quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

                                    Números 6


     Nos primeiros 21 versos deste capítulo, vemos a descrição dos votos do nazireado. A palavra nazireu significa 'separado' ou 'consagrado'. Este era um voto que se fazia ao Senhor voluntariamente, salvo em casos especiais como o de Sansão. Este voto poderia ser feito por um tempo determinado, ou poderia ser um voto perpétuo, para toda a vida, como no caso de João Batista. O objetivo do voto do nazireu era viver em maior santidade, consagrando-se a Deus.
     Eram três as exigências que um nazireu deveria cumprir, e cada uma delas tinha o seu significado:
     a) O nazireu tinha que, no período do seu nazireado, se abster do vinho e de todo fruto da vide. A uva e o vinho eram considerados elementos que traziam alegria e prazer ao homem. Abstendo-se, o nazireu estava declarando que nada nesta vida poderia lhe proporcionar a alegria que a comunhão com Deus lhe dava. Além disso, ele, como o sacerdote, deveriam se afastar da bebida para estar em melhores condições, donos de suas atitudes, para melhor servirem a Deus.
     b) Os cabelos não deveriam ser cortados. Esta atitude servia para mostrar que  o nazireu não estava preocupado com adornos humanos, era também uma demonstração pública, para que todos pudessem ver, que aquele homem havia tomado o voto, e que consagrara sua vida a Deus. 
     c) Ele não poderia tocar um corpo morto, nem se a pessoa fosse da família, porque o nazireu era santo para o Senhor, assim como o sacerdote. Esta proibição era feita porque Deus queria ensinar ao seu povo que a morte deveria ser lembrada como a pena para o pecado e também era uma medida para se prevenir doenças no arraial. 
     Todas estas considerações sobre o voto do nazireado, me fazem pensar em que atitudes tomamos hoje, conscientemente, para nos santificarmos a Deus. Será que nos preocupamos em buscar nossa satisfação em Deus (a)? Será que temos uma marca distintiva dos demais (b), que quando olham pra nós, pela nossa aparência, nos distinguem dos demais? Minha preocupação excessiva com a aparência tem me feito dar maior importância ao que é visto pelos homens do que o que é visto por Deus? Tenho me aproximado demais e até ousado 'tocar' em coisas impuras(c)? Hoje não deixamos nosso cabelo crescer, nem deixamos de tomar vinho ou de vestir nossos mortos, mas que atitudes práticas temos tomado para nos diferenciarmos do mundo? Do que precisamos nos afastar ou nos abster para estarmos mais santos, mais perto de Deus?
     Assim como o povo levava sobre si o nome do Deus da aliança, quando aquela bênção sacerdotal era pronunciada, devemos vigiar, para sermos achados dignos de tomar este santo nome sobre nós!

5 comentários:

  1. Nós somos um povo separado, e isso deve ser claro em nossas vidas. Hoje em dia ser crente é simplesmente não beber e não fumar, mas ser crente DE VERDADE é muito mais do que isso. Nossas atitudes devem declarar em alto e bom som que somos diferentes, que pensamos de forma diferente. Devemos sempre nos preocupar com este aspecto, não porque devemos nos preocupar com o que as pessoas pensam de nós, mas porque devemos refletir a imagem de Cristo em TODAS as nossas atitudes.

    ResponderExcluir
  2. A atitude dos nazireus, em buscar a santidade, voluntariamente, é uma boa relação ao que Deus requer do seu povo. Que o busquemos, voluntariamente, e sempre mediante os ensinamentos da sua palavra buscar a santificação. Nós deveríamos estar igualmente preocupados como os nazireus da época em relação às impurezas presentes no mundo, e tentarmos nos afastar delas, seguindo os mandamentos de Deus. Nós deveríamos nos preocupar mais com o exemplo que damos de nossa santidade, tanto para os crentes, como para os não crentes, para que possamos ser diferenciados dos demais, separados, consagrados. "Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." Mateus 5.13-16

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma questão primordial para nós, crentes. Será que os ímpios conseguem enxergar a luz de Cristo em nós? Será que temos conseguido nos diferenciar deles? Será que estamos realmente em santidade? Será que estamos nos abstendo das impurezas e buscando apenas a santidade de Deus? Essas são algumas perguntas que comumente nos passam pela cabeça. Devemos nos lembrar sempre que somos a luz do mundo e devemos agir como tal.

    ResponderExcluir
  4. Agente percebe que em todos os decretos de Deus (visando mais os votos feitos pelos nazireus), tinham um grande objetivo (por mais exóticos,a olhos humanos, que fossem), que era a glorificação do nome de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o que voce falou tia porque cada vez mais o mundo leva as pessoas de que voce dever bonitinho, magrinho. Maso que realmente interessa não é sua aparencia e sim suas atitudes e no que voce crê , porque isso que conta pra DEUS e devemos fazer o importa á ele e nao aos homens !

    ResponderExcluir