quinta-feira, 17 de março de 2011

                                  Números 32


     As tribos de Rúben e Gade e a meia tribo de Manassés reivindicavam um lugar para seu gado e para edificar cidades ao leste do Jordão, um pedaço de terra já conquistado, fora de Canaã. Moisés os advertiu que esta atitude poderia desanimar o povo. Poderia parecer uma deserção. Para que assim não ficasse configurada a atitude destes, Deus, através de Moisés, lhes impôs uma condição. Eles deveriam se estabelecer no local já conquistado, e depois armar seus homens e seguir com o retestante do povo para a conquista de Canaã, que estava às portas.
     O que me impressionou neste texto, foi a forma como Deus os instou a cumprir aquilo que haviam prometido: "Porém, se não fizerdes assim,eis que pecastes contra o Senhor;  e sabei que o vosso pecado os há de achar." (v 23). Que terrível advertência! Devemos levar em consideração que Deus não é homem. Por vezes nos comprometemos com alguém, empenhamos nossa palavra, mas por um motivo ou outro, não cumprimos o contratado, aquilo que foi firmado. Principalmente em nossa cultura ociental, a palavra de um homem não vale lá grandes coisas. Dizemos que vamos à tal lugar e não vamos. Marcamos um horário e simplesmente não o cumprimos. Prometemos diante de Deus e da Igreja, no batismo de nossos filhos, criá-los para o Senhor, mas os abandonamos nas mãos de creches e de ímpios para ensiná-los a amar o presente século. Prometemos permanecer casados na pobreza, doença e na tristeza, mas nos divorciamos com tremenda facilidade. Devemos atentar, que o nosso Catecismo Maior, em sua pergunta nº151, nos adverte que existem circunstâncias que tornam uns pecados mais grave que outros. Os pecados se tornam ainda mais odiosos diante de Deus se: "as ofensas forem diretamente contra Deus...contra superiores...e a quem devemos favores;...contra o bem geral de todos ou de muitos." Se Rúben e Gade não cumprissem sua promessa, incorreriam nestes agravantes.
      São tantas as promessas, são tantas palavras empenhadas. Não nos damos conta que não estamos lidando com homens, mas com o Juíz de toda a Terra. Que a verdade estabelicida, e o contrato firmado, para Ele, é coisa certa. E que quando não cumprimos o prometido, a ameaça é terrível: "...o vosso pecado vos há de achar". Que o Senhor nos ajude a termos discernimento e a noção exata de quem ele é, e do que exige de nós para não sermos achados em falta!

6 comentários:

  1. Vemos que Moisés advertiu-os severamente contra o pecados do seu povo...
    A palavra do homem não vale muita coisa ... Muitas vezes prometemos fazer alguma coisa e não fazemos,como você disse : até mesmo 'no batismo de nossos filhos,que dizemos que vamos criá-los para o Senhor , mas os abandonamos nas mãos de creches e de ímpios para ensiná-los a amar o presente século '! Isso é SERÍSSIMO!!

    ResponderExcluir
  2. É vemos neste trecho que as gerações passam, mas o pecado e a falta de confiança em Deus continua. Mesmo sabendo que a conquista de Canaã estava próxima as tribos de Rúben e Gade se preocuparam em ter seu território, "só por via das dúvidas", como gostamos de falar. Com esta atitude, mostravam sua desconfiança em Deus, e faziam com que as outras tribos pudessem pensar do mesmo jeito. Devemos confiar em Deus!! E também cumprir nossas promessas para com ele!!

    ResponderExcluir
  3. Esse assunto é muito mais sério do que pensamos.O crente precisa ter sua palavra e cumpri-la.Por questões de ética e postura.A imagem que um crente deve passar ao mundo é a melhor possível (não que esse seja o único motivo), não só para ensiná-los,mas para mostrar que somos diferentes. É como diz no post, hoje,na nossa sociedade, muitos não dão valor à palavra do homem,mas não deve ser assim com um crente. Ele tem que falar algo, e as pessoas em sua volta confiarem ou acreditarem no que ele diz, pelo fato de ele ser diferenciado do mundo.Eles (o mundo) têm que perceber a diferença entre nós e eles, o mundo e o corpo de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. o que Deus diz que "o pecado os há de achar" é uma coisa muito séria e o povo ja estava cansado de ver isso acontecer na pratica (haja vista pelo que passaram desde que saíram do Egito)

    ResponderExcluir
  5. Interessante quando voce falou sobre quando nos comprometemos , temos que ser firmes . E na sexta eu tive aula de química e a prof. falou uma expressao chamada ''acordo de cavalheiros'' , e o que seria isso ? Acordo de cavalheiros é quando voce e outra pessoa fazem um acordo que não precisa de papel, só na palavra porque sabem que vão cumprir com o que falram, isso é carater ! E muitas vezes podemos errar nisso sem até pensar, quando falamos que vamos fazer algo e não fazemos, por isso devemos estar atentos para nao pecar e tambem dar testemunho de que somos justos e fiéis .

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez vemos um texto que nos leva a refletir sobre o valor da nossa palavra. Infelizmente hoje em dia muitos não cumprem com as suas promessas e coisas do tipo e muitas vezes, isso se apresenta como uma ação qualquer, como se fosse uma coisa normal. Devemos nos lembrar que quando fazemos um voto, dizemos algo, não estamos lidando apenas com nossos amigos, familiares e conhecidos. Estamos acima de tudo lidando com Deus, o todo poderoso e as consequências disso são muito sérias.

    ResponderExcluir