quarta-feira, 2 de março de 2011

                                      Números 27


     Neste capítulo Deus leva Moisés ao monte Abarim e o convida a avistar a Terra Prometida. Lá  de cima Moisés pôde contemplar a realização da promessa feita por Deus há tantos anos. Ali Deus diz a Moisés que é hora de morrer, e por qual motivo isto aconteceria: ele fora rebelde ao mandado de Deus em Meribá. Lembremos aqui de um ensino recorrente: embora Deus perdoe os pecados, e nos receba em seus braços, como Pai responsável e amoroso, ele não tira a consequência de sobre nós
     Diante da sentença de morte, Moisés mais uma vez mostra que era um homem santo. Ele não pede clemência, não lamenta, não reclama, não se rebela. Ele simplesmente se submete ao juízo de Deus, reconhecendo que pecou. E naquele momento final nos dá uma linda lição. Qual foi sua única preocupação? Seu único e derradeiro pedido foi para que o Senhor designasse uma líder, um verdadeiro pastor que conduzisse o povo. Moisés poderia ter indicado um de seus filhos, Gérson e Eliézer. Poderia ter ele mesmo escolhido qualquer outro homem que achasse ter condições para dirigir o povo. Poderia também ter pedido ao povo que escolhesse seu líder. Mas Moisés, melhor do que ninguém, conhecia a dificuldade e a árdua tarefa que era conduzir o povo de Deus.  Ele reconhece que tanto o seu critério como o do povo poderiam estar errados. Então ele pede que o próprio Deus que escolha um homem!
     Moisés não se preocupou consigo numa hora em que o ser humano costuma ser tão egoísta: a hora da morte! Ele se preocupou com o povo de Deus. Que o Senhor esteja levantando pastores assim . Homens que se preocupem com o bem e a salvação do povo de Deus, homens que sejam escolhidos pelo próprio Deus para conduzir o povo DELE à Terra Prometida, à Canaã celestial! E que nós, que não somos pastores, também aprendamos a colocar o bem espiritual de nossos irmãos à frente de nossos 'direitos'e vontades. Que o Reino de Deus esteja em primeiro lugar em nossas vidas, e não nós mesmos! 

4 comentários:

  1. "Moisés não se preocupou consigo numa hora em que o ser humano costuma ser tão egoísta: a hora da morte! ".Outra coisa importante é que nós, hoje em dia, vemos a morte como algo trágico, triste e mais muitas outras coisas ruins, mas para nós,filhos de Deus tem que ser simplesmente o contrário.Só estamos aqui na terra para nos "preparar" (se é que podemos dizer assim) para ir para a glória com o Senhor.Não devemos amar a esse mundo e ao que ele nos oferece.Nós crentes temos que mudar nosso modo de ver a morte.É um momento triste?É!A pessoa amada está indo embora.Mas esse choro deve ser um choro de saudade, e com o coração esperançoso pois a nossa hora também pode chegar, assim como estava para chegar a de Moisés.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez vemos que por mais que Deus perdoe os nossos pecados, ele não nos inocenta das consequências provenientes deles. Vemos também a questão da importância de termos pessoas competentes para conduzir o povo de Deus.
    Devemos estar em constante oração com relação a essa questão. Que Deus levante homens cada vez mais fieis, verdadeiramente crentes e que tenham sido escolhidos para conduzir o seu povo.

    ResponderExcluir
  3. Moisés nos mostra nesse trecho que devemos por em primeiro lugar as coisas de Deus, e as demais nos serão acrescentadas mais e mais. Ele não se preocupou consigo, que iria morrer, que iria deixar de chefiar o povo, mas se mostrou interessado na condução do povo de Deus, a escolha do homem que iria substituí-lo. Melhor ainda, não baseou sua escolha numa escolha mundana, priorizou a escolha divina. deus conhece o seu povo, e sabe suas reais necessidades, além de saber as escolhas que lhe comprazem. Devemos confiar nele, e deixar nossos problemas e petições em suas mãos!!

    ResponderExcluir
  4. Hoje em dia esta mais dificil ainda encontrar bons pastores nas igrejas, isso é um reflexo de como o mundo esta hoje, deturpado ! Interessante que Moises assim como Davi se submete inteiramente a escolha de DEUS , isso é um ato que devemos pensar , como agimos quando somos repreendidos por DEUS em nossa vida ? Devemos sempre agradecer em tudo, até nas coisa ás que nos acontecem .

    ResponderExcluir