segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

                                Números 12


     Arão e Miriaã não se contentaram em ocupar o segundo posto em Israel. Eles queriam o lugar de Moisés. A Bíblia descreve Moisés como o único homem no Antigo Testamento que falava com Deus face a face. Com ele, Deus não falava através de sonhos ou visões como com outros profetas, mas cara a cara, ou seja, com intimidade, como se fala a um amigo (Êxodo 33:11). "Somente Moisés viu a 'semelhança do Senhor' não como uma forma divina mas como 'alguma evidência inequívoca de sua presença gloriosa', pois Deus é espírito, invisível e sem forma."(Paul Hoff). Vemos aqui um típico caso de inveja por parte de Arão e Miriã. E pior, além de dar largas a este sentimento pecaminoso, eles se permitiram colocá-lo para fora, se reunindo para criticar seu líder.
     O Senhor os repreendeu severamente por sua arrogante falta de temor ao fazerem oposição a Moisés. A doença de Miriã e sua expulsão por sete dias do arraial, foi uma advertência para todo o povo de quão grave é criticar os servos do Senhor. Veja o que Deus fala sobre isso através de Pedro:"...porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos  e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia do Juízo, especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores..." II Pedro 2:9 e 10
     Cuidemos sempre de nossa língua, nos guardemos de emitir juízo sobre quem quer que seja, mas principalmente contra nossos líderes. Não me refiro apenas a nossos pastores e presbíteros, mas a toda e qualquer autoridade que Deus colocou sobre nós. Lembremo-nos de que ele constituiu estas autoridade para nos guiarem em seus caminhos! Não que estes não errem e não mereçam advertências. Mas que tudo seja feito como a própria Palavra nos ensina. Quando qualquer autoridade que está sobre nós peca, temos o direito e a obrigação de advertí-la. Mas não foi isso que vimos em Miriã e Arão. Eles não estavam preocupados em alertar Moisés sobre algo com que não concordavam, ou supunham estar errado. Eles queriam criticá-lo nas suas costas, falar dele, simplesmente. Que nossas intenções e atitudes sejam sempre pautadas pela santidade que o Senhor exige de nós!
   

6 comentários:

  1. Deus disse:"Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?". Acho que este trecho mostra o quão grave era o pecado de Arão e Miriã! Deus mostra quão íntima era a relação que Moisés tinha com Ele e isso com certeza é um agravante para o pecado cometido por eles. A Bília sempre nos dá exemplos de santos que cometeram pecados e tiveram duras consequências, devemos aprender com estes exemplos para que a mão pesada de Deus não caia sobre nós.

    ResponderExcluir
  2. Devemos sempre tratar os nossos líderes e autoridade com respeito. É preciso que vigiemos para que, mesmo quando eles estão errados, ajamos da forma correta. As nossas atitudes devem estar sempre ligadas a vontade e aos mandamentos de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Esta capítulo é muito interessante. Mostra de forma clara que Deus não aceita que seus servos, e principalmente os líderes de sua casa sejam difamados. Apesar de todos as coisas já feitas por Deus, por intermédio de Moisés, os corações pecaminosos de Arão e Miriaã, os fizeram murmurar e duvidar da escolha de Deus. Nós vemos mediante tal texto, quão severamente são punidos, ou serão, os indivíduos que pecarem contra as suas autoridades superiores, principalmente aquelas responsáveis por cargos na Igreja. Deus escolhe tais representantes, e mesmo que às vezes nos parece uma escolha errada, ou mau executada, temos que lembrar que Deus é soberano, ele quem determinou todas as coisas antes da fundação do mundo e é sábio, e mesmo quando aos nossos olhos não parece, ele está no controle de tudo. E também tem um propósito para as coisas que realiza.

    ResponderExcluir
  4. realmente foi uma coisa bastante grave o que ocorreu.
    pois na verdade moisés era um instrumento de Deus. indo contra moises, eles estavam indo contra o proprio Deus!

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante o fao de só Moises ter essa intimidade com o SENHOR, com certeza ele era muito especial. Devemos nos submeter as autoridades e mais devemos sempre nos submeter ao que a palavra diz, para não cairmos . O pior do que eles estavam fazendo é que estavam indo contra Moises , um servo chamado por DEUS para guiar o povo até a terra prometida.

    ResponderExcluir
  6. Uma lição que se pode tirar deste texto é que não podemos falar mal dos nossos lideres, pois eles são representantes de Deus.
    Devemos respeita-los e nos submeter a eles e a palavra de Deus .

    ResponderExcluir