segunda-feira, 28 de março de 2011

                              Deuteronônio 1:1 a 8


     O livro de Deuteronômio foi escrito por Moisés 1406 anos antes de Cristo. Apenas o último capítulo, o 34, é atribuído à Josué. A palavra Deuteronômio tem origem grega e significa "segunda lei" ou "repetição da lei". O livro consiste em discursos feitos por Moisés, na planície de Moabe, quando o povo estava prestes a cruzar o rio Jordão para a conquista de Canaã.
     A primeira geração que saiu do Egito já havia morrido e a segunda, não presenciara as maravilhosas obras de Deus, por isso, Moisés as trouxe novamente à memória deles. Também quis recordar os preceitos da lei do Sinai, para que eles os entendessem, gravassem em seus corações e assim, ficassem protegidos das iniquidades dos cananeus. Grande lição para nós! O ensino e a repetição daquilo que já sabemos, reforça a Lei de Deus em nossos corações. Isso nos fortalece, nos ajuda a vencer nas horas difíceis da provação e nas investidas dos "cananeus" contra nós, com seu estilo de vida, suas crenças, suas filosofias mundanas! Que nunca nos cansemos de ouvir sobre as maravilhas de Deus, e nunca esmoreçamos quando formos alertados diversas vezes contra o pecado. É um grande privilégio quando Deus faz isso conosco. É demonstração de que Ele nos ama e quer nos trazer sempre para junto de si! 
     Que a leitura de mais este livro nos desafie a viver cada dia mais aos pés de nosso amado Senhor!
  

6 comentários:

  1. "...Grande lição para nós! O ensino e a repetição daquilo que já sabemos, reforça a Lei de Deus em nossos corações."
    Um exemplo dessa 'repetição', vamos dizer assim, acontece quando lemos o livro de Salmos(nas orações, petições de Davi) e quando lemos Provérbios (leis, provérbios já conhecidas por nós),mas ler esses textos nos edifica como se estivéssemos lendo pela primeira vez.É sempre bom reforçar aquilo que já sabemos sobre a lei de Deus.Isso faz com que a nossa fé em Cristo cresça e nos dá sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que ele recorda aos crentes, ou seja, repete o que ele ja havia falado para que eles não tirassem isso de suas mentes e estivessem sempre atentos na hora de lidar com incrédulos . Devemos sempre estar alertas a não deixar o os incrédulos nos influenciar em nossas decisões .

    ResponderExcluir
  3. a geração de antes mesmo presenciando todas as maravilhas de Deus, caiu em pecados vis.ou seja... realmente era preciso que se fizesse uma explicação relembrando de tudo aquilo.

    ResponderExcluir
  4. Pra demonstrar o amor por nós , Deus , esta sempre nos alertando contra o pecado , através de pessoas , de situações ... Muito interessante!!

    ResponderExcluir
  5. Por mais que nós possamos ter um vasto conhecimento sobre a palavra de Deus, é sempre bom ouvir seus ensinamentos que sempre falam aos nossos corações e que devem sempre servir de guia para nossa vida diária

    ResponderExcluir
  6. Ele como o "pastor", diante de seu rebanho cheio de animais novos, os ensina como devem andar, o que fazer, onde não errar. Moisés, responsável direto pelo povo de Deus, ensina a eles por meio das experiências vividas anteriormente pelos seus antepassados, os mandamentos e as ordenanças divinas. Além disso, por meio das lembranças, mostra a eles a pessoa do Deus a que eles serviam, seus atributos, suas vontades, seus desígnos e seu imenso poder. Para que o povo diante de tudo isso, não caísse nos mesmo erros que seus "pais"!

    ResponderExcluir