sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

                                  Números 21:1 a 3  e  10 a 35


     "Conquanto Israel não  procurasse a guerra, devia enfrentar os ataques do cananeus e  amorreus.  Ao ser atacado pelo rei de Arade, que estava situado ao sul de do mar Morto, Israel buscou ajuda do Senhor e prometeu destruir completamente as cidades do inimigo.  Deus concede a vitória a Israel e os israelitas cumpriram a promessa. O uso da maldição ensina que que era uma guerra santa e todo aquele que se opunha a Deus estava debaixo de seu juízo." (Paul Hoff) Esta é uma verdade que deve estar sempre patente aos nossos olhos: as pessoas que se levantam contra o povo de Deus, se levantam contra o próprio Deus! Eles não sabem disso, nem desconfiam, mas o juízo que trazem sobre si é justamente por se levantarem contra os representantes do Deus vivo.
     Os inimigos do povo de Deus, são inimigos de Deus, e os inimigos dele, devem ser os nossos também. Não estamos falando de discussões pessoais ou inimizades motivadas por futilidades, mas quando o Evangelho e as verdades de Deus são desprezadas. Veja o que Jesus ensinou aos seus discípulos em Mateus 10:11 a 15 e perceba a seriedade de ser um representante de Deus na Terra: "E, em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, indagai quem deles é digno; e aí ficai até vos retirardes. Ao entrardes na casa, saudai-a; se, com efeito, a casa for digna, venha sobre ela a vossa paz; se, porém, não o for, torne para vós outros a vossa paz. Se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que menos rigor haverá para Sodoma e Gomorra, no Dia do  Juízo, do que para aquela cidade." Vejam o que diz a nota de rodapé da Bíblia de Genebra sobre este texto: " Os judeus, algumas vezes, sacudiam o pó de suas roupas, quando retornavam de terras gentílicas, como sinal de desprezo. Jesus usa esta atitude como sinal de julgamento. Uma cidade que não recebia os discípulos não recebia Jesus e se tornava espiritualmente pagã e tão sujeita a julgamento quanto Sodoma e Gomorra." 
     Essas são verdades fortes e contundentes. Os inimigos do Evangelho são nossos inimigos, os inimigos de Deus são nossos inimigos. Estamos nós dispostos a sofrer tal oposição por amor ao Nosso Senhor? Estamos nós fazendo diferença ao nosso redor, pregando o Evangelho com nossas vidas e com nossas palavras, ou temos sido 'agentes secretos' do Evangelho para não termos problemas? Há apenas dois lados. Ou estamos ao lado de Deus e de sua igreja, ou somos seus inimigos! Que Deus nos auxilie a enxergar esta verdade!

5 comentários:

  1. Nesse texto vemos que todo aquele que se opõe a Deus, sofrerá as consequências e estará debaixo do juízo de Deus. Devemos lembrar que os inimigos de Deus são os nossos inimigos e que devemos dar testemunho e servir de exemplo às pessoas que estão a nossa volta.

    ResponderExcluir
  2. realmente nao se tem noção de que quando se opoem aos seus filhos, ao seu povo... estao se opondo ao Deus desse universo e de tudo!
    quao serio é isso!
    e tao serio quanto é nós, seu povo, nao sermos 'agentes secretos' do seu evangelio!
    os incredulos devem ver a luz de Cristo refletida em nós, sempre!

    ResponderExcluir
  3. Devemos sempre mostrar a luz de Cristo ao mundo através de nossas atitudes. É isso o que Deus requer de nós, portanto é nossa obrigação.

    ResponderExcluir
  4. Não há como fugir, nem mesmo como se esconder, ou você está do lado de Deus, ou do mundo. Você pode fazer o que quiser, mas Deus sonda os corações e sabe o que sentimos de verdade. Muito interessante a forma de juízo imposta aos povos que desobedeciam aos decretos de Deus por meio do povo de Israel. Não quiseram respeitar o povo, que não falava por si, tinha um Deus forte e poderoso na sua retaguarda, e os povos inimigos acabavam sofrendo as conseqüências. Não se deve brincar com as coisas de Deus, e nem mesmo de seus representantes.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei pesando sobre a parte que diz sobre as pessoas que se opõe contra os planos, os filhos de DEUS e as pessoas acham que aquele seu '' inimigo '' do colégio ou do trabalho é essa pessoa ao invés de pensar que ele esta falando ali de quem se opõe em relação a palavra e não a coisas futeis como alimentar uma inimizade no dia-a-dia.
    Temos que sempre, pregar a palavra as pessoas, porque esse é o nosso dever, o dever de todo crente !

    ResponderExcluir