quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

                                Números 11:1 a 9


     Logo o povo desviou seu olhar de Deus e começou a reclamar do deserto. É claro que eles estavam passando algumas dificuldades. Sem dúvida, os hebreus sofriam por causa do sol abrasador, das privações e dos perigos, mas isso não era motivo para a ingratidão, irritação e rebeldia. Quão depressa eles se esqueceram da escravidão do Egito! Esqueceram as coisas ruins , mas lembravam das boas( os peixes, pepinos, melões...). Mas no deserto não se lembraram de agradecer o livramento da servidão, o maná que descia todas as manhãs para sustentá-los.
     Quando no verso 4, a Bíblia fala no 'populacho', está se referindo a asiáticos que eram escravos no Egito juntamente com os hebreus, e aproveitaram o êxodo para fugir, ficaram no meio do povo. Assim como os ímpios dentro das igrejas, estes estrangeiros ainda cobiçavam as coisas do Egito, porque seu coração estava lá. E estes, contaminavam o povo de Deus com suas murmurações acerca de Deus e de suas ações.
     Temos que ter muito cuidado para não sermos influenciados por estes 'estrangeiros' que estão no nosso meio, mas não são dos nossos. Estes, quando passam pela provação, só sabem reclamar e desejar a situação anterior( o paralelo de querer voltar a comer as carnes do Egito, é desejar viver novamente na escravidão do pecado). Não! O povo de Deus não prefere a fartura, e com ela a escravidão! O povo de Deus deseja ser livre do pecado, mesmo que para isso precise enfrentar as privações dos desertos desta vida! Que nunca o nosso coração tenha saudades ou deseje as carnes do Egito, mas que nossos olhos estejam fitos no Senhor, para que jamais reclamemos das situações pelas quais estamos passando. Lembram da pregação de domingo em Habacuque? O deserto, o juízo e a disciplina na nossa vida é SEMPRE para aproveitamento! É sempre visando nos levar aos pés de nosso Senhor. Por isso, enquanto sofremos, devemos aguardar nosso consolo vir dele: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus;" Salmos 46:10 e "Tem misericórdia de mim, ó Deus, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades." Salmos 57:1. Esta deve ser a nossa postura, calar-nos diante do Deus de toda a Terra, aguardarmos seu livramento e não murmurarmos, reclamando que a nossa situação anterior era melhor que a de hoje. NÃO! Se estamos nessa situação hoje, é porque ele designou que assim deveria ser, para nos trazer para junto de si. Isto é fé! Lembram do texto de Habacuque? "...mas o justo viverá pela sua fé." e " Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação." Habacuque 3:17 e 18.

7 comentários:

  1. Achei muito interessante essa questão de que temos que ter muito cuidado para não sermos influenciados por estes 'estrangeiros'que estão no nosso meio, mas não são dos nossos.Eles desejam sempre uma situação boa ,e quando não é aassim reclamam . Temos que ser gratos , em situações boas ou ruins. Muito interessante !!

    ResponderExcluir
  2. Só o fato de sermos salvos e termos a garantia que quando Cristo voltar nós estaremos eternamente na sua presença(imerecidamente, é claro) já nos 'tira o direito' de qualquer reclamação(além, obviamente, do fato de Deus ser o Todo Poderoso, Onisciente, criador dos céus, da Terra e de tudo o que existe no universo). Além de tudo o que foi citado acima, Deus ainda os livrou da terra do Egito, da escravidão de faraó, e os mandava o maná TODOS OS DIAS(além de todas as outras obras que Deus fazia no meio de seu povo)! Não há nenhum motivo para que o povo reclamasse, por mais difícil que fosse viver no deserto! Nós não podemos ser assim! Devemos ser gratos a Deus por TUDO!

    ResponderExcluir
  3. É, muitos de nós crentes caimos no erro de deixar de agradecer à Deus o que temos e nos foi dado, e ao invés disso, cobiçamos as coisas antigas, mesmo que elas estejam envolvidas em um contexto ruim, de pecado. Para não cairmos nesse erro devemos sempre lembrar que Deus está no controle. Se nós temos ou deixamos de ter alguma coisa, é porque ele quer ou não que tenhamos, tendo como objetivo o nosso bem. Isso deve nos confortar. Não há nada melhor do que saber que existe um deus, o único deus, que está no comando da sua vida e que sabe REALMENTE o que nós necessitamos.

    ResponderExcluir
  4. Vemos nesse trecho do livro de números,só pra variar, o pecado que há no coração do homem.Total falta de gratidão para com Deus.Esta hora (no deserto), onde era um momento de muita dificuldade, em todos os sentidos,era testado a fidelidade do povo para com Deus.E mostra no texto que eles foram 'reprovados'.essa parte do texto faz-nos refletir: Será que temos sido gratos a Deus,por tudo que ele tem nos dado?Passamos por muitas dificuldades (algo que faz parte da vida de um crente),mas mesmo assim Deus nos abençoa muito mais,positivamente falando (aos olhos humanos), do que nos abençoa, negativamente falando - tribulações.Devemos ver as tribulações, não só pura e simplesmente de forma negativa, pois Deus, em todas as suas atitudes tem um objetivo (principalmente falando com relação aos crentes), ou para honra e glória de Deus, ou para juízo.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de toda sua bonança, e apesar de tudo que Deus faz por nós, "O coração do homem é uma fábrica de ídolos", e mesmo quando recebemos bençãos e livrações divinas acabamos recaindo em reclamações e murmurações. Apesar de tudo que Deus nos dá, por nossa carne pecaminosa, sempre nos esquecemos, e por estarmos sempre na iminência de pecado, queremos o mais agradável aos olhos, em detrimento do mais agradável a Deus. Deus nos conhece, ele nos criou, ele nos comprou, sabe das nossas necessidades, e não percebemos isso. Somos facilmente influenciados por nossa carne e pelo mundo, e caímos no pecado de reclamar de Deus, achar que ele não nos dá o melhor. Que Deus possa diminuir nosso orgulho, e que mostre-nos que apesar de tudo que passamos, ele é nosso Deus, e tem um propósito na nossa vida!

    ResponderExcluir
  6. Devemos estar sempre agradecendo por tudo que DEUS nos da, porque nós ja somos agraciados até demais. E não devemos olhar pra tras como se fosse melhor porque se estamos passando por certas coisas hoje é porque DEUS tem um proposito em nossas vidas. Devemos viver pela fé como diz a biblia para continuar no santo caminho de salvaçao.

    ResponderExcluir
  7. e é importante ressaltar a nossa suficiência em Deus que, nao só no Egito percebemos isso. Mas em toda a Escritura pode-se perceber a Sua poderosa mão em tudo!

    ResponderExcluir