir a estes padrões escriturísticos é incorrer em grande erro!


       

7 comentários:

  1. é triste vermos que hoje em dia a liderança na igreja nao é nenhum pouco levada a serio.

    é por isso que as igrejas estao como estao!

    ResponderExcluir
  2. Para se exercer o ministerio devia-se ter uma serie de qualificações , mas o que os crentes não sabem é que todas essas qualificações servem para todos os crentes , não necessariamente só para pastores e mestres , mas todos devem demontrar essas qualificações que mostram que a pessoa é crente ou não.

    ResponderExcluir
  3. O que chamou a minha atenção nesse capítulo, - o 3, para ser mais específico - foi o respeito, a dedicação a reverência dada às coisas do reino de Deus.Cada pessoa tinha uma função específica.Aí foi que eu pensei:será que damos a atenção,a importância,e que temos a reverência que tinham os sacerdotes,naquele tempo?Será que é aceitável aos olhos de Deus que,nós,crentes,vivamos uma vida onde não damos tanta importância assim às coisas relacionadas ao seu reino?

    ResponderExcluir
  4. TUDO em relação a Deus deve ser levado a sério! Principalmente a liderança de seu povo. Para liderar a igreja, um crente deve ser EXEMPLAR

    ResponderExcluir
  5. No capítulo três nós vemos a reverência com que as coisas do culto deveriam ser tratadas. Aliás, devemos sempre lembrar que tudo o que se refere ao culto a Deus, deve ser tratado da forma mais reverente e santa possível. É uma pena que muitas igrejas hoje percam o foco do culto, que no caso é a pregação da palavra.
    Vemos agora também a seriedade na escolha dos líderes da igreja. É somente dessa forma que a igreja pode andar bem e seguindo a vontade de Deus. Sem os verdadeiros líderes e sem a fiel pregação, não tem como! Muitos falsos mestres estão se fantasiando de verdadeiros líderes e enganando a muitos fieis. É dever nosso agradecer a Deus por termos a oportunidade de escutar a fiel pregação e devemos também orar pelos fieis que não tem a mesma oportunidade e "sorte" que a gente, a fim de que eles possam sair dessa situação, desmascarando esses "lobos vorazes".

    ResponderExcluir
  6. Podemos ver claramente que a igreja naquela época deveria e era levada a sério , suas lideranças e etc. Na verdade tudo relacionado a Deus DEVE ser levado a sério, principalmente a igreja , local de culto e adoração a ELE .

    ResponderExcluir
  7. Desde de o começo como vemos, Deus designou homens preparados e escolhidos para cuidar e ser responsável pelas coisas relacionadas à Ele. No Antigo testamento tinham os levitas, como falam esses capítulos, e eram homens com uma grande responsabilidade, e demonstravam isso. No Novo testamento, vemos de novo uma nova designação de um grupo responsável pelas coisas de Deus, os pastores, presbíteros e diáconos. O único problema é que desde que esse novo grupo foi criado, a importância dada às coisas da casa de Deus diminuiu, e de tempos em tempos a Igreja foi se perdendo, se distanciando da verdadeira palavra. É só olhar a situação da Igreja Cristã atual, tanto pastores quanto presbíteros e diáconos perderam o temor e tremor de Deus, e cada vez mais vemos erros de doutrina.

    ResponderExcluir