segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

                                   Números 14:13 a 45


     Após Deus ter dito que destruiria o povo e de Moisés formaria uma nova nação, Moisés intercede pelo povo usando dois argumentos fortes: a reputação de Deus (versículos 15 e 16) e a sua insondável misericórdia (versículos 18 e 19). Deus então sentencia que aqueles espias que não creram e incitaram o povo contra o Senhor, morreriam de praga perante o Senhor. E assim se fez. Dos doze espias,somente Josué e Calebe escaparam. E o testemunho que o próprio Deus deu a respeito destes dois foi lindo, o Senhor diz que eles perseveraram em segui-lo. Estes dois homens creram nas promessas de Deus a despeito do que seus olhos viram! Eles também viram os gigantes, eles também conheciam as dificuldades que enfrentariam para guerrear contra aquele povo, mas não obstante, perseveraram firmes, crendo que o Senhor estava à frente do povo.
    Depois da intercessão de Moisés, Deus declara seu perdão ao povo, mas não retira dele a disciplina. Os adultos que se negaram a seguir para a conquista da Terra, deveriam morrer sem entrar em Canaã. O povo não entraria enquanto restasse sequer um vivo daquela geração, e o castigo foi expresso: "Neste deserto cairá o vosso cadáver...mas os vossos filhos, de que dizeis: Por presa serão, farei entrar nela; e eles conhecerão a terra que vós desprezastes." Podemos aprender com este trecho a gravidade do pecado! Os filhos daqueles homens incrédulos foram atingidos seriamente pelo pecado de seus pais, tendo que vagar e ser pastores naquele deserto por quarenta anos, até que a geração de seus pais passasse, como o verso 33: "Vossos filhos serão pastores neste deserto quarenta anos e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que o vosso cadáver se consuma neste deserto." Por isso devemos considerar com gravidade nossas decisões. Elas afetam as pessoas que nos cercam. Se as amamos de fato, devemos fugir do pecado, pois quando somos disciplinados por Deus por causa do nosso pecado, as pessoas que estão à nossa volta, também são atingidas de uma forma ou de outra. Os filhos daqueles homens rebeldes e incrédulos não deixaram de entrar em Canaã, eles alcançaram as promessas, mas sofreram  no deserto por causa do pecado de seus pais.
     E por fim, o povo 'resolve' obedecer tardiamente, e mesmo diante da negação de Moisés e da sentença de Deus, de que passariam quarenta anos vagueando naquele deserto,e de que o Senhor não estaria com eles, e que eles não prosperariam, eles decidem fazer aquilo que acham melhor, tomando Canaã. Mais uma vez foram rebeldes e incrédulos, e sem a bênção de Deus, não havia batalha ganha. Foram derrotados!

7 comentários:

  1. Mais um exemplo da incredulidade daquele povo. Sempre que a Bíblia mostra o povo de Deus pecando, mostra também o castigo que Deus impõe sobre seu povo. Devemos estar atentos, nunca duvidar das promessas de Deus, e como fizeram Josué e Calebe, perseverar em seguir a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Tudo que aquele povo colheu teve que plantar,e acabou 'sobrando' até para a geração seguinte.Mas aquela geração (a anterior) se mostrou muito rebelde.Deus ainda teve muita misericórdia para com eles.Agora, quão grave é dar as costas para os mandamentos de Deus, quão grave é se voltar contra Deus. Este povo teve o que merece. E que sirva de lição para nós crentes de hoje.

    ResponderExcluir
  3. O texto nos mostra , exatamente isso ,que tudo que aquele povo plantasse,eles teria que colher para o resto de suas vidas.

    Claramente vemos o castigo que Deus dá pelos pecados do povo, que mereciam.

    muito interessante.!!

    ResponderExcluir
  4. Deus é misericordioso, mas não inocenta o culpado. Podemos perceber nesse texto que Ele perdoa o povo, mas não deixa de corrigi-los. Jamais devemos deixar de crer que Deus está a frente da vida do seu povo, da nossa vida. Devemos perseverar em seguir a Deus.
    O pecado é algo muito grave e sério. Temos que pensar antes de agir e sempre decidir de maneira coerente, lembrando sempre que as nossas decisões afetarão a muitos. Se amamos as pessoas que estão a nossa volta, devemos melhorar a cada dia nessa questão para que cada vez menos afetemos a elas e a Deus com o nosso pecado.

    ResponderExcluir
  5. mais um dos textos da biblia que mostra que Deus nao 'passa a mao na cabeça de seus filhos', pelo contrario... antes puni e disciplina para que possam andar em Seus caminhos plenamente!

    ResponderExcluir
  6. Esse é um daqueles textos incríveis da bíblia que nos fazem pensar a respeito da realidade em que vivemos. O povo, por meio de Moisés, só foi abençoado. Eles foram libertos da escravidão do Egito, e ganharam ainda a promessa de viverem em uma terra emana leite e mel. Só que não estavam satisfeitos, murmuravam e não confiavam na palavra de Deus, em seus preceitos, apesar de tudo. Deus desde sempre esteve no controle, cuidando e amparando o povo, mesmo diante das 10 murmuração constantes, foi longânimo. Mas as conseqüências do pecado podem não ser imediatas, mas com certeza tem sua hora de chegada. Deus com toda sua longanimidade suportou a murmuração constante do seu povo, reteve sua vara de correção, e foi benigno. Porém, a correção não falhou, a geração inteira, menos Josué e Calebe, não pisou na terra prometida. "O SENHOR é longânimo e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta gerações." Números 14:18 "A mim me pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo, quando resvalar o seu pé; porque o dia da sua calamidade está próximo, e o seu destino se apressa em chegar." Deuteronômio 32:25 Isto nos faz pensar nas nossas murmurações! Será que estamos andando confiantes a respeito da promessa a nós feita? Será que confiamos fielmente em Deus, quando diz que saciará a nossa sede, cuidará de nossas necessidades? Deus está conosco, e promete nunca deixar os seus filhos desamparados, mesmo que pareça a nossos olhos uma situação difícil, Deus está no controle. Mostra também que nossas murmurações diante das tribulações podem não ter uma correção imediata, mas que Deus, como se preocupa conosco, nos disciplinará, para nossa admoestação. Mateus 6:25-34 nos mostra qual deve ser nossa real preocupação!!

    ResponderExcluir
  7. Calebe e Josué foram os unicos que acreditaram em DEUS e entraram na terra prometida, mesmo vendo dificuldades dentro da terra, acreditaram na promessa de DEUS, mas o povo não. Incrivel como aquela congregação mais e mais pecava e murmurava contra DEUS, e pior não acreditava no que DEUS podia fazer como dar a terra para eles. Isso mostra que devemos sempre acreditar nas palavras de DEUS que não fraquejar mesmo que as provações e os obstaculos sejam grandes, DEUS os vence por nós. Engraçado que só depois que DEUS sentencia eles, eles resolvem obedecer e ainda assim pecam mais uma vez contra DEUS, achando que depois que DEUS os abandonou por causa de seus pecados poderiam tomar a terra. Achei muito interessante a parte de quando pecamos esse pecado afeta outras pessoas, na maioria das vezes nem percebemos e passa até por dispercebido um '' pecadinho '' que cometemos mas depois ele se torna algo grande que acaba afetando os outros.

    ResponderExcluir