terça-feira, 11 de janeiro de 2011

                              Números 12 (De novo!)

       Interessante notar a atitude de Moisés com relação aos seus difamadores. Em momento nenhum ele se irou contra eles, ou desejou seu castigo. Moisés era um homem manso e humilde e não procurou se defender das calúnias ditas por Arão e Miriã. Ele estava mais ocupado em servir a Deus e não prestou atenção aos ataques deferidos a ele. Moisés sempre demonstrou um zelo enorme pelo nome e honra do Senhor, mas deixava que Deus vingasse a sua causa. Que linda lição para nós! E olha que ele era o líder supremo do povo de Deus. E nós muitas vezes nos irritamos quando nos criticam, saímos alardeando a nossa justiça, desejosos de que nosso nome fique limpo aos olhos dos homens. Quem já não sentiu essa preocupação?! Não de saber o que Deus pensa sobre nós, ou sobre determinada atitude que tomamos, mas o que fulano ou sicrano estão pensando, se estão nos julgando mal, ou fazendo um juízo errado, injusto a nosso respeito? Na realidade o que precisamos é ter a certeza de que estamos agindo corretamente e de acordo com a Palavra em toda e qualquer situação, e deixar a nossa defesa por conta daquele que sonda os corações. Devemos nos lembrar que tudo está PATENTE aos seus olhos, que ele tudo vê e tudo julga, embora muitas vezes pareça demorado(aos nossos olhos), que a justiça seja feita! " Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?" Lucas 18:7
     Aprendamos esta preciosa lição com Moisés: não devemos nos preocupar com o que falam de nós(a menos que eles tenham razão!!), devemos sempre nos lembrar que estamos diante do Grande Juíz de toda a terra. Que devemos temer julgar as atitudes dos outros, mas não devemos dar importância quando somos julgados e difamados. Que Deus nos dê tamanha mansidão, pois estamos sempre muito dispostos a nos achar certos e a nos defender, e em contra partida, sempre com a língua afiada para apontar erros e criticar os outros!      

6 comentários:

  1. Realmente, nossa preocupação não pode estar voltada para a reputação que temos diante dos homens, e sim se estamos vivendo de maneira digna aos olhos de Deus. Não tem jeito, se nós nos preocuparmos apenas com nossos deveres diante de Deus, as pessoas à nossa volta vão notar que somos diferentes dos demais, mas esta não deve ser nossa preocupação, pois não seremos julgados por homens e sim por Deus, e é para Ele que devemos viver, e não para as pessoas que nos cercam.

    ResponderExcluir
  2. "antes importa agradar a Deus do que aos homens!"

    ResponderExcluir
  3. Percebe-se a pureza de compaixão que havia no coração de Moisés, no qual devemos,nós como crentes, 'segui-lo', usá-lo como exemplo,como modelo.Tardio em irar-se, mostrando compaixão para com quem era [humanamente falando] indigno de tanta demonstração de amor.O tipo de crente de dar inveja (ô coração pecaminoso,o nosso,em).

    ResponderExcluir
  4. Engraçado porque hoje as pessoas querem que falem delas e querem saber o que as pessoas pensam ao seu respeito , querem que todos falem sobre ela, mas o que DEUS pensa sobre voce? Num é isso que deveria contar? Voce num deveria estar preocupado se DEUS esta contente com seus atos ou NÃO ? Temos que lembrar que mesmo que o que digam seja mentira a nosso respeito , nossa conciencia esta limpa diante de DEUS que sabe de tudo.

    ResponderExcluir
  5. Vemos aqui um belo exemplo de um servo de Deus, não se deixar levar pelas mentiras e injustiças impostas sobre ele e esperar sempre, porque a vingança vem do Senhor. Moisés apesar de todo poder que tinha sobre o povo, não se irritou, nem mesmo falou nada a respeito da murmuração que fizeram a seu respeito, como humilde servo, e sabendo do poder e glória do seu comandante, se absteve de reclamar, e esperou no Senhor. "Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus." 1 Coríntios 4.5 "A mim me pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo, quando resvalar o seu pé; porque o dia da sua calamidade está próximo, e o seu destino se apressa em chegar." Deuteronômio 32.35

    ResponderExcluir
  6. Observando a atitude de Moisés perante os seus difamadores a gente percebe como a gente erra muitas vezes. Muitas vezes quando as pessoas falam mal da gente, falam mentiras ao nosso respeito, nós nos iramos quase que imediatamente. Assim como Moisés, deveríamos nos lembrar, não só nesses momentos que Deus está no controle e cabe a Ele vingar a nossa causa.
    E como é difícil nos controlarmos em meio a esse tipo de coisa. Sempre que ocorre um fato como esse, a nossa primeira vontade (pecaminosa) é fazer justiça com as próprias mãos, esquecendo que já existe alguém, que julgará todas as coisas e situações. Cabe a nós, apenas entregarmos tudo nas mãos dEle e esperar que as nossas orações sejam respondidas.

    ResponderExcluir