terça-feira, 29 de março de 2011

                                    Deuteronômio 1:9 a 46

     Os discursos de Moisés expostos no livro de Deuteronômio, tinha o objetivo de ensinar à presente geração como já vimos, mas tinha também alguns outros em vista:
                 a. preparar o povo para a conquista de Canaã. Moisés os anima repetindo trinta e quatro vezes a frase:"Entrai e possuí a terra" e trinta e cinco vezes a frase:"A terra que o Senhor teu Deus te deu".
                 b. Apresentar ao povo os preceitos da lei de forma prática, a fim de que fossem incorporados à vida cotidiana deles em Canaã
                 c. Instruir ao povo quanto às conquistas que seriam feitas,ensiná-los a distinguir entre o falso e o verdadeiro profeta, mostrar-lhes as bênçãos decorrentes da obediência e em contrapartida, as maldições destinadas aos que descumprissem às ordens Dele.
                 d. Desafiar o povo a viver uma vida de santidade ao seu Deus. Não é à toa que se diz que Deuteronônio é basicamente a exposição do grande mandamento: "Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma e de toda a tua força." (6:5)
     Deuteronômio é muito mais que uma simples repetição da Lei. Ele explica os privilégios e as responsabilidades do povo para com Deus, mostrando que o Senhor sempre foi fiel para com o seu povo, não obstante a infideledade do povo para com Ele. É um livro que estimula a piedae e é uma exortação, recordando ao povo as graves consequências de esquecer-se do Senhor e afastar-se Dele!
                             

4 comentários:

  1. Deuteronômio é um livro em que é apresentada varias vezes as leis de DEUS, como Moisés fazia para lembrar ao povo sobre as promessas de DEUS e sobre como eles deveriam agir .
    O povo foi instruido para não deixar que falsos crentes entrassem no meio do povo santo e para mostrar como DEUS é gracioso e misericordioso para com eles .

    ResponderExcluir
  2. Moisés foi um verdadeiro pastor, para o povo israelita.Agora, que tarefa difícil de Moisés.na teoria era só levar o povo para a terra prometida,mas na pratica,foi muito mais que isso.

    ResponderExcluir
  3. O livro de Deuteronômio é muito interessante, pois ele apresenta diversas leis de Deus e explica as responsabilidades do seu povo para com Deus e nos mostra , o tempo todo , como ELE nos ama e como se preocupada com seu povo!
    Neste capítulo vemos como Moisés 'instrui' o povo de Israel como Deus ordenara, não deixando que os falsos crentes ficassem no meio do povo Santo!

    ResponderExcluir
  4. Novamente Moisés instrui o povo, por meio das experiências vividas por seus antepassados. Mostra a eles a rebeldia que eles tinham, e que duvidaram muitas vezes das promessas e do poder do Senhor, mas também mostra, que mesmo o povo tendo pecado, Deus agiu de misericórdia para com o povo, separando parte dele que receberia sua promessa, a terra prometida. Ele mostra por meio de ações práticas como devemos agir diante das coisas divinas, e o que Deus faz pelo seu povo, mesmo quando ele não merece nada além de correção!!

    ResponderExcluir