quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

                                    Números 13


    Segundo deixa claro o texto de Deuteronômios 1:22 e 23, o povo insistiu com Moisés para que antes de possuírem a terra prometida, Moisés enviassem espias para testificarem que a terra era realmente tão boa quanto Deus havia dito que era. Também queriam saber, a despeito da promessa de Deus de que eles possuiriam a terra, se eles teriam condições de vencer o povo que lá habitava. Mais uma vez o povo de Israel duvidou da promessa feita por Deus e quis tomar as rédeas da condução de suas vidas.
     Deus permitiu que fosse feito como eles queriam, e 'pareceu bem' a Moisés deixá-los ir. O Senhor concedeu aos Israelitas sua petição, com o propósito de manifestar o que estava no coração do povo. Os espias foram um grupo de pessoas especialmente escolhidas para esta perigosa tarefa de reconhecimento do local. Um representante de cada tribo foi enviado, dentre eles o futuro sucessor de Moisés, Oséias, filho de Num da tribo de Efraim. Este teve seu nome trocado por Moiséis. De Oséias, que significa simplesmente 'salvação', para Josué, que quer dizer 'o SENHOR salva'. Seu nome apontava para o Senhor como o autor da salvação daquela nação.
     Depois de viajar cerca de trezentos e vinte quilômetros, os espias chegaram a Cades, na fronteira de Cananaã. Viram que a terra era fértil, que manava leite e mel, que tudo era conforme Deus havia dito. Independente de tantas evidências, os espias temeram, não confiaram na promessa de Deus. E durante o relatório que prestaram a Moisés, Arão e toda a congregação, eles confirmaram que a terra era conforme Deus havia dito, mas deram ênfase aos grandes obstáculos: cidades fortificadas, e gigantes que haviam lá. 
     Calebe tentou acalmar o povo com palavras de ânimo e fé, não desconsiderando o que os espias disseram,mas colocando sua esperança,não na fraqueza do povo a ser vencido, mas na promessa que Deus havia feito. Calebe e Josué não olharam as circunstâncias, não fizeram caso da dificuldade, não se prenderam ao que seus olhos viram, mas às promessas. Seus olhos estavam fitos no Deus de Israel e no que ele prometera. Para Calebe e Josué, não se tratava de uma guerra a ser travada entre Israel e os gigantes, e sim entre DEUS e os gigantes. Vale ressaltar que quando a Bíblia se refere a eles como gigantes, se refere a homens muito fortes e iníquos.
     Estava criado um impasse. Diante do que fora dito, Israel precisava decidir se confiaria em seu próprio coração temeroso e enganoso, ou se creria no Deus que tanto já fizera por eles, e que tantas obras incríveis já operara no meio deles. Sempre que nos deixamos levar por nossos pecaminosos corações e sensações, nos colocamos na mesma situação do povo de Israel. Quantas vezes sabemos o que devemos fazer e que caminho tomar, mas o medo dos gigantes, das lutas , da guerra, nos leva a fazer diferente daquilo que está claro nas promessas de Deus(a Bíblia). Que nossos corações não sejam fracos como o daquele povo, mas que a nossa confiança seja posta no Deus que cumpre tudo aquilo que prometeu!


     

5 comentários:

  1. Este capítulo nos mostra que as promessas de Deus sempre são cumpridas, e sua palavra é sempre verdadeira. Deus disse que concederia ao povo uma terra boa, onde emanaria leite e mel, mas o povo rebelde, sem confiar em Deus, preferiu conferir se a promessa tinha sido cumprida. Além disso, apesar de saberem que estão ao lado, do ser supremo e todo poderoso, que criou os céus e a terra, o Deus da vingança e o Deus da guerra, se sentem amedrontados para batalhar contra o "povo de gigantes"! Precisamos confiar mais em Deus, ele quando nos promete uma coisa, cumpre, além do mais, somos seu povo, e ele se preocupa conosco!! Mesmo diante de qualquer dificuldade devemos olhar para Deus, e depositar nele a nossa confiança, pois no que depender de nós mesmos, sempre falharemos. "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do SENHOR, que assolações efetuou na terra. Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo.Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio." Salmos 46

    ResponderExcluir
  2. Devemos sempre agir como Calebe e Josué agiram. Na nossa caminhada rumo ao céu, teremos muitas dificuldades, provações e obstáculos, mas Deus nos prometeu a vida eterna ao seu lado. Devemos ter fé apesar das dificuldades e NUNCA duvidar de suas promessas, não importa a situação (pois é isso que Deus quer de nós).

    ResponderExcluir
  3. Jamais devemos duvidar das promessas que Deus faz a nós. Não podemos deixar que a nossa confiança em nós mesmos se sobreponha a nossa confiança em Deus. Só ele sabe de todas as coisas e sabe o que é melhor para nós. Devemos confiar em Deus acima de todas as circunstâncias, mesmo que as vezes o nosso coração pecaminoso inverta a situação.

    ResponderExcluir
  4. o que mais me chamou a antençao neste capítulo foi a incredulidade do povo. pois tiveram inúmeras situações em que Deus mostrou estar com eles, mas mesmo assim, novamente, deixaram-se levar por aquilo que seus olhos viam!

    ResponderExcluir
  5. O maior problema aí foi a fala te fé do povo, se desde o começo tivessem crido no que DEUS tinha dito, nada teria acontecido, devemos sempre acreditar no que DEUS fala porque ele é santo. Muito interessante essa parte da luta porque é DEUS que luta, não somos nós. A luta era entre DEUS e os gigantes, e quem é gigante ao ponto de deter o comanda todo o Universo ? Devemos sempre estar esperançosos de que DEUS que trava as batalhas , é ele que nos salva das provações, tentações por isso devemos ter fé.

    ResponderExcluir