segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

                                 Números 25

     O povo de israel estava agora habitando em Sitim, cidade conhecida pelo culto ao deus da fertilidade e por introduzir a prostituição ritual em seus cultos pagãos.
     Balaão, não podendo amaldiçoar o povo, mas querendo a todo custo obter vantagens de Balaque, rei dos moabitas, resolveu agir de outra forma. Balaão aconselhou Balaque a induzir o povo de Israel a participar de suas festas religiosas e a se prostituir com suas mulheres. A expectativa de Balaão era de que, conhecendo o juízo de Deus, tendo certeza de que ele viria, enfraquecer  Israel para dar vantagens aos midianitas e moabitas. Se não dava para vencer amaldiçoando ou numa guerra aberta, o jeito era minar as forças, enfraquecê-los.
     Muitas vezes nossas lutas são assim.  O diabo e suas hostes não podem nos tragar pois somos filhos do Deus Altíssimo, mas ele tenta dissimuladamente nos associar com o pecado, com a mentira, com a maldade, com a impureza...e se nos deixamos levar, precisaremos ser disciplinados, como Israel o foi naquele dia, morrendo dentre eles, vinte e quatro mil homens.
     Precisamos fugir das alianças com o mundo e com os mundanos. Precisamos nos separar todos os dias para nosso Senhor. A mensagem do domingo de manhã foi sobre isso. Salomão, o homem mais sábio de todos os tempos, no fim de sua vida se deixou levar por suas mulheres estrangeiras. Deus o havia advertido a não se casar com elas, pois lhe perverteriam o coração para seguirem seus deuses. Mas a Bíblia diz que ele não ouviu a repreensão, pelo contrário, " a estas se apegou Salomão pelo amor."(I Reis 11:2). A consequencia, como previsto, foi que Salomão seguiu a Astarote, Milcom, Quemos e até a Moloque (aquele deus a quem se oferecia crianças)!
     Aprendemos assim, que devemos evitar as investidas pesadas do diabo contra nós, não pecando. Mas que também devemos estar atentos àquelas pequenas coisas que vão nos tomando aos poucos, que vão se tornando ídolos e assim, vão nos afastando do nosso Senhor. O que tem te afastado do seu Deus? O que tem te feito fazer alianças com 'outros povos'? O que tem tomado seu tempo de devocional ou de oração? Cuidemos para que assim como foi com Israel, não sejamos enredados e quando menos percebermos, estarmos presos ao pecado. Que Deus tenha misericórdia de nós! 

6 comentários:

  1. O que me chama atenção neste texto é a ira do Senhor sobre Israel.Para fazer com que abramos os olhos, pois temos o privilégio de conhecer a verdadeira vereda da vida, o verdadeiro caminho,não podemos nos deixar levar pelo coração pecaminoso, pois, se não, a ira de Deus virá sobre nós e 'ganharemos' a morte eterna

    ResponderExcluir
  2. percebemos que mesmo seu povo errando por meio de influencia mundanda, Deus nao deixa de colocar seu juízo diante dele. pois o pecado (apesar disso) é de total responsabilidade de quem pecou...
    assim como no Éden... Adão culpou a Eva e Eva à cobra!

    ResponderExcluir
  3. É uma benção para nós conhecermos o verdadeiro caminho. Uma coisa que me chamou a atenção nesse texto de hoje foi como que Deus agiu com os filhos de Israel . Deus é muito misericordioso para conosco. Que nós sempre estejamos no seu caminho , nunca nos desviando.

    ResponderExcluir
  4. Vemos nesse texto como as companhias mundanas são perigosas e destruidoras. Devemos estar sempre com a mente voltada para Deus, nos santificando, para evitar que pequemos e que nos afastemos de Deus. É bastante importante que estejamos vigiando o nosso viver constantemente para que as nossas ações estejam sempre de acordo com as vontades do Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Depois de tantos atos de bondade e misericórdia de Deus, mais uma vez o povo se afastou dele. Se deixaram levar pela prostituição, pela lascívia, e isso deixou Deus irado. E a condenação foi grande, morreram 24.000 só daquela vez!! Uma coisa que acho muito interessante, mas ao mesmo tempo amedrontadora, é como os israelitas se desviavam sempre. Mesmo tendo ao seu lado a presença de Deus, o conhecendo, vendo seus milagres e suas bondades com seus próprios olhos, o povo sempre caía em pecado repetidas vezes. Diante disso, fico imaginando, se não for pela graça de Deus nos acompanhando dia-a-dia somos como o povo de Israel. Não tivemos como eles aparições oculares de milagres de Deus, mas nós conhecemos sua palavra, e se não nos apegarmos a ela, estamos sujeitos a pecar como o povo de Israel, até nos mesmo erros!!

    ResponderExcluir
  6. Devemos sempre analisar nossas companias porque elas podem nos influenciar em nossas decisões e nos fazer errar , mas depois não poderemos botar a culpa neles por nossos pecados diante de DEUS , então devemos buscar auxilio entre os santos e nos distanciar de incredulos .

    ResponderExcluir