quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

                              Números 20:14 a 29


     Vemos neste trecho que a inimizade entre Jacó e seu irmão Esaú, durante a mocidade, se estendeu por seus descendentes. Os edomitas eram descendentes de Esaú, e os israelitas, como sabemos, filhos de Jacó. Mesmo diante do educado pedido feito por Moisés de passar por suas terras, ressarcindo-os de quaisquer prejuízos, os edomitas negaram passagem ao povo de Deus, obrigando-os a dar uma volta por partes particularmente difíceis do deserto.
      Certamente foi a mão de Deus que os  impediu. O texto fala que os edomitas saíram contra Israel 'com muita gente e com mão forte'. Mesmo sendo ímpios, foram usados por Deus para que se cumprisse seus decretos para o povo. Não conseguimos perceber claramente o motivo. E isso é um excelente exercício para nós. Algumas vezes conseguimos entender os motivos de Deus nos desviar de tal ou tal caminho, mesmo que este nos parecesse melhor. Mas outras vezes não podemos vislumbrar o por que de edomitas se postarem à nossa frente, nos embarreirando, nos desviando daquele que achávamos ser o melhor caminho para nós. Este é um exercício de fé! Por mais que não entendamos os motivos, ou nos achemos injustiçados, precisamos crer que a poderosa mão de Deus está sobre tudo e sobre todos. Inclusive sobre os ímpios, para trabalharem a seu favor! Notem que Moisés fez tudo certo, mandou mensageiros ao rei pedindo autorização, prometeu não causar prejuízos e ressarcí-los caso houvesse algum, mas mesmo assim, o rei não permitiu. Algumas vezes fazemos tudo certinho, conduzimos tudo na direção que julgamos mais sensata, estamos isentos de pecados em nossas intenções, mas mesmo assim, Deus, de uma forma ou de outra, nos diz: "não meu filho, não será assim!". Não cabe a nós entender sua vontade, mas submissos, obedecê-la com alegria, sabendo que ele sempre sabe por onde está nos conduzindo, e nós, somos absolutamente cegos!
     Este capítulo termina com a morte de Arão, que foi impedido de entrar na Terra por causa de sua rebelião. Deus, no entanto, deu a ele a alegria de ver seu filho Eleazar tomar seu lugar, vestindo as roupas sagradas de sumo sacerdote. Que alegria para um pai ver seu filho seguir seus passos, quando esses se encontram no caminho da justiça!

7 comentários:

  1. Nesse texto vemos que devemos sempre confiar nas decisões de Deus e na forma com que Ele guia as nossas vidas. Não devemos ficar imaginando se esse ou aquele caminho seria o melhor a seguir, uma vez que temos que lembrar sempre que Deus está por trás de tudo o que acontece conosco. Talvez o que Deus tem guardado para nós não nos pareça bom, mas devemos estar certo de que tudo o que acontece com a gente é da vontade de Deus e ele tem um propósito na nossa vida com isso.
    É claro que ter certeza disso não nos isenta de fazer planos e buscar fazer tudo da melhor maneira. Não só podemos, como devemos buscar sempre fazer tudo da maneira que mais agrade a Deus, mas sem esquecer de que por mais que façamos planos, é Ele quem governa tudo o que acontece.

    ResponderExcluir
  2. Devemos sempre acreditar que tudo que aconteçe em nossa vida tem um proposito pré-determinado por DEUS e ter FÉ nele em tudo que aconteça, mesmo que nossos olhos humanos achem que tal ou tal escolha é certa , é por ostaculos que DEUS faz com que sejamos abençoados .

    ResponderExcluir
  3. texto se relaciona totalmente com a pregacao do ultimo domingo de Rev. Maurício!

    muito bom esse texto esclarecendo tal semelhanca. nao havia percebido quando li Números 20

    ResponderExcluir
  4. Precisamos crer que a poderosa mão de Deus está no controle de todas as coisas e todos.ELE sabe o caminho certo que devemos andar.

    Esse texto tocou meu coração , de verdade :')

    ResponderExcluir
  5. Deus sempre está no controle, e ele dirige nossos passos, mesmo quando pensamos estar no caminho certo, Deus por meio de qualquer coisa, inclusive pessoas, nos mostra que aquele não é o caminho a se tomar. Achei muito interessante a morte de Arão. Primeiro ele já tinha sido sentenciado a morte, Deus já havia falado isso a Moisés. Arão poderia ter morrido em qualquer lugar, passando sua vestidura para seu filho, mas Deus fez de sua morte um exemplo para o povo!! Com certeza nós podemos dizer que aquele choro de 30 dias foi tanto pela morte de Arão, pela perda, quanto pelo temor e tremor de Deus!!

    ResponderExcluir
  6. Esse texto, nos faz abrir os olhos, e ver que Deus realmente está no controle de todas as coisas.Tudo tem o seu momento certo para acontecer graças a Deus.Um exemplo que nós mesmo vimos aqui no blog foi o de Jacó.Como Deus é perfeito em seus pensamentos,nas suas atitudes.Aí daquele que não andar segundo seus decretos( o texto de hoje mostra isso,também).

    ResponderExcluir
  7. Realmente, numa situação como essa pode ser muito difícil reconhecer que Deus está nos conduzindo e nos protegendo. MAS ESTÁ. E é nessas horas em que provamos o tamanho da nossa fé, pois aparentemente as coisas estavam dando 'errado', mas inclusive nessa situação Deus estava conduzindo seu povo, como sempre o faz. Não devemos murmurar quando algo foge aos nossos planos, pois tudo coopera para o bem daqueles que o(Deus) amam, e Deus NUNCA desampara o seu povo, apesar de pecarmos constantemente contra Ele

    ResponderExcluir