terça-feira, 28 de dezembro de 2010

                                    Números 5

     Vemos aqui a lei referente a expulsão dos impuros de dentro do arraial do povo de Deus. O âmago destes versículos se encontra no finalzinho do terceiro: "...para que não contaminem o arraial, no meio do qual eu habito." Para preservar o povo das impurezas físicas e daquelas causadas pelo pecado, a lei era clara: lançar a pessoa para fora do arraial.
     Também no Novo Testamento, vemos exemplos claros de que Deus pretende conservar seu povo distante das influências dos que se dizem parte do povo de Deus, mas na verdade não o são. Em I Coríntios 5, vemos Paulo exortando aquela igreja a tomar providências severas no caso do rapaz que estava em adultério com sua própria madrasta, leiam o texto e vejam as semelhanças com a ordenança de Números: "Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai. E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultrage praticou?" Também em Mateus 18:15 a 20, Jesus ensina a lidar com o pecador impenitente (aquele que, mesmo advertido não se arrepende):"Se teu irmão pecar contra ti, vai arqüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano." Considerar alguém assim significa exatamente excluí-lo do corpo de Cristo. Paulo ainda fala em entregá-lo a Satanás, e sobre isso, Calvino argumenta:"Porque 'entregar a Satanás' é uma forma adequada de descrever a excomunhão; visto que, enquanto Cristo reina dentro de sua Igreja, Satanás reina fora dela...portanto, em virtude de sermos recebidos à comunhão da Igreja e de permanecermos nela na condição de que estamos sob a proteção e responsabilidade de Cristo, afirmo que a pessoa que é afastada da Igreja está, de certa forma, entregue ao poder de Satanás, porquanto se acha alienada e excluída do poder de Cristo."  
     No comentário sobre Mateus 18, a Bíblia de Genebra ressalta outro aspecto importante sobre o que significa considerar um pecador contumaz  como gentio e publicano."Tais indivíduos devem ser cortados da comunhão e suspensos das plenas relações sociais com outros irmãos." Esta medida nos remete de novo ao nosso texto de Números. Afastamento total! Não só para evitar a contaminação, mas para nos lembrar o tempo todo da seriedade do pecado, e como ele deve ser exemplarmente punido.
     Na seqüencia do texto de Números(11 a 30), vemos outro exemplo de que o pecado, mesmo que não houvesse sido presenciado por ninguém, deveria ser punido. Era o caso da suspeita de adultério. Na dúvida, o caso não deveria ser 'abafado', mas levado ao sacerdote para que a verdade viesse à tona. E o principal motivo de toda esta seriedade tanto no Novo, quanto no Antigo testamento é um só: Deus habita no meio do seu povo!         

6 comentários:

  1. Achei muito interessante o modo que eles usavam pra descobrir se a mulher estava em adulterio , ou não.Era um castigo merecido porque além de ter adulterado ainda mentia diante do seu sacerdote: (v.28)'Se a mulher se não tiver contaminado , mas estiver limpa , então , será livre e conceberá'

    ResponderExcluir
  2. Em relação à paga do pecado nos versos do início nós já tínhamos lido sobre isso, e é muito interessante, pois Deus estipula um modo de se "desculpar" pelo pecado cometido. Mais o que achei mais interessante foi em relação à mulher adúltera. Nós vemos, só pelo jeito que era feito, qual era e ainda deveria ser a importância dada ao matrimônio. O casamento não era tratado com desdém como atualmente, e sim era uma das instituições mais importantes criadas por Deus para seus filhos. Vemos também quão forte era a conseqüência do pecado de adultério, não era uma coisa qualquer, apesar de não haver diferença entre pecados, este pecado ganhava uma importância maior. Pois Deus é o Deus da família, ele à instituiu, e ele mesmo tem com a Igreja a mesma união, por isso dá à essa instituição essa tal importância!!

    ResponderExcluir
  3. Essa passagem nos ensina que devemos obedecer a lei de DEUS e expulsar gentios da sua santa igreja ! O problema de muitas igrejas hoje em dia é que elas não fazem tal ordenança o que é muito ruim, todos os pecadores que não se arrependem do seu pecado devem ser lançados fora da comunhão santa .

    ResponderExcluir
  4. Percebemos nesse capítulo tanto a seriedade desse pecado, como a necessidade de preservar o povo de Deus do contato com isso. Esse post me fez lembrar esse trecho "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores."
    É de extrema importância que nos afastemos dos impuros e desse pecado, a fim de que nos santifiquemos cada vez mais e não contaminemos o povo de Deus, preservando-o. Quanto mais longe estivermos dessas influências, mais difícil será que caiamos. Por isso também é sempre bom que filtremos de forma especial o que nós assistiremos na tv, por exemplo, as nossas amizades. Devemos estar cada vez mais longe do pecado e buscar sempre em primeiro lugar a santidade e a glória à Deus.

    ResponderExcluir
  5. Este texto é bastante interessante e mostra a seriedade da comunhão que existe entre os crentes. A exclusão do arraial não só 'protege' o povo de Israel da contaminação como também pune o pecador contumaz.

    ResponderExcluir
  6. Lendo um texto como esse é que agente vê a seriedade,que deve ser e que é algo como o casamento (algo instituído por Deus).Muito legal também o modo para se saber se a mulher havia adulterado ou não.Castigo justo para aquelas que adulteravam.Falando em justiça ... muitas pessoas no arraial achavam injustiça de Deus expulsar aquelas pessoas do arraial.Deus tinha um propósito e que demonstrava seu amor e misericórdia por seus filhos.Preservando-os das más convivências e companhias.

    ResponderExcluir