terça-feira, 15 de março de 2011

                                  Números 30


     Impressionante a importância dada à autoridade do pai na vida de uma moça, ou de uma marido na vida da esposa. Ele tinha o poder de não permitir que ela cumprisse seu voto feito a Deus, ele poderia não concordar com o votado, e assim a mulher ficava desobrigada de cumpri-lo. 
    Quanto à mulher divorciada ou viúva, por não ter nenhuma autoridade masculina sobre si, estaria obrigada a cumprir-lo. Uma clara demonstração que a mulher viúva e divorciada estava descoberta, desprotegida, vulnerável. Pois este mesmo foi o objetivo do Senhor com o casamento e a submissão da mulher ao pai e ao marido: PROTEÇÃO! O homem é o cabeça da família e dentre as suas funções, a principal é protegê-la e dar sua vida por ela.
      "A lei do Senhor é perfeita...", diz o salmista!  Muitas vezes não entendemos e até discordamos daquilo que a Palavra de Deus dispõe como o papel do homem, da mulher e dos filhos na família, mas a única forma de viver plenamente feliz em família é obedecendo aos mandamentos do Senhor, que são perfeitos. Seu marido é um homem difícil? Seus pais impacientes e injustos? Sua esposa difícil de ser dirigida? Seus filhos rebeldes e atrevidos? A Palavra de Deus precisa ser o parâmetro para nossa vida familiar. Cada um de nós deve saber qual o papel designado por Deus em sua Palavra, e desempenhá-lo para a sua glória dentro de casa! Independente do outro. Não preciso que todos ajam de forma correta comigo para que, só então, eu faça o que a Bíblia diz. Pelo contrário, como ouvimos na pregação de Tiago 2:2 a 4, é em meio à dificuldade e tribulação que precisamos demonstrar nossa filiação e adoção. É aí que precisamos demonstrar que somos filhos do Deus Altíssimo. Como posso lidar com um marido insensível e duro, com filhos desobedientes e ingratos, pais arrogantes e esposas insubmissas? Cumprindo o MEU PAPEL, e sem esperar o mesmo deles, seguir em santidade e honra diante de Deus! 

8 comentários:

  1. Esse Texto é MARAVILHOSO. O mais interessante é quando ele fala da autoridade que o homem tem por sua esposa/filha e o objetivo de Deus com o casamento e a submissão da mulher ao pai e ao marido que é proteção..

    Nós devemos saber qual o nosso papel designado por Deus ;
    'Mulheres sedes submissas aos seus maridos' é uma LEI que deve ser cumprida !!

    ResponderExcluir
  2. Devemos sempre independentemente dos outros agir de acordo com a palavra de DEUS para não sermos cobrados depois e muito menos botar a culpa nos outros ou dar desculpas dizendo que não faz porque o outro tambem não , voce é responsavel pelo que faz e deve sempre estar de acordo com a palavra de DEUS independentemente de tudo que aconteça porque o que faz é pra honra e glória do nome dele, assim que voce pode demonstrar testemunho de que é um crente verdadeiro !

    ResponderExcluir
  3. Com relação à autoridade dada por Deus aos pai se maridos,nós devemos ter em mente que é Deus quem nos dá essa autoridade e por isso devemos andar cautelosos com relação às nossas atitudes e petições como autoridades.
    Outra coisa que achei interessante foi o que o texto disse a respeito do papel da família.Como somos egoístas,pecadores... muitas vezes deixamos de cumprir com nossa obrigação (generalizando)só porque a pessoa ao nosso lado não faz o mesmo.Então não é justo eu me esforçar e acabar comigo para fazer tudo 'certinho' segundo a palavra,enquanto a outra pessoa está vivendo conforme a sua própria vontade.

    ResponderExcluir
  4. Deus sempre nos prepara estatutos e regras para seguirmos e andarmos de acordo com o que Ele deseja, com o que Ele sabe que é melhor para nós. Nossa família é um exemplo disso, na bíblia Deus nos dá inúmeras ordenanças a respeito dos nosso familiares, mostrando o modo pelo qual devemos agir com eles, sendo ao mesmo tempo obedientes aos mandamentos de Deus. A não desobediência aos seus estatutos promove a nós suas bençãos, e ele cada vez mais nos auxilia e nos desenvolve na sua palavra. Devemos agradecer pelos nossos familiares e respeitá-los, pois Deus os colocou nas nossas famílias, tanto para o nosso crescimento e admoestação, quanto para fazermos eles crescerem na palavra.

    ResponderExcluir
  5. Essa questão da mulher com uma autoridade masculina sobre ela é bastante interessante. O casamento é de extrema importância e é um voto que não tem fim. A mulher casada é protegida pelo seu marido e os seus filhos também.
    Apesar de ser um tanto quanto complicado, devemos agir sempre da melhor forma, independente da forma com que os outros agem com a gente.

    ResponderExcluir
  6. que papel do homem sobre a sua esposa, de anular o seu voto!
    enquanto hoje em dia vemos uma sociedade totalmente contra isso!
    achando que estão agindo contra o "preconceito" quando na verdade estão agindo contra Deus!

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus que palavra abençoada , vou compartilhar com o as pessoas do meu grupo pequeno aqui na Africa- mozambique .. Que Deus Abençoe você e toda sua familia ... Tinha que ser um Quaresma ...

    ResponderExcluir
  8. Bem vindo, Diego! Esta caminhada pelo Antigo Testamento tem sido bênção para mim e para os jovens da nossa pequena Congregação! Compartilha sim! Os comentários dos usuários sempre contribuem para um melhor entendimento do texto! Grande abraço!

    ResponderExcluir