segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

                                           Números 19


     " Considerando que uma multidão de pessoas morreram por causa da rebelião de Coré, e os meios comuns para remover a contaminação resultante de tocar em cadáveres não eram provisão suficiente, o Senhor proveu um sacrifício especial  para purificar o acampamento. Os israelitas haviam de lavar-se segundo as regras da purificação. Preparou-se a água da purificação misturando nela as cinzas da novilha ruiva; a cerimônia foi, em alguns aspectos, semelhante à da purificação do leproso. O escritor da carta aos Hebreus alude a este fato  quando menciona a "cinza duma novilha" (9:13). Encerra um claro simbolismo. Como as cinzas da novilha ruiva limpavam cerimonialmente o israelita  contaminado, assim o sangue de Jesus satisfaz a justiça divina, limpa a consciência do pecador e o reconcilia com Deus" 
  Paul Hoff   

6 comentários:

  1. Achei muito interessante o texto e o simbolismo em questão. Jesus nos limpa do pecado, assim como as cinzas purificavam. Essa é uma verdade que deve estar sempre em nossa mente.. Jesus morreu por nós, mesmo sendo nós imerecedores!!

    ResponderExcluir
  2. mais uma vez uma otima comparacao que aponta para Cristo!
    nao tinha pensado nisso apenas lendo a passagem de Numeros 19

    ResponderExcluir
  3. O que chama a atenção - além de muitas outras coisas,nesses últimos textos - é a maneira pela qual os israelitas purificavam-se.Como diz na própria palavra, fazendo alusão ao modo em que os leprosos se purificavam.Talvez porque os leprosos davam uma sensação de impureza, por isso essa alusão, é obviamente com essa espécie de ritual (se é que podemos dizer assim)que os israelitas se purificavam.

    ResponderExcluir
  4. O interessante que a impureza abrangia uma inúmera quantidade de atitudes, não só tocar no morto em si, que seria o que pensaríamos como impureza. Deus por meio destes sacrifícios mostra que é santo, e seu povo, o que o adora, deve estar limpo em sua presença, sem mácula! A analogia que se faz em relação ao cordeiro perfeito também é muito boa, pois Jesus veio tirar o pecado do mundo, limpá-lo das impurezas que nos acometiam, e isso como o Pastor Maurício muito bem disse no domingo era a pregação deles, a palavra, que vinha por meio de atitudes práticas.

    ResponderExcluir
  5. É muito interessante como TODOS os sacrifícios e rituais apontam para Cristo, ou para sua morte. Eu sinceramente nunca entendi porque todos esses rituais antigos eram descritos tão minuciosamente no Velho Testamento e também nunca dei tanto valor a esses textos tão ricos e simbólicos.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez há uma comparação entre o ritual que o povo devia fazer e o que DEUS pela sua misericórdia faz conosco . Isso serve pra sempre lembrar o que DEUS fez e faz por nós e sermos gratos em tudo.

    ResponderExcluir