sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

                              Números 11:10 a 34

    Aqui vemos Moisés, servo de Deus, vencido pelo cansaço do excessivo trabalho e pela frustração de não poder atender as reclamações do povo. Ele estava cansado, impaciente, se sentindo impotente. Ele desejava deixar seu posto. A carga era grande. Responder por todo aquele povo, transmitir a eles a palavra de Deus e muitas vezes vê-los desprezá-la, certamente o angustiava. O líder de um povo (pastores, presbíteros) muitas vezes sentem esta mesma dor. Dor de um pai que quer ver seus filhos andarem no caminho certo, mas muitas vezes o vê se desviar. E Moisés estava sozinho. A decisão da escolha de 70 anciãos para dividir com ele esta árdua tarefa foi muito bem aceita por Moisés. Josué até quis que Moisés impedisse que eles profetizassem, mas Moisés não queria exclusividade, ele desejava ver a expansão do Reino de Deus, quanto mais homem que tivessem o Espírito de Deus fizessem isso, melhor para o povo!
     E dando ao povo aquilo que ele tanto reclamou, Deus enviou um vento que trouxe as codornizes voando muito baixo, de forma que podiam ser pegas com as mãos. A ganância do povo foi tão grande que muitos comeram a carne ainda crua, o que provocou a praga descrita e muita morte no meio do povo. Me lembrei daquele texto do Novo Testamento que tem tudo a ver com o que acabamos de ler:"Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjares em vossos prazeres." Tiago 4:3. Devemos perscrutar nosso coração quando pedimos algo a Deus. Será que o que estamos pedindo é legítimo, será que não temos sido egoístas e , como diz o texto, temos pedido mal? Mais uma lição que o povo do deserto nos ensina!! Eles tiveram carne para um mês, até sair pelos narizes, como o próprio texto diz, mas estavam colhendo a ira de Deus por causa da sua murmuração, e muitos deles pagaram com a vida!

6 comentários:

  1. Pedimos e pedimos mal. É uma frase muito forte, não só pedimos mal como pedimos muito, pedimos o que não é licito, pedimos o que não precisamos e pior, pedimos pra que os outros tenham inveja, para mostrar que temos coisas materiais, mas esquecemos do que precisamos mais, que são as coisas imateriais, os frutos do espirito, precisamos pedir isso a ele que nos de amor, paz , longanimidade , temperancia (...) para que possamos seguir em frente na nossa caminhada cristã.

    ResponderExcluir
  2. Os líderes da igreja realmente devem sentir a mesma dor, angústia vendo as suas ovelhas desviarem do caminho.
    Essa questão de perscrutar o coração, ao pedir algo à Deus é muito importante. Me lembrou de uma vez em que o pastor perguntou à igreja quais seriam os pedidos lícitos de se fazer a Deus. Devemos sempre filtrar as nossas orações para não cairmos no erro de pedirmos mal.

    ResponderExcluir
  3. e mais uma vez Deus mostra a sua ira diante do seu povo... como uma forma de disciplina

    e ate mesmo de mostrar que a vontade deles, nao representava a vontade de Deus.
    que passava muito longe disso

    ResponderExcluir
  4. A oração é um momento muito importante para um crente, pois é um momento em que ele fala diretamente com Deus, e devemos saber o que vamos pedir pois Deus não é um gênio da lâmpada que vai realizar nossos desejos. Deus não nos serve e sim o contrário! Nossos pedidos a Deus devem sempre nos ajudar na nossa caminhada em direção ao Seu reino para que Sua glória seja manifestada

    ResponderExcluir
  5. Podemos ver a partir da atitude de Moisés que mesmo um homem que sempre está diante da presença de Deus, conversa com ele, e segue pelo seu caminho, se cansa e se fatiga. Mesmo com dificuldades não murmurou, não reclamou de Deus, disse que não aguentava mais, e por isso foi recompensado com a diminuição de seu fardo. Diferentemente fez o povo, achando que não tinham suas necessidades supridas, achando que a vida no Egito, a vida de escravidão, era melhor que sua vida com Deus, recebeu a consequência pelos pecados, e pela sua constante murmuração. Deus sabe do que precisamos, e nossas reais necessidades, então mesmo que achemos que não estamos bem, devemos confiar nele, pois ele nos ams, e se preocupa conosco.

    ResponderExcluir
  6. Nexte texto vemos , novamente que Deus mostra sua ira diante do seu povo ; como forma de disciplina.Nós estamos sempre pedindo o mal , pedimos coisas ilícitas e nos preocupamos muito com coisas materias. Achei muito interessante esse texto

    ResponderExcluir