terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

                                      Números 22: 21 a 41


     A ira de Deus se acendeu por Balaão ter ido com eles, certamente por causa da cobiça que foi despertada em seu coração com todas as ofertas de benefícios oferecidos por Balaque. Sua motivação foi perversa. No seu íntimo provavelmente ele tendia amaldiçoar mesmo o povo de Deus em troca dos presentes e riquezas. A Bíblia nos conta que o "Anjo do Senhor pôs-se-lhes no caminho por adversário". Este Anjo do Senhor, era o próprio Cristo. O fato dele ter recebido a adoração de Balaão no verso 31 nos prova isto. Mais uma teofania (Manifestação temporário e normalmente visível de Deus)!
     O que se segue, é uma história de tremenda ironia. A jumenta consegue enxergar o Anjo e se desviar do caminho, e Balaão não. A jumenta precisa falar para explicar à Balaão, 'o grande profeta', o que estava acontecendo.
     Balaão reconhece, então, que o próprio Deus se havia posto naquele caminho para se opor à ele. Esta deve ser uma situação temida por qualquer homem. Estar prestes a cometer algum ato que desagrade a Deus, à ponto de Deus se pôr um seu caminho para impedí-lo! Que nossos caminhos sejam todos, SEMPRE agradáveis ao Senhor, e que nunca precisemos ter a terrível experiência de ter o Senhor contra nós, como nosso adversário!

4 comentários:

  1. Devemos sempre procurar andar nos caminhos do Senhor, segundo a sua vontade, cumprindo os seus mandamentos para que não haja necessidade de ele se colocar em meio ao nosso caminho para nos impedir. Seria terrível ter o Senhor como nosso adversário.

    ResponderExcluir
  2. é por isso que devemos sempre, sempre vigiar nossos passos e o que fazemos para não se opor ao que DEUS quer. E pensarmos sempre sobre o que estamos pensando como agi-mos ,Balaão cobiçou e DEUS sabia disso, DEUS sabe o que esta dentro dos nossos corações, nada escapa dele .

    ResponderExcluir
  3. Muitas coisas interessantes são mostradas nestes versos!! Balaão, mesmo sendo um profeta pagão, ao ser advertido por Deus, se submete e age de acordo com o que Ele ordena. Apesar de Deus ter pedido inicialmente que ele não fosse, depois, como no coração de todo ser humano, voltado para o pecado, cresce a paixão pelas riquezas, e ele pensa em ir. Deus humilha Balaão ao fazer uma jumenta advertí-lo; Deus mostra para ele quem é o rei dos reis, senhor dos senhores, o que pode fazer tudo!! Balaão não era nada, e mesmo após sua cegueira completa, Deus o livra, temporariamente.

    ResponderExcluir
  4. Interessante como até mesmo um ímpio reconheceu a grandeza de Deus, apesar da necessidade de sua aparição. Mais interessante ainda foi o fato de Balaão não ter convertido seu coração a Deus, mesmo tendo reconhecido que ele era Deus. Mais uma prova de que só o amor de Cristo pode nos salvar da cegueira espiritual.

    ResponderExcluir