quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

                             Números 9:15 a 23 e Números 10


     No final do capítulo 9, vemos a maravilhosa descrição de como a nuvem de dia, e a coluna de fogo à noite, guiavam o povo! Era a presença do próprio Deus no meio deles, mostrando-lhes o caminho, onde deveriam ir, quando parar! Também aquecia-os nas noites frias do deserto, e era sombra refrescante sob o sol ardente. Este foi o primeiro e mais importante instrumento que Deus usou para guiar seu povo na caminhada rumo à Canaã. Deus mesmo dava as ordens!
    O segundo instrumento para guiar as saídas e paradas e movimentos militares do povo, foi o descrito no capítulo 10: 1 a 10. Os sacerdotes tocavam as trombetas indicando que todo o acampamento estava sob as ordens de Deus. Deus dava as ordens através de seus sacerdotes.
     O terceiro instrumento usado por Deus foi o conselho do cunhado de Moisés, Hobabe. Ele era um homem experimentado, que conhecia bem o deserto, seus mananciais, oásis e os melhores lugares para acampar.
     Meditando nestas orientações de Deus para Israel, tiramos ensinamentos preciosos para a nossa caminhada neste deserto em que nos encontramos! Primeiramente precisamos saber quais são as orientações que ele mesmo nos dá. E onde as encontramos? Na sua palavra. Também precisamos saber que Deus colocou líderes sobre nós, que zelam por nossas almas, para tocarem as trombetas e nos direcionarem. Nesta categoria poderíamos agrupar nossos pais, maridos, pastores, presbíteros. Todos sendo usados como autoridades para nos guiar pelo 'deserto' . E em último lugar, Deus por várias vezes na Bíblia nos ensina a recorrer a conselhos dos crentes mais experimentados. Buscar direção de Deus através de nossos irmãos é uma forma bíblica de tomarmos decisões. " Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito." Provérbios 15:22, " Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir." Provérbios 19:20.
     Como podemos perceber, Deus não nos deixa à nossa própria sorte, mas nos cerca de autoridades, de conselheiros e de sua própria palavra para nos orientar em nossa difícil, mas maravilhosa caminhada!

6 comentários:

  1. nao tinha feito esse mesmo paralelo na minha mente.
    e quando essas pessoas nao aconselham, devemos acatar... pois é Palavra de Deus.
    e como é dificil ser chamado atenção por outros por causa de nossos pecados!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante sobre as autoridades porque muitas vezes não levamos em conte o que tais pessoas falam e DEUS mesmo bota elas em nossa vida para nos ajudar no caminho. E tambem gostei sobre os conselhos , como é bom ter amigos crentes que te ajudam, percebo isso na minha vida. O que seria da vida da minha familia agora sem essa ajuda de irmãos? É dificil negligenciar um conselho de um irmão porque se for um verdadeiro crente ele esta certo e voce tera que se submeter ao que ele esta falando senão estara pecando.

    ResponderExcluir
  3. A Bíblia nos mostra a partir destes trechos de sua palavra o quão preocupado com seu povo ele é. Não deixou de os guiar e os sustentar nenhuma vez no deserto, mesmo em momentos de fuga dos princípios bíblicos, Deus não deixou de caminha ao lado do seu povo e protegê-lo. Sempre demonstrou e guiou seu povo pelos caminhos certos, e instituiu direcionadores para o seu povo. Apesar de sempre nos esquecermos de Deus, ele nunca se esquece de nós, nos mostra quão leal e misericordioso é. Separa até nossos líderes, para que cada vez mais possamos nos aproximar dos ensinamentos de sua palavra. Quão grande e poderoso é o nosso Deus.

    ResponderExcluir
  4. Este fato 'torna' ainda mais séria a escolha da liderança da Igreja, pois serão eles que vão nos direcionar e nos orientar. Deus sabe que muitas vezes precisaremos não só da Bíblia, mas de alguém mais experimentado que nos oriente a partir dela, por isso Ele instituiu a liderança na sua Igreja! Nós devemos respeito a nossos líderes, e devemos nos esforçar para que estejamos nessa posição.

    ResponderExcluir
  5. É de extrema importância sabermos quais são as orientações que Deus nos dá. Por muitas vezes nos desesperamos, procuramos soluções, sem nos lembrarmos que ele tem uma orientação, um propósito pré-determinado para nós.
    A questão dos líderes também é muito importante pois devemos nos lembrar que só encontraremos bom conselho neles, nos demais crentes e, principalmente, na palavra de Deus. Sem esquecer de nos submetermos por completo a eles, pois eles refletirão a vontade de Deus para nós.

    ResponderExcluir
  6. Não tinha pensado dessa forma, bastante interessante esse texto! Deus manda pessoas como instrumento muitas vezes para nos repreender.
    Deus é misericordioso para conosco.Quão grande e poderoso é o nosso Deus.

    ResponderExcluir