terça-feira, 4 de janeiro de 2011

                                   Números 9:1 a 14


     Este texto nos remete diretamente a êxodo 12, onde há a instituição da Páscoa. Ali o Senhor institui um calendário religioso, como comemoração ao evento que se seguiria: o Êxodo, a fuga do Egito. Nesse momento em que esta festa é instituída, acabara de ser anunciada a décima praga sobre os primogênitos do Egito. O Senhor orienta seu povo com  e diz que esta festa solene deve ser comemorada por todas as gerações para que o povo se lembre do grande livramento que o Senhor daria a seu povo naquela noite.
     A celebração era cheia de significados! A começar pelo nome. Páscoa significa 'passar por sobre', 'saltar por cima' numa alusão clara ao evento em que o anjo da morte pouparia, passaria por cima da casa dos hebreus, das casas que tivessem os umbrais das suas portas marcados com sangue. Era o sinal do livramento da morte do primogênito daquela casa. O sangue que era derramado no sacrifício que cada família deveria oferecer ao comemorar a Páscoa, simbolizava a vida de uma vítima. O cordeiro pascal que seria imolado, deveria ser sem defeito. Era uma idéia de substituição evidente! Naquela trágica noite da morte dos primogênitos do Egito, os cordeiros sem defeito morreriam no lugar dos primogênitos dos Hebreus, o que nos remete a Cristo, que foi o cordeiro que nos substituiu. Eles também deveriam comer pães asmos, ou seja, sem fermento, não só por causa da associação do fermento com a corrupção, mas para lembrarem que naquela noite de livramento, não deu tempo dos pães crescerem, pois eles tiveram que fugir às presas do Egito. Também foi ordenado que usassem ervas amargas na alimentação da festa da Páscoa. O objetivo era o povo nunca esquecer o amargor do sofrimento da escravidão no Egito, e consequentemente se lembrassem do grande livramento que o Senhor lhes dera. Outro detalhe que muito me chamou a atenção, foi a descrição de como aquela festa deveria ser explicada aos pequenos: "Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas." Êxodo 12:26 e 27 Entendemos a partir desta ordenança, que as crianças do pacto, assistiam juntamente com seus pais os sacrifícios, as assembleias solenes, as festas sagradas. Eles estavam cultuando em família! E ali era a grande oportunidade de verem e aprenderem a religião de seus pais!
     No Novo Testamento não se vê mais a comemoração da Páscoa instituída na Igreja pelos Apóstolos. No lugar desta festa, foi ordenada a Ceia do Senhor, que tem o mesmo objetivo: lembrar constantemente ao povo de Deus, do livramento da morte que recebeu: " Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha." I Coríntios 11:26. Este é um momento de lembranças. De lembrarmos quem nós éramos e para onde estávamos caminhando. De lembrarmos da morte que vivia à nossa porta, do pecado que nos desgraçava, da vida amarga de escravidão que tínhamos, amarrados ao pecado. Momento de lembrarmos que um inocente teve que morrer para nos cobrir com seu sangue para que não fôssemos mortos. Que momento precioso o da Ceia, que privilégio participarmos dela! Que todas estas figuras estejam em nossas mentes na próxima vez que participarmos deste sacramento!

7 comentários:

  1. É mesmo!!Lembrei do versículo 12 de êxodo!
    Uma coisa interessante é como estamos hoje.A diferença do Páscoa daquela época pro dessa.Isso até dentro da igreja é algo normal.Hoje em dia,pensou em páscoa,pensou em ovos de chocolate,coelhinho da páscoa (do jeito que o 'mundo' quer, e não do jeito que Deus instituiu).

    ResponderExcluir
  2. Deus desde o começo com sua relação com o homem, depois de tê-lo criado, estabeleceu relações e indicações a respeito de suas promessas, ordenanças e bençãos. Vemos aqui uma destas relações, a Páscoa representando o livramento do povo no Egito, e futuramente apontando para a morte de Cristo. O único problema é que atualmente não damos a importância necessária à essas relações, e não lembramos que Deus ordenou tais momentos para nos aproximarmos de seus ensinamentos, e compreendermos melhor seus designos. Tanto a Páscoa como Natal, entre outras festividadaes tidas como cristãs, atualmente são relacionadas a motivos errados e intenções pecaminosas. Não damos mais valor aos ensinamento que Deus nos que passar por meio destes momentos.

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante o significado da palavra Páscoa. Infelizmente hoje tanto a páscoa como a ceia perderam o seu significado real. Como o Davi disse, muitos ao pensarem em páscoa, associam essa data a chocolate. Devemos estar nos lembrando sempre que isso foi algo que o mundo colocou na cabeça da sociedade, e devemos participar da ceia com reverencia.

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante essa comparação entre os rituais da festa com o que eles passaram no Egito, DEUS faz isso para que eles se lembrassem de que DEUS usou de mão abençoadora com eles. Engraçado essa parte do que dizer aos filhos , desde ja as crinças eram ensinadas sobre tudo que se devia fazer com relação a DEUS.

    ResponderExcluir
  5. A Ceia é um ritual cheio de significados! E é muito interessante porque pelo menos eu nem sempre faço essa ligação(de que a Ceia é a substituição da antiga Páscoa), e isso a torna ainda mais significativa, pois nos lembra o livramento que Deus deu a seu povo da terra do Egito para a Terra Prometida.

    ResponderExcluir
  6. é. perdeu-se o significado da Ceia como a verdadeira Páscoa!
    hoje em dia nao se faz a mínima associação.

    ResponderExcluir
  7. pois é , a Páscoa (no mundo) é uma época de coelhinhos da Páscoa , chocolate , ovos. Deus não determinou desta forma.
    Hoje em dia essa associação da 'Ceia como a verdadeira Páscoa' não é feita , infelizmente!!

    ResponderExcluir