terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

                                      Números 20:1 a 13


     Acredita-se que estes acontecimentos narrados no capítulo 20 tenham acontecido no último ano de peregrinação do povo no deserto: o pecado de Moisés e Arão, a morte deles e a morte de Miriam. Mais uma vez o povo murmurou. Moisés ficou severamente amargurado por ver a nova geração agindo com a mesma murmuração que os pais. Eles não haviam aprendido a lição. Viram seus pais reclamarem a vida toda, e ao invés de detectarem o pecado dos pais, se desvencilharem do mal exemplo e seguir o caminho da piedade, resolveram copiar o pecado de seus pais.
     Moisés então, abandonando a mansidão que o acompanhara por anos à fio, deu largas à sua ira. O Salmo 106 cita este acontecimento da seguinte forma: "Depois, o indignaram nas águas de Meribá, e, por causa deles, sucedeu mal à Moisés, pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente." (versos 32 e 33). Note que o texto reconhece que o povo incitou Moisés ao erro, mas ele foi responsabilizado por reagir com ira. Aprendemos, assim, que mesmo que outras pessoas nos 'levem a pecar', a responsabilidade diante de Deus pelo nosso pecado é toda nossa, não podemos dividí-la com quem nos 'fez pecar'!
     Deus deu instruções claras à Moisés, e ele se precipitou em sua ira. Abrrogou para si o poder de tirar a água da rocha quando disse: " ...porventura, faremos sair água desta rocha para vós outros?" Também desobedeceu a ordem de 'falar à rocha' e a feriu duas vezes. Esta atitude foi denominada como incredulidade e rebelião da parte de Moisés, e também de Arão, que participou ativamente de todos os eventos descritos. Com esta atitude Moisés demonstrou que não estava mais apto para introduzir Israel na Terra prometida. Deus suscitaria outro líder para fazê-lo. Arão morreu logo depois e Moisés chegou apenas até a fronteira de Canaã.

8 comentários:

  1. Nesse texto vemos que mesmo quando alguém nos leva a pecar, continuamos tendo responsabilidade pelos nossos atos e pecados. O fato de uma pessoa ter nos levado ao erro, não tira a nossa culpa no nosso pecado. Devemos sempre nos lembrar disso para não cairmos no mesmo erro que Moisés. Muitas vezes achamos que por terem agido de forma errada conosco, temos o direito de pecar ou dar o troco. Porém temos que lembrar também que mesmo que pareça que nós temos o direito de errar, Deus sabe de todas as coisas e é o único que pode julga-las corretamente.

    ResponderExcluir
  2. Por mais que muitas vezes sejamos incitados (por pessoas ou situações) a pecar, a nossa culpa não deve ser depositada em outra pessoa. Devemos reconhecer nosso pecado e assumí-lo como NOSSO, e não só isso, mas devemos também arcar com suas consequências como crentes e nos sujeitarmos a elas.

    ResponderExcluir
  3. e é interessante pensar: como Moises, mesmo estando sempre do lado de Deus, (pois era Seu porta-voz) cometeu o mesmo pecado que alguns desse povo cometeram!
    mostra que ele mesmo sendo escolhido de Deus para guiar o Seu povo, continua necessitando da graca do Pai.

    ResponderExcluir
  4. Deus nos mostra neste trecho o quão severo é nas suas punições. Independentemente do acontecido com seus antepassados, o povo não aprendeu, não percebeu que Deus estava no controle de tudo, e mais uma vez murmurou direcionando suas reclamações à Moisés. Ele estava no seu limite e acabou desrespeitando uma ordem direta de Deus. Apesar de ter sido levado a pecar, a conseqüência do pecado não deixa de ser também dele, e por um erro "bobo", uma falta de credulidade, acabou não entrando na terra prometida!! Quão tolo foi Moisés, poderia ter se humilhado e mais uma vez confiado em Deus, mas deu voz ao seu coração!! Isso nos mostra o quão perigoso é o efeito do pecado, mesmo estando sempre buscando a Deus, estudando sua palavra, nós mesmos às vezes podemos ser levados por pensamentos e sentimentos vãos, que nos fazem pecar!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, quase sempre que pecamos somos levados à isso por pessoas ou circunstâncias, como o Lucas disse. Se fôssemos usar esta desculpa, quase nunca a responsabilidade seria nossa! Com Adão foi assim! Ele disse que pecou por causa da mulher, ela disse que a serpente a enganou e ninguém assumiu nada!

    ResponderExcluir
  6. Esse erro nosso (de pensar que só porque o outro nos incitou a pecar a culpa não é nossa, e sim do outro) é muito grave. As vezes por mais que tenhamos em consciência de que o pecado é nosso, de forma igual,deixamos nos levar por nossa natureza,e achamos que não erramos tanto quanto o próximo.Tiramos uma parcela de culpa de nós (digo isso por experiência própria). :/
    Outro caso, e que é um bem conhecido, é o de Adão e Eva.Só porque Adão havia influenciado Eva a comer o fruto, ela achou que não estaria tão errada, mas temos as regras, temos as leis e que são para serem cumpridas, dar as costas para esses decretos (qualquer que seja) é dar as costas para Deus. Devemos também aprender com nossos erros para não cair.

    ResponderExcluir
  7. Não devemos culpar os outros pelo nosso pecado, mesmo que essa pessoa tenha nos ''feito pecar''. Eu acho que nem isso aconteçe, ninguem nos leva a pecar, porque se nos mantivermos firmes no que a palavra diz não pecaremos pela atitude da pessoa, seja ela qual for !!!
    Moises pela primeira vez demontra ira contra o povo e ao mesmo tempo que ele estava errado só de pecar acho tambem que ele errou seriamente porque estava tomando o lugar de DEUS fazendo aquilo porque DEUS que julga os pecados do povo , é claro que ele estava li para alerta-los e exota-los mas da maneira que ele agiu foi como se o pecado fosse contra ele, mas DEUS ia trazer juizo sobre a murmuração do povo .

    ResponderExcluir
  8. Não podemos pensar que só porque outra pessoa nos incitou a pecar que a culpa não seja nossa, NÃO MESMO.
    Não podemos nos justificar 'jogando' a culpa pra cima de outras pessoas,se fomos nós que cometemos.
    Se usassemos essa 'desculpa' quase nunca teriamos a responsabilidade, que obviamente seria TODA nossa!

    ResponderExcluir