quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

                                     Números 23


     Este capítulo nos dá alguns ensinamentos preciosos sobre a forma de  Deus agir. Balaque contrata Balaão para almaldiçoar Israel, para que Balaque os vencesse na guerra que seria travada. Ao invés disso, Balaão abençoa Israel várias vezes. Não que Balaão assim o quisesse, mas porque tinha medo de fazer algo que fosse contrário ao que o Deus de Israel dissesse. Ele era pagão mas não era burro! Já tinha ouvido falar de maravilhas aterradoras que Deus fizera, como a abertura do Mar Vermelho, a mortandade dos primogênitos do Egito e tantos outros feitos realizados nestes quarenta anos de deserto, que viraram notícia por toda aquela região.
      Balaão tentou até mudar de lugar para ver se de outro monte, conseguia amaldiçoar Israel (23: 27). Mas a conclusão que Balaão chegou, foi a mesma que o próprio Deus dissera através dele mesmo (23:8):"Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso denunciar a quem Deus não denunciou?"  e "Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel" (23:23). 
     As forças das trevas jamais podem tocar um filho de Deus. Todas as maldições ou agouros que podem vir sobre os ímpios, não nos tocam. Não por quem somos, mas por quem é o nosso Pai! Nada temos a temer. E se algo de ruim nos alcançar, podemos ter a certeza que foi para o nosso bem, já que terá sido ordenado pelo nosso Senhor. Mesmo que o emissário seja o próprio Satanás, a ordem terá vindo de Deus. Isso nos remete imediatamente a Jó, e nos dá uma tranquilidade imensa, sabendo que a nossa vida está nas mãos de um Pai amoroso e cuidadoso, que nos chama de seu povo, nos dando todos os benefícios deste título, que nos foi cedido gratuitamente em Cristo!
    

7 comentários:

  1. Na maioria das vezes qndo passamos por momentos ruins, a primeira coisa é nos irarmos, pecamos etc... sem percebermos que tudo isso vem de um Pai Maravilhoso que nos ama e quer que andemos de acordo com a sua Palavra. Com o passar do tempo vemos que tudo que nos aconteceu foi para nos trazer de volta e aprendermos a confiar Nele. É difícil mais temos que exercitar nossa confiança Naquele que só quer o nosso melhor e como vc disse nos chama de seu povo e o mais gratificante, somos filhos. Temos que ter em mente que Ele nos controla e que nada nos acontece sem sua permissão. Luciana de Sousa

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma questão muito difícil. Não de compreender, mas de assimilar. Não devemos temer mal nenhum, porque Deus está conosco. E mesmo quando algo que parece ruim acontece conosco, devemos nos lembrar que tudo está debaixo da vontade de Deus e que se isso ou aquilo aconteceu, foi porque ele quis. Devemos lembrar também que os problemas e as aflições também são para o nosso bem.
    "Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco" 1 Tessanolicenses 5:18

    ResponderExcluir
  3. Como é confortante pra nós sabermos que nossas vidas estão na mão do Maravilhoso Senhor Deus.

    ResponderExcluir
  4. Nada, nada pode ir contra os planos de DEUS, nenhum homem pode mudar o que está pré-determinado pelo Senhor do Universo. Não devemos temer nada que possa fazer o homem contra nós porque DEUS protege e sempre protegera seus filhos .

    ResponderExcluir
  5. Vemos aqui como Deus controla tudo e todos, mas nunca deixa seu povo desamparado. Apesar de todos os esforços de Balaque, Deus põe as palavras na boca de Balaão, que abençoa todo o povo de Israel. Deus está sempre conosco, mesmo quando pensamos que não está. Ele controla tudo, até mesmo o diabo, nas suas mãos, é ele quem permite ou não que o justo seja afligido, e se acontecer de ser, é porque Deus tem planos, que não podem ser frustados, mas que levam para o bem dos escolhidos. Não podemos murmurar, Deus nos ama, e cuida de nós, mesmo nas dificuldades ele está por perto nos sustentando!!

    ResponderExcluir
  6. o mais interessante é o fato de que Balaão apesar de ser totalmente pagão, reconhecia em Deus sua soberania e seu poder!

    ResponderExcluir
  7. Interessante como é a cegueira humana. Balaão tinha medo de amaldiçoar o povo de Israel por que sabia do que o Deus deles era(é) capaz. Sabia da loucura que estaria cometendo caso amaldiçoasse os protegidos de Deus, mas mesmo assim não se curvou em adoração. Uma prova CLARA de que só há salvação através de Cristo, e que se dependêssemos de nós mesmos, nosso destino final seria a morte eterna.

    ResponderExcluir