terça-feira, 1 de março de 2011

                                  Números 26


     " A geração que havia sido contada no primeiro recenseamento já havia morrido, com exceção de  Moisés, Josué e Calebe.  Os israelitas fizeram novas listas por motivos militares e em preparação para a partilha de Canaã. O segundo recenseamento indicou que o número total dos israelitas não havia diminuído muito.  Havia  dois mil homens menos que no primeiro censo  levantado havia  trinta e nove anos." Paul Hoff
     Notem que a tribo de Rubem, que sofrera perdas por causa da revolta de Datã e Abirão, estava aos poucos se recuperado, sendo quase tão numerosa quanto no primeiro censo. Neste texto também são citados os filhos de Corá (ou Coré), mostrando que sua descendência permaneceu.
     A tribo que teve a maior redução do número de guerreiros, foi a tribo de Simeão  que no primeiro censo contou sessenta mil homens, e agora  pouco mais de vinte e dois mil.  Isto demonstra que além de seu líder ter sido morto na sedução dos midianitas (capítulo 25), outros milhares de simeonitas morreram nas mesma circunstâncias. O pecado destes homens atingiu em cheio toda a tribo de Simeão.  
     Isto nos faz pensar que não vivemos isolados no meio cristão. Nossas atitudes de santidade trazem bênção e prosperidade para todos à nossa volta. Da mesma maneira, nossa desobediência e pecado  são devastadores não só na nossa vida, mas na de nossos familiares, amigos e principalmente no povo de Deus. Quando pecamos, todos que estão por perto sofrem as consequências diretas ou indiretas da nossa rebeldia. Observe e liste aqueles pecados contra os quais você tem lutado ultimamente  (ira, rebeldia, falta de amor ou perdão, impaciência, gritaria,  orgulho, mentira, preguiça...) e tente  observar como estes pecados têm atingido em cheio as pessoas que você ama, e pelas quais você deveria dar a sua vida. Somos chamados à edificar o Corpo de Cristo, ajudá-lo a se tornar cada vez mais santo, e não empurrá-lo precipício abaixo.  Que nos preocupemos sempre não só com as consequências que o nossa pecado trará diretamente à nós, mas quais frutos podres darão naqueles por quem Cristo derramou seu precioso sangue. Esta responsabilidade é toda nossa!

5 comentários:

  1. Esse texto faz-nos repensar em nossa forma de viver.Será que estamos mesmo vivendo para Cristo?Será que estamos andando segundo seus decretos?Devemos sempre nos policiar quanto as nossas atitudes, modo de viver e até de pensar.Muitas vezes nós somos levados pelo mundo e consequentemente pensamos que estamos bem com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo nós achando que não , os nossos pecados sempre atingem pessoais próxima a nós e nossos pecados trazem consequencia a todos que estiverem a nossa volta .O pecado é devastador!!!!!

    ResponderExcluir
  3. É muito triste perceber quantos homens foram mortos depois do pecado de prostituição e adoração a outros deuses. Mas ao mesmo tempo, vemos que Deus concedeu a outra parte do povo um desenvolvimento, não deixou que todos caíssem, e possibilitou o crescimento de alguns. Que Deus possa estar sempre conosco, possibilitando nosso crescimento, e que quando vir a tentação, que ele ainda esteja por perto, para que não caiamos!! Temos que perceber que isso é muito importante, pois o pecado é como uma bomba, sua devastação não é pontual, individual, ela abrange muitas pessoas, e isto deve nos preocupar!! Não podemos gerar nos outros razões para o pecado, porque mesmo que seja uma atitude individual, o pecado deles também recairá sobre nós, pois os instigamos a praticá-los!!

    ResponderExcluir
  4. Devemos sempre lembrar que temos que ser exemplo para os que estão a nossa volta, uma vez que as nossas atitudes pecaminosas ou não, são percebidas pelas pessoas e podem trazem benção (no caso de uma atitude santa, correta) e destruição (no caso de uma atitude pecaminosa). Porém, não devemos andar em santidade pensando na percepção que as outras pessoas tem de nós.. o nosso foco principal não deve ser nos andar em santidade pura e simplesmente, mas sim, fazer isso com o objetivo de engrandecer a santidade de Deus com as nossas ações.
    Enfim, lembremo-nos sempre que a nossa vida como crente trará consequências na vida das pessoas que estão a nossa volta e, dessa forma, devemos buscar sempre, cada vez mais, a santidade.

    ResponderExcluir
  5. Nossas atitudes influenciam tudo e todos a nossa volta, se queremos o bem de nossos proximos, devemos fazer a vontade de DEUS, porque se não estaremos não só pecando contra DEUS como tambem prejudicaremos todos os nossos irmãos a nossa volta. Então devemos ficar alertas para não errar e não entristecer o corpo de Cristo !

    ResponderExcluir